Tamanho máximo do MDB para uso em aplicação Java

Olá pessoal,
tenho uma dúvida quanto ao uso do ms-access mdb em uma aplicação web!
Na empresa onde trabalho há uma aplicação legada que trabalha com um MDB que hoje tem um tamanho que varia entre 390MB e 460MB, pois esta aplicação está funcionando com o mdb e o tomcat instalado na máquina do usuário final. Embora eu saiba que todos vão achar isto absurdo (eu também achei quando vi a aplicação pela primeira vez!)
Bem, ouvi rumores de que trabalhar com um MDB com mais de 250MB é suicídio (particularmente acredito!). No site da microsoft há uma informação que o MS-ACCESS 2007 consegue trabalhar com bancos (arquivos) de até 1GB de tamanho. Mas fico com dúvidas, uma delas é se utilizar um MDB com o MS-ACCESS é a mesma coisa de usar este MDB com uma aplicação qualquer que não seja o MS-ACCESS.
Faço estas perguntas para ter como provar ao gerente de TI da empresa que o MS-ACCESS deve ou não ser substituído por um Banco de dados de verdade.

Obrigado!

O maior tamanho de um MDB para uma aplicação Java é zero :stuck_out_tongue:

Pessoalmente, como um MDB é para ser acessado confiavelmente por apenas um usuário de cada vez (já que é um banco de dados pessoal), então não é um bom banco para ser usado em uma aplicação que vá rodar com o Tomcat (que mesmo sendo usado por apenas um usuário pode acabar tendo casos em que o banco é acessado simultaneamente por vários componentes).

Bem, esqueci de informar que a utilização do MS-ACCESS é in proccess !
Minha dúvida está diretamente em qual é o tamanho limite de um MDB como repositório de dados!

Eu sei que ele é “in process” (já que você está usando o JDBC-ODBC bridge, que é a primeira coisa que se faz quando o professor ensina JDBC na escola).
O problema é que o MS-Access não é um bom banco para acesso multi-usuário.

Bom amigo, só os argumentos de se ter um banco centralizado com relacionamentos e tals já não convence o gerente não?!

Eu já trabalhei com mdb com mais de 5GB… mas fica lerrrrrrdaço.

Então, o gerente acredita que se fosse utilizado o MS-ACCESS 2007 o problema de corrupção deste arquivo MDB poderia ser minimizado!
Por este motivo preciso saber se há um limite para utilização deste MDB, e se utiliza-lo no MS-ACCESS ou com o TOMCAT dá na mesma.
Eu imagino que o MS-Access consiga utilizar um arquivo MDB com 1GB pelo fato de ser preparado exclusivamente para o uso deste tipo de arquivo, mas não tenho provas técnicas para isto, é uma suposição minha!
Quanto a ter um banco centralizado, temos um projeto para isto, mas irá demandar um tempo que pode ser superior ao tempo de vida da aplicação legada… (que é bem ruin!).
Tenho a intensão de substituir o MS-ACCESS pelo MySQL, mas isto lá na máquina dos usuários mesmo. Pois segundo diz a lenda, muitos deles tem que utilizar esta aplicação em lugares onde não tem internet [o_O]. Dai quando voltam para a civilização, eles conectam na internet para fazer atualização de informações em seus repositório de dados.

[quote=sergio.pellegrino]Então, o gerente acredita que se fosse utilizado o MS-ACCESS 2007 o problema de corrupção deste arquivo MDB poderia ser minimizado!
Por este motivo preciso saber se há um limite para utilização deste MDB, e se utiliza-lo no MS-ACCESS ou com o TOMCAT dá na mesma.
Eu imagino que o MS-Access consiga utilizar um arquivo MDB com 1GB pelo fato de ser preparado exclusivamente para o uso deste tipo de arquivo, mas não tenho provas técnicas para isto, é uma suposição minha!
Quanto a ter um banco centralizado, temos um projeto para isto, mas irá demandar um tempo que pode ser superior ao tempo de vida da aplicação legada… (que é bem ruin!).
Tenho a intensão de substituir o MS-ACCESS pelo MySQL, mas isto lá na máquina dos usuários mesmo. Pois segundo diz a lenda, muitos deles tem que utilizar esta aplicação em lugares onde não tem internet [o_O]. Dai quando voltam para a civilização, eles conectam na internet para fazer atualização de informações em seus repositório de dados.[/quote]

Pois é, tb é uma ideia boa…

Bruno,
na aplicação que vc usou com um MDB de mais de 5GB havia muita corrupção de dados?

[quote=sergio.pellegrino]Bruno,
na aplicação que vc usou com um MDB de mais de 5GB havia muita corrupção de dados?[/quote]

Haaa… não, pq só importava ele, tipo, o usuário tinha uma area que ele importava o arquivo, que era gerado por um robo lá, e eu só importava os dados desde arquivo para o banco principal… mas era muito lento…