Tamanho da Classe

2 respostas
karluqs

No tópico “ambiguidade no JDK 1.4” (http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=1486) o Paulo Silveira disse:

NUNCA escreva uma classe q tem esse numero enorme de linhas

Eu gostaria de saber por que não pode-se escrever uma classe desse tamanho (no caso a classe em questão tinha mais de 2 mil linhas), pois mesmo algumas classes no JDK tem bem mais que isso.
Alguém ou o próprio Paulo poderia me explicar por favor ?

2 Respostas

urubatan

fica mais dificil de dar manutenção,
e com este tamanho todo, com certeza, você pode desmancha-la em uma ou duas classes, e isto provavelmente vai até facilitar o uso :slight_smile:

J

É exatamente o que o Rodrigo disse … existem alguns padrões de projeto (GRASP) que lhe guiam na definição das classes (comportamento/métodos):

Uma classe com muitos métodos e consequentemente muito código pode estar violando alguns destes padrões, em especial, Expert e Alta Coesão. Isto significa que muito provavelmente esta classe é de dificil manutenção …

Obviamente vc não precisa seguir estes padrões, porém, levando em consideração que estes propõem uma série de práticas largamente utilizadas por projetistas OO experientes, seria legal vc considerá-los.

Procure ler sobre este grupo de padrões, denominado GRASP

Estou lendo um livro muito bom sobre o assunto “Utilizando UML e padrões” do Craig Larman…

falow

Criado 12 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 12 de fev. de 2003
Respostas 2
Participantes 3