TCC em Java para Iniciante

Olá a todos.

Gostaria da opinião dos colegas sobre duas coisas:
1 - Tema do tópico
2 - Dicas sobre ganhar tempo estudando sozinho o java.

Meu nome é Claudio

Sou formado em Ciências Contábeis e estou a menos de 1 ano e meio de concluir meu curso de Tecnologia em Sistemas de Informação e obviamente terei que concluir um TCC.

Minha dúvida é sobre qual linguagem utilizar, sou iniciante em Java e também nas demais linguagens, nunca programei pra valer e estou com uma dúvida tremenda sobre encarar ou não o trabalho de conclusão de curso usando java.

Colegas e inclusive professores apesar de saberem do meu esforço para aprender essa linguagem me dizem que o certo é ir de Delphi pois é certeza que pelo menos um programa de locadora de vídeo sai (baixei o nível agora) mas eu quero mais, não estarei satisfeito por completo se não atingir essa meta.

Suas opiniões galera, o prazo é relativamente curto, minha experiência é pouca e todos sabem que o professor apenas da as dicas, será que é pedir pra levar bomba fazer um TCC em java nessas condições? Ah esqueci de falar o que almejo não é? Bom, explicarei.

Programa de automação comercial que registra as compras, vendas, saídas de estoque, fluxo de caixa e apresenta alguns indicadores da rentabilidade da empresa.

O detalhe é que eu gostaria de fazer essa operação via cliente e servidor, mas eu acho que seria demais para mim.

Com relação ao meu conhecimento atual sobre java, minha maior dificuldade é orientação a objeto pois até então tinha estudado em pascal, mas tenho estudado muito, oq falta é praticar.

Galera postem oq vcs acham a respeito, estou realmente precisando de opiniões frias e imparciais.

Obrigado.

O aprendizado em java é um pouco demorado pelo fato de a tecnologia ser muito extensa e fornecer diversos recursos e caminhos com trabalhar com web, desktop … etc mas como vc está a um ano e meio de terminar o seu curso acretido que para vc fazer o seu tcc em java vc terá que se dedicar muito nos seus estudos sobre java nada é impossivél só vai depender de vc mas na minha opinão acho que vc está um pouco atrazado para fazer este trabalho vc já deveria saber lidar com a tecnoligia e só esquentar a cabeça com o seu projeto em vez de ter que aprender java e depois pensar no seu tcc !!! mas como eu disse nada é impossivél !!!

Bravox

Permita-me deixar minha humilde opnião.
Capacidade você tem, o jeito é ir pra luta. A vitória mais trabalhosa é também a mais gratificante.
Imagine a cara desse seu professor quando você mostrar seu projeto pronto ?
Cara vá em frente e conte com a galera do GUJ.
Abraços. 8)

Na minha opinião, se você acha que deve fazer seu sistema em Java vá em frente, não fique com receio se vai tomar pau na faculdade. Se conseguir fazer o sistema poderá colocar este trabalho no seu currículo e, na hora que tentar arranjar algum trabalho com programação em Java (se for isso o que quer), pode colocar isso como referência. Além do fato mais importante, que é o aprendizado da linguagem.

Mas se pra você o mais importante é terminar logo a faculdade, e acha que fazer em Delphi vai ser mais fácil, escolha esta opção.

bom, na minha opinião, se vc sabe lógica de programação, a linguagem é o que menos importa nessa escolha, pois a parte difícil não é aprender a linguagem e sim fazer o trem funcionar hehehe.

Delphi, Java, C++, é tudo orientado a objeto, então não tem como fugir disso muito, e todas fazem praticamente tudo que você vai precisar. O bom do java em relação com as outras é sua api extensa e rica, além de ide’s que ajudam muito… pra desenhar telinha e fazer páginas jsp o Netbeans é campeão, pra código java mesmo prefiro o eclipse ainda, e é tudo grátis :slight_smile:

Já pra Delphi e C++, ou vc paga caro por algo mais poderoso pra desenvolver, ou pega um genérico da esquina hehehe…

Em resumo, escolha a que vc tem vontade de trabalhar depois e sai pro ataque com tudo, não demore na sua escolha…

flw

Isso é verdade qdo vc muda de delphi pra vb, ou pra outra linguagem “arrastar/soltar” e programa orientado a eventos. Mas, temos de ser realistas, o paradigma de programação do Java é mto mais complexo, se vc não dominar orientação a objetos, a arquitetura do Java e o modelo MVC provavelmente não vai conseguir fazer alguma coisa boa. Na faculdade infelizmente vc não aprende a programar em Java, mas apenas a criar algumas telas swing e programar os eventos.

Veja quais são seus reais objetivos, se vc quer ser um desenvolvedor Java, blz! Vai fundo! Mas vai ter mto estudo pela frente!!! :thumbup:

Nossa galera, to feliz pelas opiniões… e realmente vocês foram muito sensatos nas respostas.

Concordo principalmente com o comentário que fizeram sobre ter que aprender a linguagem ainda, isso que me assusta.

Durante a semana eu tenho estudado das 23:30 até as 00:40, sei que é pouco porém o meu trabalho eh cansativo (8 horas diárias c/ contabilidade) e tem tbm a faculdade, ou seja, soh chego em casa pra almoçar, banho e dormir, nos finais de semana mas é pouco tempo, eu não faço estágio e programar é só em casa com exemplos de livros, não tenho nenhum trabalho real pra tentar aprender, isso que mata.

A faculdade é particular não da pra ficar mais um semestre pra fazer o TCC pq tem q pagar, mas a vontade de fazer em java existe, soh acho q terei q ser mais realista.

