Boa Madrugada, então por se tratar de um projeto de jsf 2.0 não criei o arquivo faces config. E enquanto a classe segue abaixo mas não creio que ela faça alguma diferença na forma como se apresenta em primeira instância a página:
package com.bean;
import javax.faces.bean.ManagedBean;
import javax.faces.bean.RequestScoped;
@ManagedBean
@RequestScoped
public class TesteBean {
private final String youAreWelcome = "Welcome to JSF 2.0";
public String getYouAreWelcome(){
return youAreWelcome;
}
}
Mathe, tou começando agora com jsf, 2 a 3 meses mais ou menos
tou acompanha o livro Programaçao Java para a web.
acho que esse topico vai servir ate de aprendizagem para mim
nao entendir muito porque tu nao ta usando o face config, entao esta usando o Annotation
Chamando testeBean pelo o faces config
testeBean
com.bean.TesteBean
request
Ou porque esta configurado por Annotation no teu caso nao deveria ficar @ManagedBean(name = "testeBean ") ??
sendo que o atribuno name nao eh obrigatorio, assim vai considerar o proprio nome da classe como nome para o Bean.
e tua classe chama TesteBean.
Pelo o que eu vir as pessoas com esse mesmo erro, alguns estavam falando que o motivo era do navegador.
O fato eh que eu concerteza nao sou a pessoa certa pra ti ajudar nisso,
vejo que tem muito mais experiencia que eu tou começando agora com java web, mais estamos ae pra aprender.
abraço!
Então velho como você está lendo esse livro sugiro que pesquise os tópicos dele por fora para ter uma idéia mais especifica do que é cada um, aqui no caso só o uso da annotation @ManagedBean me da um ManagedBean com o nome da class só que a 1º letra em minúsculo, eu também estou lendo esse livro estou no capítulo 11 e simplesmente parei de ler pois, percebi que ele serve muito mais para dar sentido as ferramentas e ensinar a arquitetura de um sistema web, do que dar conhecimentos técnicos e também percebi que os mesmos vem com leitura de documentação.
se você estiver utilizando o eclipse, não basta adicionar as libs no build-path se não estiver mapeada no servidor que você estiver utilizando, tem que colocar dentro do lib do projeto os jars, por isso que no IDE não exibe problemas, mas ao executar não é buscado os jars do buildpath e sim da lib.
Se ele está com problemas para renderizar os componentes, acredito que o f:view também não vai funcionar.
Cara, isso tá parecendo como o André colocou. No teu eclipse parece que as bibliotecas estão sendo listadas corretamente, mas na hora de você rodar no servidor elas não estão indo. Qual é o servidor que você está utilizando e tem como mostrar aqui a árvore de arquivos do seu projeto no eclipse?
Então velho eu estou utilizando o JBoss 7.0, mas agora acabei de chegar no trampo só vou poder mandar a msg dps das 6, tudo bem? Eu já realizei o teste com JBoss e Tomcat mas com ambos os componentes não renderizaram.
Andei dando uma olhada no Log do JBoss e olha o que aparece.
13:01:59,167 WARN [org.hibernate.internal.SessionFactoryImpl] (MSC service thread 1-3) HHH000008: JTASessionContext being used with JDBCTransactionFactory; auto-flush will not operate correctly with getCurrentSession()
13:01:59,255 INFO [org.apache.catalina.core.StandardContext] (MSC service thread 1-4) The listener "com.sun.faces.config.ConfigureListener" is already configured for this context. The duplicate definition has been ignored.
13:01:59,257 INFO [org.apache.catalina.core.StandardContext] (MSC service thread 1-4) The listener "com.sun.faces.config.ConfigureListener" is already configured for this context. The duplicate definition has been ignored.
13:01:59,306 INFO [javax.enterprise.resource.webcontainer.jsf.config] (MSC service thread 1-4) Inicializando Mojarra 2.1.7-jbossorg-1 (20120227-1401) para o contexto '/testes'
13:02:01,889 INFO [org.jboss.web] (MSC service thread 1-1) JBAS018210: Registering web context: /aprendendoJSF
13:02:02,922 INFO [org.jboss.web] (MSC service thread 1-4) JBAS018210: Registering web context: /testes
13:02:02,925 INFO [org.jboss.as] (MSC service thread 1-1) JBAS015951: Admin console listening on http://127.0.0.1:9990
13:02:02,926 INFO [org.jboss.as] (MSC service thread 1-1) JBAS015874: JBoss AS 7.1.1.Final "Brontes" started in 14517ms - Started 773 of 852 services (78 services are passive or on-demand)
13:02:03,070 INFO [org.jboss.as.server] (DeploymentScanner-threads - 2) JBAS018559: Deployed "testes.war"
13:02:03,070 INFO [org.jboss.as.server] (DeploymentScanner-threads - 2) JBAS018559: Deployed "aprendendoJSF.war"
Ta dizendo que ta inicializando o Mojarra para o contexto ‘/testes’ , esse é um antigo projeto de testes, e não aparece que preparou o mojarra para aprendendoJSF, já havia removido esse projeto testes do servidor pelo add/remove, deletei as pastas dele reiniciei mas mesmo assim ele continua aparecendo… Alguém tem idéia de como retira-lo?
Cara…vou te dizer que tá esquisito pacas. Esse projeto seu de teste, você tentou fazer o deploy na mão para o JBoss? Tenta limpar a pasta de projetos do servidor (eu não me lembro de cabeça o nome da pasta).
Ainda sim continua a sensação que o problema está que o servidor não está lendo as bibliotecas, por isso os componentes não são renderizados.
Bom dia velho, então a pasta do servidor está limpa, vou trocar de eclipse, vou formatar pc se precisar -.- é incrivel velho baxei eclipse aqui no trampo fiz exatamente a mesma coisa e funcinou.