Como eu instalo uma taglib…tentei mais deu este erro Failed to load or instantiate TagExtraInfo
Dentro da minha pasta WEB-INF existem essas duas pastas
Classes Lib
ai baixei de um site as taglibs de paginação com uma pasta
src/tld/displaytag.tld e outra webapp (com exemplos dentro) e java
Olá Vando,
Para se usar uma TagLib devemos seguir alguns passos para sua correta configuração,
Primeiro pegue o arquivo .jar de sua tag e coloque no diretorio WEB-INF/lib assim sua tag ficará no classpath de sua aplicação.
Posteriormente pegue o arquivo de configuração da TagLIb .tld e coloque na pasta WEB-INF/classes
Agora devemos colocar uma entrada no arquivo web.xml para que sua aplicação possa reconhecer sua tag , la no seu arquivo WEB-INF/web.xml tente colocar assim:
Onde o elemento <taglib-uri> pode ser qualquer idnetificador, ou simplesmente vc pode em sua pagina jsp chamar diretamente o arquivo tld, mas com isso vc perde flexibilidade.
Ai vai um exemplo de uso de uma tag emjsp.
ola marcelo,
Primeiramente desculpe pela demora em responde-lo. A tag displaytag usa o padrão decorator para formatar a apresentação de sua página de uma maneira mais customizada, no exemplo que citei vc tem uma tabela que possui um collection, para formatar os campos que vc quer vc pode contruir um Decorator e para cada propriedada vc pode colocar um metodo , onde é vc que irá decidir como ficará a apresentação, veja um exemplo
public class AlunoDecorator extends TableDecorator {
/**
*
*/
public AlunoDecorator() {
super();
// TODO Auto-generated constructor stub
}
public String getData(){
MatriculaVO vo=(MatriculaVO) getCurrentRowObject();
SimpleDateFormat format=new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
return format.format(vo.getAlunoVO().getDtNascimento());
}
Nesse decorator eu pego uma propriedade de meu VO que retorna um objeto java.sql.Date, no formato americano, e faço o mesmo, através de simpleDatreFormat ficar no padão que usamos.
Espero ter ajudado
valeu hklemp!
Deu pra entender legal,agora estou com outro probleminha que é o seguinte:
eu tenho varios filtros em uma tabela,estou usando um servlet pra tratar esses filtros e devolver um rowSetDynaClass com o resultado do select,quando eu faço isso ocorre o seguinte…
A tabela é exibida normalmente,porem se eu usar paginaçao(pagesize=“n”) ou ordenação(sortable=“true”),quando eu clico para mudar de pagina ou ordenar a tabela some…
é como se ela não encontrasse o DynaClass(Que está sendo devolvido em um request.getParameter(“RowSetDynaClass”))
Se souber posta aqui valeu?
Obrigado pela ajuda!
Olá bertonit,
Para se configurar tags para o uso em jsp vc deve seguir os passos abaixo:
Primeiro vc deve , lógico, baixar a tag normalmente vc baixa dois arquivos , um contendo um jar file que possui propriamente a tag e suas classes auxiliares, vc tb baixa um arquivo chamado *.tld que é o descritor da tag, esse arquivo contém informações como o nome da tag, as subtags os atributos etc…
Para configurar vc deve primeiramente colocar o arquivo .jar no diretorio /suaApp/WEB-INF/lib pois assim seu jar estará no classpath de sua aplicação web, posteriormente vc deve colocar o arquivo *.tld no diretorio /suaApp/WEB-INF.
O próximo passo é configurar o arquivo web.xml que fica no diretório /suaApp/WEB-INF/web.xml, c deve colocar assim :
<taglib>
<taglib-uri>algum caminho que vc pode colocar </tagilb-uri>
<taglib-location>aqui deve conter o real caminho do seu arquivo .tld</taglib-location>
</taglib>
Acho que é isso, qualquer coisa me responde ok, se estiver alguma coisa errado tb me fale
[]'s