TCC para Ciência da Computação. Este é um bom tema?

Galera, sei que não só eu mas diversas pessoas se complicam e ficam com aquele dilema na hora de escolher o tema para o TCC…

Gostaria da opinião sincera dos colegas ai com mais experiencia…

Curso: “Ciência da Computação”
Tema para o TCC: “Arquitetura, Boas Práticas e Padrões de projetos voltados ao Java WEB.”

O que vocês acham?
É um bom tema de tcc?
Tenho em vista iniciar um mestrado após a conclusão do curso e com este tema consigo defender um mestrado?

Agradeço pela ajuda!!

é um ótimo tema
vai ter que estudar mto conceito
para responder as perguntas…
que tbm pode varias dependendo da bancada

Boa sorte

Se você deseja iniciar um mestrado é um excelente tema.
Vai dar bastante trabalho e precisar de muito estudo e dedicação, mas acho que isso você já sabe.

Acredito que as questões de Boas práticas e Padrões de Projeto já vão dar muito “pano pra manga”. Não sei se colocaria a questão de arquitetura, senão vai ficar um TCC enorme.

[quote=renanjp]Galera, sei que não só eu mas diversas pessoas se complicam e ficam com aquele dilema na hora de escolher o tema para o TCC…

Gostaria da opinião sincera dos colegas ai com mais experiencia…

Curso: “Ciência da Computação”
Tema para o TCC: “Arquitetura, Boas Práticas e Padrões de projetos voltados ao Java WEB.”

O que vocês acham?
É um bom tema de tcc?
Tenho em vista iniciar um mestrado após a conclusão do curso e com este tema consigo defender um mestrado?

Agradeço pela ajuda!![/quote]

E o seu orientador ? O que acha ? Escolher um bom orientador é um passo fundamental para quem quer seguir a carreira acadêmica, ele ajuda sobre como conduzir seu trabalho.

Quanto ao tema em si, tenho minhas dúvidas. Você precisa ter em mente que a qualidade do seu trabalho vai depender muito mais da consistência científica do trabalho e da relevância do tema do que o hype em cima dele, que é o completamente oposto do que acontece no meio empresarial. As pessoas de maneira geral, aceitam “verdades” e opiniões com uma facilidade muito grande, isso acontece muito em empresas. Em boa parte do tempo, as decisões são guiadas mais por marketing, argumento de autoridade/hierarquia ou simplesmente hype em cima de assunto.

Um trabalho científico é diferente. Ele não é baseado em opinião, mas em comprovação de fatos. Basicamente, um trabalho científico é:

Formular uma hipótese --> experimentar/provar --> comprovar/rejeitar a hipótese

Nesse sentido, eu acho que o tema que você escolheu é problemático, pelos seguintes motivos:

1 - É difícil formular uma hipótese: o que são boas práticas ? por que uma prática é boa ou ruim ? o que são aplicações Web exatamente ? Sites ? Blogs ? e-Commerce ? WebRadio ?

2 - comprovação da hipótese: Bom, supondo que eu tenha conseguido definir boas práticas e aplicações Web de uma maneira ampla o suficiente. Como você comprova que determina prática é boa para as aplicações Web ? Você vai poder testar uma parcela de aplicações que seja relevante estatisticamente ? Ou então, você conseguiria desenvolver um modelo formal tal que permitisse uma prova lógica/matemática ?

Enfim, é claro que nem todo TCC obedece a esses critérios. Afinal o que mais tem por aí é CRUD porco sendo entregado como projeto final. Mas se você tem pretensões de fazer mestrado, você deve se atentar para metodologia científica, pois é o que vai fazer a diferença na hora de ser aprovado, publicar ou até conseguir uma bolsa.

Acho bem legal. Acho que você deveria mostrar os jeitos errados, os mais utilizados e o jeito certo. Ficario Show!! boa sorte!

Na minha opinião seria um ótimo tema, porem está muito amplo, o que daria muito trabalho e ficaria muito massante, creio que a melhor coisa a se fazer é abordar boas praticas e padrões mostrando seus prós e contras, o que já daria um TCC imenso, arquitetura é um tema muito profundo que vai muito alem de definir estrutura e frameworks de um projeto, te conheço e sei muito bem da sua capacidade amigo, então te aconselho a se aprofundar em padrões e para um futuro bem próximo defender um mestrado com um assunto relacionado a arquitetura, abraços

t+