TCC - Criando um sistema

3 respostas
rodsm
Pessoal estou meio complicado em finalizar um tema para meu tcc.

Seguinte já fechei uma idéia e agora está me aparecendo várias perguntas na cabeça se esse sistema vai mesmo virar alguma coisa.

Já até comecei a desenvolver um sistema que controle projetos e tarefas utilizando JSF.

Resumidamente ele irá funcionar como um Projetc estilo da microsoft porém web, controlará todos os novos projetos de TI que será desenvolvido bem como cada tarefa criada para cada projeto.

Terá como alocar recursos ao projeto;

Especificar qual tipo cada tarefa pertence (Ex análise, desenvolvimento, Banco de dados etc);

Gerara um grafico de gantt somente visual para ser mostrado a linha de tempo de cada tarefa feita ou não feita ou tempo do projeto com base as tarefas alocada;

Etcc.

Ai começa surgir várias dúvidas sobre perguntas que poderão fazer para mim na banca sobre o sistema, como Porque não usar o project em vez do seu sistema ou Porque não utilizar um sistema já pronto na web ex:www.dotproject.net .
Tipo várias perguntas dizendo que estou reinventando a roda. Fico muito preocupado e acabo dando uma parada para procurar outros assuntos e ai acabo perdedo o focu do que estou fazendo.

Pessoal alguém ai que já passou por isso pode dar uma ajuda.
Será viável eu continuar ou passar para outro sistema.

3 Respostas

Andre_Brito

Cara, eu tinha a mesma dúvida e receio no meu TCC! Eu fiz uma rede social… E quantas redes sociais a gente vê por aí, certo? Orkut, Facebook, MySpace… Mas eu notei 1 coisa: cada rede social tem um ponto diferente das outras… O MySpace, por exemplo, oferece a parte de portfólio pra grupos musicais. O LinkedIn é outra rede social com um propósito específico, e por aí vai…

Então o interessante é você ver em que parte o teu tema pode ser diferente destes outros… Sendo na parte de oferta de recursos a mais ou pra propósitos diferentes. Aí se falarem essa de “porque usaria o teu e não o x”, você diz: “porque o meu tem isso, isso e isso, que não tem no x. Além disso, é open-source, web, tal tal tal”. Isso vai dar uma ressaltada e uma diferenciada entre os sistemas, entende?

D

exatamente como o André falou e ainda mais. O trabalho de graduação não precisa ser algo inédito. Trabalhos inéditos se aplicam somente ao doutorado ( e talvez mestrado).

Também tive esta dúvida enquanto fazia meu tcc. Pra resolver isso, foquei nos diferenciais de meu projeto, comparados às ferramentas semelhantes.

Com respeito ao que vão perguntar na banca, é importante um boa escolha do membros. Se forem professores que não sabem nada do assunto é impossível prever o que vão perguntar, afinal eles nã sabem nada. Se forem porfessores que conhecem o assunto já fica mais fácil ter idéia do que vão perguntar. Sinceramente, professores que sabem do assunto é muito melhor.

Fale com seu orientador sobre suas dúvidas e o que você pode fazer para tornar seu projeto algo diferente do que já existe, mas não necessariamente inédito.

Com respeito a mudar de projeto, você ainda está em tempo de desistir e pegar outro (se 2010 for o ultimo ano) que julgar melhor. Porém se você gostou do tema e acha que pode dar certo e fazer um trabalho legal, prossiga com ele mesmo.

rodsm

Entendi pessoal,
Eu estava pensando em colocar um estilo de profile para cada desenvolvedor/dba mostrando um “mini-curriculo” e nesse profile especificar o que ele já fez ou trabalhou para ajudar os solicitantes de tarefa a delegar tarefas (issues) para pessoas que tenha o perfil da tarefa. Acho que isso poderia ser um dos diferenciais,

Criado 19 de dezembro de 2009
Ultima resposta 21 de dez. de 2009
Respostas 3
Participantes 3