ai galera, eu sou novo aqui, e é a 1ª vez q eu vejo isso (taglib)…
eu queria saber algumas coisinhas:
o que são taglibs?
como funcionam?
suponhamos que eu esteja fazendo uma aplicação local utilizando uma taglib.
Caso eu vá levar para algum outro lugar, eu tenho q levar comigo essa taglib?
como eu faço para utilizar uma taglib?
eu dei uma procurada aqui no forum, mas não achei nada…
valeu…
eu mesmo não li só que as vezes te ajuda… dá uma lida nele e depois diz o que vc achou…
eu tenho uma apostila que fala só sobre taglibs vou tentar encontrar o link dela depois posto aqui de novo…
acessa ai se não der certo entre no www.javalinux.com.br/artigos lá tem até um exemplo (eu só não li a apostila nem testei o exemplo depois vc fala o q acho )
acessa ai se não der certo entre no www.javalinux.com.br/artigos lá tem até um exemplo (eu só não li a apostila nem testei o exemplo depois vc fala o q acho )[/quote]putz! era exatamente isso q eu tava querendo!
valeu!
Mas por acaso tem algumas “normas” tipo? algum padrão na hora de criar/usar?
sempre q eu pego uma taglib eu tenho algum documento falando os parâmetros?
tem algum “controle” sobre as taglibs, tipo, algum “orgão” que cuida disso?
como saber se a taglib é confiavel, sendo q qualquer um pode fazer?
[quote=“kina”]Mas por acaso tem algumas “normas” tipo? algum padrão na hora de criar/usar?
sempre q eu pego uma taglib eu tenho algum documento falando os parâmetros?
tem algum “controle” sobre as taglibs, tipo, algum “orgão” que cuida disso?
como saber se a taglib é confiavel, sendo q qualquer um pode fazer?[/quote]
Uma taglib eh como um outro componente qualquer. Se for gratuito e/ou livre, voce pega e utiliza, caso ache que a fonte eh confiavel. Se for livre, melhor ainda, porque voce pode examinar o codigo-fonte e ter certeza do que ela faz. Nao existe um orgao que controle as bibliotecas/componentes que voce pode criar e disponibilizar via web.
Sobre a documentacao, varia de projeto para projeto. Ja vi projetos com boa documentacao, outros nem tanto. Para componentes comerciais/fechados espera-se uma boa documentacao, senao como usar o negocio? Ja para software livre voce pode consultar o fonte em ultima instancia (ocasionalmente acaba acontecendo :D).