Pessoal, estou pensando num tema pra TCC, e inclusive hj fui conversar com o possível professor pra me orientar. Ele trabalha com programação Java, mas segundo ele mesmo disse em nível mais baixo. O fato é que eu tinha pensado alguma coisa na área de Design Patterns, e ele falou que não é mto a especialidade dele não. Que tá meio “enferrujado” nesse assunto. Só que ae tem um problema. De acordo com o professor de TCC (e o próprio professor de Java) pra se definir um tema, primeiro deve-se pensar numa situação-problema e uma solução.
Pesquisei vários tópicos aqui no GUJ sobre TCC, mas não tive uma “luz”. Pensei em fazer um comparativo de dois frameworks mas quais eu poderia? Sobre qual embasamento?
Já venho pensando nisso há mais de um mês…mas a tal “situação-problema” é o problema…Alguém poderia me ajudar?
um tema abrangente é jsf X struts 2
vc terá varios prós e contras de ambas.
[quote=alanbrasil1984]um tema abrangente é jsf X struts 2
vc terá varios prós e contras de ambas.[/quote]
Alan, uma colega minha me falou disso hj… e citou exatamente jsf x struts
esse tema além de te ajudar com o mercado, você saberá em que caso cada um se encaixa melhor.
Pra quando que é esse TCC ?!
Se voce estiver a fim de fazer algo pratico, tipo, programar em java, voce pode tenta ver algo de VOIP em java, com algo relacionado a segurança dos dados com criptografia e coisas assim!!
Acho que só a parte teorica da criptografia e tratamento dos dados no VOIP já pode dar em alguma coisa!
O pessoal sempre fala sobre isso como tema para TCC!
Eu só nao estudei isso por falta de tempo, dai continuei com a minha ideia de video conferencia!
Espero ter ajudado!
Falou!
Alan…eu to precisando justamente de alguma coisa pra me dar experiência pra lutar por uma colocação, pq inclusive estou desempregado, batalhando estágio e as empresas pedem essas tecnologias (as vezes essas e muitas outras). Só que eu não sei como usar frameworks…tive uma leve noção(e bota leve nisso) de Spring que o professor que chamei pra me orientar deu na sala em outro semestre.
… agora o problema é a situação-problema a ser criada.
Chamusca…respondendo a sua pergunta TCC pra ser entregue e apresentado final de Junho.
A implementação de voip associado a criptografia, embora seja um tema interessante, parece dar mto pano pra manga não? Acho que seria pra alguém que já tem bom conhecimento dos dois assuntos… Não sei…
Cara, pega a apostila fj21 da Caelum ela te dará o passo inicial certo pra vc atravancar sua carreira.
To fazendo esse curso aqui em BH…
O fato é que alguns assuntos da apostila já vi na facu, como servlets por exemplo (suei pra fazer os exercicios que o professor dava, mas aprendi, fazer servlet, integrar com html, mapear xml, aplicar filtros, jsp tb, mas isso não pratiquei mto não, então esses assuntos do curso, tô indo bem).
As novidades pra mim vão ser quando começarem a falar de struts e hibernate.
professor pegava pesado… fazer o servlet em si não era o problema. O problema era juntar a lógica cabeluda que ele dava ao problema e ainda por cima fazer o servlet.
O problema era tipo assim: “faça um servlet que calcule o cosseno de determinado ângulo dado pelo usuário, dada uma precisão, de maneira que haja um filtro onde o usuário se não tiver digitado a precisão seja redirecionado pra outro site, e se estiver dentro do site e atingir o número de vezes permitido para execução do servlet, sai e reinicia a sessão.” Coisas do tipo!!!
liga não, no trabalho piora, pq o cliente não sabe como é feito então inventa cada coisa… rs
fazer Servlet/JSP é MUITO trivial no contexto de programação WEB com JAVA. Tenha em mente que JSF ou STRUTS ou BlaBlaBla são frameworks que implementam o padrão MVC. As frameworks WEB JAVA normalmente são baseadas nas tecnologias Servlet / JSP, então conhecer PROFUNDAMENTE estas tecnologias deveria ser pré-requisito…
boa kazar, concordo com vc.
kkkkkkkkkkkkk…mas eu acho que devem haver maneiras que tornam isso mais fáceis de fazer…tipo os frameworks não?
framework melhoram algumas coisas e pioram outras rsrsr
não existe framework perfeito.
Não deveria. É pré-requisito. Tem alunos que estudaram comigo que não sabem absolutamente nada, como funciona a api dos servlets, o que um filtro faz, como interceptar a requisição, a resposta. Sem isso, não há como aprender, tampouco aplicar frameworks.
[quote=alanbrasil1984]framework melhoram algumas coisas e pioram outras rsrsr
não existe framework perfeito.[/quote]
Bom pelo ao menos foi o que o instrutor da caelum falou…que existem mtas facilidades providas pelos frameworks…
[quote=Christian_BHZ][quote=alanbrasil1984]framework melhoram algumas coisas e pioram outras rsrsr
não existe framework perfeito.[/quote]
Bom pelo ao menos foi o que o instrutor da caelum falou…que existem mtas facilidades providas pelos frameworks…[/quote]
concordo, mas as vezes surgem problemas que vc perde tempo que ai não compensa as facilidades.
Alan, como vc foi a segunda pessoa a me dar a sugestão desse assunto acredito que vc já conheça os dois. De uma maneira geral, qual sua opinião a respeito dos dois frameworks q vc me sugeriu, pra eu ter mais ou menos uma idéia, se escolher esse tema, e inclusive discutir com o professor. Pq a minha colega q me deu a sugestão, embora tenha feito isso, não conhece a respeito dos frameworks mas acredito q na empresa q ela trabalha ela tenha ouvido falar, me dando a ideia por achar interessante
cara o jsf é maravilhoso, porém ele tem uns bugs com componetes e tall, aqui na empresa quando falo com o design que vou usar jsf eles começam a xiar e ficam pedidindo o strus 2,
o struts 2 é bom, mais não tem o managed bean que o jsf tem, mais tem uma integração e uma liberdade de uso de tags nativas porem algumas coisas são feitas manuais.
isso é so o começo.
tem mais, porém e coisa que vc deve estudar para poder saber melhor…
[quote=alanbrasil1984]cara o jsf é maravilhoso, porém ele tem uns bugs com componetes e tall, aqui na empresa quando falo com o design que vou usar jsf eles começam a xiar e ficam pedidindo o strus 2,
o struts 2 é bom, mais não tem o managed bean que o jsf tem, mais tem uma integração e uma liberdade de uso de tags nativas porem algumas coisas são feitas manuais.
isso é so o começo.
tem mais, porém e coisa que vc deve estudar para poder saber melhor…[/quote]
bom…vamos ver se o curso da Caelum vai dar pelo ao menos um pontapé pra saber de onde começar. Pq framework é um assunto bem novo pra mim. Gostaria de dominar pelo ao menos um pouco antes de partir pra uma monografia. Mas é um tema interessante, principalmente pq preciso entrar no mercado de trabalho. Só assim estudaria e aprenderia de uma vez.
Enfim, quem quiser dar mais sugestões de temas…fiquem a vontade.