Vou começar a implemetar meu TCC que se trata de um buscador de imagens. Decidi que a interface web será em Java, o processamento em C++ e o banco de dados Oracle.
Comecei a pesquisar as opções que eu tenho de construir minha interface web em Java e me deparei com algumas dúvidas, que são:
O que devo usar para a construção do site, Applet, JSP, Servlet, CGI etc?
O que propiciará mais usabilidade ao usuário?
E o que é mais fácil de ser implementado, ou seja, o que é mais rápido de ser feito?
Caro Adriano,
a sua dúvida é de uma abrangência muito grande, mas tentarei lhe dar uma orientação. Quanto à tecnologia
usada para gerar a interface com usuário você deve certamente usar JSP com Servlets, sendo que o mais
interessante seria utilizar algum framework para isso, como por exemplo JSF ou Struts (existem vários outros
bons também). Quanto a processamento ser feito em C++, você tem certeza que quer fazer isso mesmo?
Java tem excelentes recursos como linguagem de programação para fazer o que você precisa, tem uma API
própria para manipular as imagens, como também há muitas bibliotecas por ai que podem acelerar mais ainda
o seu desenvolvimento. Isso para não falar que será imensamente mais fácil chamar essas bibliotecas a partir
de uma Servlet, por exemplo, do que chamar um código feito em C++. Pense bem a respeito, mas tenho certeza
que Java irá lhe atender 100%, tanto para criar a visualização, como para manipular as imagens. E ainda tem a
questão de acessar o banco de dados. Com Java isso é bastante fácil, agora com C++ você vai ter um trabalho
extra bem chato.
Boa sorte no seu projeto.
O bom do C/C++ é que você pode usá-lo de forma bem restrita - ou seja, você pode criar em C/C++ um arquivo .so ou .dll que é chamado por um programa Java, cuja única função na vida é de efetuar o tal processamento de MPEG-7.
Ache o melhor compilador que você puder usar, porque esse processamento é estupidamente pesado (se bobear, você talvez precise até usar uma biblioteca Assembly da Intel, por exemplo, em seu programa em C, para usar aquelas instruções SSE/SSE2/SSE3). Por exemplo, no caso do Windows ou Linux o próprio compilador da Intel (versão de demonstração - você pode solicitar no site da Intel que eles mandam um DVD, ou então você pode baixá-lo da Intel), que é um plugin para o Visual Studio (no caso do Windows) ou do gcc (no caso do Linux).