Estou começando a fazer meu TCC e o tema será: A problematica do mapeamento Objeto Relacional.
e gostaria de algumas opniões.
1) O que voces acham que mais dificulta a persistencia de dados em Java. 2) Voces acreditam que o modelo de dados relacional dos SGBD’s é a melhor maneira de se armazenar dados ?
Cara uma boa referência é o livro Java Persistence in Action da Ed manning.
resposta 1: esse problema não é intrínseco à plataforma java, mas à todas as tecnologias baseadas em OO que interagem dom BD Relacionais.
resposta2: em termos de performance de Banco, sim.
abs
Aldrin_Leal
Talvez seja a variedade de idiomas (i.e., estratégias de definição e implementação) possíveis dentro do paradigma relacional. Multiplique isso com a variedade de idiomas existentes no java, e você tem um número que torna explícito a dificuldade de implementar uma solução objeto-relacional. Óbvio que, com soluções de ORM (principalmente a partir do Hibernate), a curva a vencer ficou menos íngreme.
Não necessariamente. O “Modelo Relacional” (estou partindo da premissa que o que falas é SQL) é o paradigma mais utilizado, mas existem problemas inerentes ao paradigma, como:
[list]Versioning (tanto do schema quanto dos dados);[/list]
[list]Compatibilidade;[/list]
[list]Limitações do Modelo Relacional em armazenar algumas Estruturas de Dados, ou, principalmente, em fazê-lo com performance (Grafos e Árvores, por Exemplo);[/list]