Eu penso na ideia que primeiro vc deve decidir o que ira fazer no seu TCC, que tipo de sistema. Depois levantar os requisitos, ai sim decidir qual linguagem seria melhor para resolver o determinado tipo de problema.

Nao sei se seria uma boa ideia primeiro escolher a linguagem para depois descolher o tema, ficaria um pouco limitado a linguagem.

No meu TCC primeiro escolhemos o tema, e depois de uma pesquisa, achamos que a forma de desenvolver seria uma soluçao utilizando java + C++ ( 95% de java, 5% de C++).

Teve equipes que decidiram utilizar J2ME +PHP. Outas somente C++, outras 100% java… depende do seu projeto.

Por ai vai…

Esse e o meu ponto de vista

Eu to planejando o que fazer de TCC tb.
Me formo o ano que vem.

Idéias:
Eu qria fazer um jogo, algo simples. Mas que fosse bem feito e se possível que pudesse ser entre duas pessoas. Nem que fosse um jogo da velha.
Então pensei em extender isso para um jogo simples, entre duas pessoas via bluetooth.

Esse é o sonho, vamo ver o que eu vou conseguir na realidade…

Se alguem tiver dicas pra esse projeto agradeço, e novas idéias e sugestões são muito bem vindas tb, mesmo que mais complexas.

Falow

eu estava na mesma situação que você. entrei no meu trabalho de conclusão sem saber muita coisa de java. sabia um pouco de programação delphi, mas sem experiência alguma.

também tive um tempo relativamente curto para desenvolver a aplicação do tcc.
tive que ir atrás de livros, apostilas e etc para tentar compreender orientação a objetos e a linguagem java. em uns 3 meses eu consegui um nível razoável de aprendizado que me permitiu desenvolver a aplicação sem muitos problemas.

enfim, eu acho que é uma boa idéia utilizar o java sim. seria bom você conseguir alguns livros para te guiar. dois livros que me ajudaram muito foram o “Core Java” e o livro do Deitel.

Olá a todos ^^

Livros eu tenho utilizado a série USE A CABEÇA, tenho a coleçao em português e tbm o novo livro do deitel (6o edicao) e um livro de estrutura de dados em java.

Minha maior preocupação é o tempo, quanto ao trabalho que irei realizar no TCC será na área financeira, explico:

Meu pai é feirante, ele vende espetinhos de 3 tipos (porco, boi e carne moida… de gato ainda nao tem), dae eu irei montar algo pra ele simular os gastos de produção, a receita e tbm disponibilizar na ferramenta técnicas contábeis para a formaçao de preço e fluxo de caixa, ou seja operações que já tenho dominio pois sou formado em ciências contábeis.

Isso é o que pretendo fazer, minha maior preocupação então é com relação a linguagem, no meu caso tenho mais familiaridade com o VB.NET do que com o java e as facilidades do arrasta e cola são tentadoras mas não é isso que quero.

Estou estudando o java, acho que já vo tratar de desenvolver a UML do projeto e depois começar a programar desde já pois tenho noção do que quero mais doq meus professores pois os mesmos não entendem nada de contabilidade.

Acho que da pra fazer em java isso tudo em aplicação desktop.

Tb vou deixar minha humilde opinião.
Tambem acho seu prazo curto para aprender a linguagem e fazer o trabalho, mas como muitos disseram “nada é impossível”, vai depender de vc, se vc quer usar Java vai fundo, estuda muito, e no final vc vai se sentir muito gratificado em terminar seu projeto.
Agora se vc acha que não vai dar tempo, e que vc não tem tempo para estudar, usar VB ou Delph seria uma solução.
Vc vai ter que usar um Banco de Dados, que tb da um trabalhinho, e se vc não souber direito, tem que estudar tb.

Se vc decidir programar em Java, da uma olhada no JGoodies Forms. Vai facilitar bastante o desenvolvimento das telas. Da uma estudada também no modelo MVC, acho que tem um artigo aqui no GUJ sobre MVC com Swing. Se vc não achar eu posso te mandar. Uma dica, vale a pena vc “perder” um pouco de tempo agora estudando esses padrões, pq vai ganhar mto em produtividade no futuro!
Blz? Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraço!

Cara, minha opinião é a seguinte, se você tiver tempo disponível pra se dedicar, então pegue e faça em Java, estude, aprenda, e mostre para seu professor que você é capaz. Mas se você não tiver um tempo razoavelmente bom pros estudos, não acho uma boa você arriscar a fazer e depois não dar tempo de terminar e toma pau no TCC.

Essa é minha opinião…

Meu projeto final da conclusão de curso foi em JAVA. Foi um desafio enorme, mais tive que superar. Estudei muito conceitos como orientação a objetos antes de encarar o codigo.

Vc tem menos de 1 ano e meio. O tempo é curto, mais com dedicação tudo é possivel. Eu tive um professor que sempre que alguem falava eu não TENHOTEMPO. Ele falava “O que vc faz de meia noite as 6 da manha?” Tome isso como seu objetivo. Vc vai varar madrugadas a dentro, e isso é fato. Perdera noites e mais noites de sono, mais quando chegar ao final vera que foi de muito valido ficar com umas olheras.

Dpois de me formar, eu me certifiquei SCJP. Gostei muito de programar em java é gostoso, o codigo hoje flui quando estou desenvolvendo algo. Mais não vo falar q sei tudo, eu não sei NADA, pois java é muito imenso onde só cabe a vc, conhece-lo.

Não desista do seu desafio em concluir o curso com louvor. Não faça em Delphi se vc não quer, não se rebaixe aos professores que acham que vc não é capaz de desenvolver algo em uma linguagem complexa como java…

Abraços, e boa sorte neste desafio.