TCC com Java

Oi pessoal! to no 3º da minha facu e to querendo fazer alguma coisa com Java como TCC. Alguém tem uma ideia de alguma coisa legaw?? Naum queria fazer algo como “um programa pra gerenciar uma loja” ou parecido, queria fazer alguma coisa diferente, legal. Me dêem ideias por favor :smiley:

Algo diferente?

Crie um programa que gerencia uma rede interna.

Com Java você pode usar RMI em aplicações distribuidas feita com arquitetura Cliente/Servidor.

Na comunidade Java Aberto tem vários materiais sobre RMI (Remote Method Invocation).

Ou também pode usar Sockets em Cliente/Servidor; ao criterio do programador.

;]

Sem postar as informações descritas no tópico do link que o Erick postou, fica dificílimo te ajudar.

Republicando aqui para não dar trabalho:

[quote]- Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor

  • Diga qual a ênfase de seu curso.

  • Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
    Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.

  • Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.

  • E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse. [/quote]

Outra coisa, seria legal se você dissesse o se precisa ser em Java, e o que você entende por “legal”.

Eu sempre sugiro um game, mas sendo professor de games, trabalhando com desenvolvimento de games e tendo um portal sobre games, sou suspeito para falar… :lol:

É… um pouco suspeito né Godoy.
heheh

Bom, assim q vc responder o que foi lhe solicitado eu gostaria de deixar minha opinião.
Abraços

Entaum, eu sou de Jundiaí-SP, curso Sistemas de Informação no Centro Universitário Padre Anchieta. Meu professor orientador vai ser o Peter Jandl Junior, se alguem ja ouviu falar ele ja escreveu livros sobre Java. O meu curso termina em Dezembro do ano que vem e eu ja estou pensando em o q fazer pra ter tempo. Eu penso em desenvolver algum game porque mesmo não sendo muito bom neste setor, eu gosto de computação gráfica. Aqui na empresa onde trabalho, nós desenvolvemos um software de automação comercial em Java e eu estou meio que enjoado de janelas e swing rsrsrsrsr. Eu resolvi perguntar aqui no GUJ porque eu sei que tem pessoas com muitas ideias boas.

Algumas idéias que foram postas à mesa em 2009-2010 para meu grupo de TCC, ainda tem algumas interessantes…

[code]1. Desenvolvimento Tradicional X Desenvolvimento Ágil

  1. Metodologias Ágeis para gerenciamento de Projetos
  • Scrum e Lean
  1. SWEBOK

  2. Programação Orientada a Aspectos

  3. OSGi (Open Service Gateway Initiative)

  4. Computação em Nuvem (cloud computing)

  • Conceitos e aplicações
  • Aspectos de segurança da informação
  1. SaaS (Software as a Service)

  2. TV Digital

  3. Computação Móvel

  • redes 3G e 4G
  • WiMax
  • IMS (protocolos e serviços)
  1. Roteiro de Jogos Eletrônicos

  2. Modelagem 3D para Jogos

  3. Física para Simulação de Movimentos Realísticos em Jogos

  4. Modelos de Desenvolvimento e Licenciamento de Software

  • Modelo proprietário X código aberto (“A catedral e o Bazar”)
  1. Integração de Sistemas
    Conceitos, problemas, soluções e tecnologias aplicadas (EDI, XML, Web Services, Chamada Remota…)

  2. Framework de desenvolvimento

  • Pode-se escrever como um tutorial sobre algum framework (e.g Spring, JUnit, NHibernate, etc) com passo-a-passo e exemplos de utilização
  1. Programação para GPU

  2. Segurança da Informação

  • OWASP Top Ten
  • PCI-DSS
  1. Computação de Alto Desempenho
  • Modelos de programação
  • MPI
  • Paralelismo em Java (escrever como o Java trata programação paralela)[/code]

Boa Sorte!!

Vejo como bons temas:
:arrow: Sistemas Distribuídos Aplicados à Linguagem Java;
:arrow: Compute Unified Device Architecture (CUDA);
Boa sorte no seu TCC.

É exatamente isso que vou dizer na minha pós graduação, quero fazer sobre esse tema!! Andei dando uma lida em NCL-Lua para a integração. Estou firme nessa ideia!!

Eu achei as ideias muito interessantes pessoal! Vou dar uma estudada! Muito obrigado!

  • JEE Web Profile
  • NoSQL
  • Web Socket
  • REST
  • Cloud
  • Web Dektop.
  • Web Mobile.

Se você gosta de games e computação gráfica recomendo:

  • Fazer um game simples, plataforma, 2D. Se for obrigado java, Use Java 2D ou Slick2D. Se não for obrigado, use C#.
    Um exemplo de trabalho similar é o JMario, feito pelo David:
    http://sourceforge.net/projects/jmario/

  • Fazer uma engine gráfica 3D, usando pipeline programável. Pode usar para isso Java + LWJGL ou C# + XNA.
    Um exemplo de TCC similar é a Ploobs Engine, feita em XNA:
    http://ploobs.com.br/

  • Fazer um game 3D usando a JMonkeyEngine (se for obrigado a usar Java). Outras opções são a Unity ou, se quiser ser mais hardcore, Ogre+BulletPhysics.

  • Criar alguma ferramenta de suporte para uma engine existente. Por exemplo, um editor de fases para a Parallax Engine, possivelmente já integrado com a Box2D.

Realmente, não faça algo que vc ja esteja enjoado!
Eu sempre programo sites em php com um administrador e isso é algo que eu realmente não tenho mais estomago pra faze!
Optei por fazer um sistema de videoconferencia que pra mim valeu muito pois aprendi a trabalhar com mais de uma linguagem de programação, sem falar que é algo que não é muito comum do pessoal usar como tema do tcc!

E se vc curte computação grafica, acho que vc deve mandar bala, pois, mesmo que fique chato desenvolver algo para isso em uma determinada etapa voce vai ta fazendo algo que vc gosta e acho que isso torna o projeto um poco mais ‘legal’!!

Eu encarei meu TCC como a oportunidade de criar algo que pudesse me trazer um retorno financeiro depois… Talvez essa visão ajude um pouco =)

Vc pode fazer algo utilizando Sistemas Multiagentes. Se precisar ser em java vc pode usar a plataforma Jade
http://jade.tilab.com/

ou o Jason http://jason.sourceforge.net/wp/

se vc quiser fazer algo como por exemplo aplicar um modelo de IA distribuída para games.

Quem sabe fazer algo sobre Simulação Social e Redes Complexas fazendo uma simulação com o netlogo um ambiente que cientistas de outras áreas utilizam para facilitar a tarefa de programar Simulações
http://ccl.northwestern.edu/netlogo/

http://press.princeton.edu/titles/8429.html

Cara to no terceiro ano em sistemas de informação, queimanco a cabeça com os camaradas pra decidir o que fazer. TCC é muito tenso!