Galera, estou fazendo meu TCC sobre sincronizacao de dados na nuvem e estou desenvolvendo um programa que simule o funcionamento de softawares como dropbox e o zumo, e usarei java para a parte desktop e php para a parte web, enfim irei configurar um servidor linux ubuntu 10.04 com FTP (proftpd) e com o java farei o aplicativo desktop q ira rodar na maquina do usuario, esse aplicativo ira se comunicar com o servidor para fazer a sicronizacao de arquivos que funcionara assim (o usuario joga arquivos em uma determinada pasta no seu computador, o aplicativo java monitora essa pasta e ao identificar arquivos nela ele os envia para o servidor e pronto) a minah duvida é quanto ao uso do ftp, vcs acham recomendado, vcs acham q minha ideia dara certo pensando desta forma?? eu queria tmb utilzar recursos como o diff para identificar alteracoes nos arquivos e tal, se alguem tiver ideia para me dar que eu possa agregar neste tcc e se tiverem dicas e artigos q eu possa ler para me guiar seria de grande ajuda. uma lgoritmo diff pra java me ajudaria bastante agora. obrigado
TCC sincronizacao em cloud computing
2 Respostas
Aproveitando que ainda ninguem comentou eu encontrei algumas alternativas que poderam facilitar meu desenvolvimento, ao invés de usar ftp como eu disse no post anterior eu acho q seria mais facil eu implementar o ssh e utilizar o sftp que é mais seguro o que me ajudaria na banca né huauha e utilizar o rsync que ja tem versoes para windows e mac alem do linux é claro oq me pouparia tempo nao precisando desenvolver minha propria solução de sincronização, só q eu sou bem amador nestas tecnologias, apenas li sobre elas e achei q se encaixaram muito bem na minha ideia, queria saber se vcs acham que podera dar certo, só pra resumir a minah ideia é desenvolver um software que agregue todas as funcionalidades do rsync mas que rode o rsync por baixo dos panos, o usuario instalara meu software e meu software instalara o rsync que sera todo configurado pelo software sem intervenção do usuario que apenas escolhera a pasta que deseja sincronizar com o servidor e pronto. bom caso tenha ficado dificil de entender é só perguntar q eu eu explico melhor.
Por favor, alguem poderia ajudar?