Luca,Acho q oDC é o coeficiente da posição [0,0] da matriz de coeficientes!!!
Louds, eu tô meio véio, e jah tive aula de codificação em jpeg no mcdonalds há muuuito tempo, mas como vc deve estar procurando qquer ajuda.Não custa tentar …
DPCM é para audio não???Eu tenho um resuminho que eu fiz das antigas aqui:
A compressão em JPEG é baseada na transformação DCT(pelo q eu lembro), e nessa transformação a imagem é subdividida em blocos de dados para obtenção de uma matriz 8x8 pixels, sendo que em qualquer dimensão da imagem que não for múltipla de 8 o codificador irá replicar a última coluna e/ou linha até que o tamanho final se torne um múltiplo de 8.
A DCT possui esse nome pq as linhas e colunas da matriz de transformação C são obtidas como funções de cosenos.
Como a DCT deve capturar a influência das 2 direções da imagem, deve-se fazer a multiplicação de matrizes: CxBxtransposta de C onde B é a matriz do bloco da imagem original, e transposta de C é a própria DCT transposta.
Daí teremos o famoso DC(que é o coeficiente [0,0] da matriz de coeficieintes resultantes e os outros serão o AC.(Note que nessa matriz, os coeficientes de mais baixa frequência se localizam na parte superior esquerda da matriz, enquanto os termos de mais alta frequência se localizam na parte inferior direita.Logo depois, teremos o processo de
quantização.
Quantização:
Cada coeficiente DCT deve ser mapeado em um número finito de níveis determinados pelo
fator de compressão desejado.Isto é feito dividindo-se cada elemento da matriz de coefi-
cientes DCT pelo correspondente na matriz de quantização e no final arredondar os valores.
O que, matematicamente temos:
DCTq[i,j]=trunca(DCT[i,j]/q[i,j]+0.5)
A matriz de quantização deve ser definida para cada componente da imagem.(NOTA:Procurar uma tabela para luminância(Y) e outra para crominância(CrCb))
Mapeamento:
A quantização é a etapa que mais contribui para a compressão dos dados.Entretanto, a natureza dos coeficientes DCT quantizados e a preponderância de zeros na matriz permitem que a codificação dos coeficientes para os símbolos seja feita sem perda.Logo, JPEG trata
os coeficientes DC de forma diferente que os coeficentes AC,ou seja, os coeficientes DC são definidos por blocos(blocos adjacentes de que possuem alta correlação), enquanto os coeficientes AC são armazenados na forma de zig-zag, deixando no início desse zig-zag, as informações mais relevantes.
Após o mapeamento, temos a Codificação por Entropia, onde os símbolos definidos(Dc e Ac) devem ser então codificados, usando a codificação por Huffman, que é o método de códigos de tamanho variável(variable-length coding-VLC), onde os menores códigos são atribuídos aos símbolos mais frequêntes.
Uma explicação sucinta do algoritmo de Huffman pode ser feita a partir da resolução do seguinte problema:
“Definir os códigos de um alfabeto que possua os seguintes símbolos e probabilidades de ocorrência: a1(P=0.2),a2(P=0.4),a3(P=0.2),a4(P=0.1) e a5(P=0.1)”.
Note que ordenando os símbolos temos:
Símbolo Probabilidade Código
a2 0.4 c(a2)
a1 0.2 c(a1)
a3 0.2 c(a3)
a4 0.1 c(a4)
a5 0.1 c(a5)