TCC - Web Service + WS Security

5 respostas
novato25

Boa tarde,

Estou querendo fazer meu TCC falando sobre WS Security. Gostaria de saber se na opinião de vocês o tema é bacana para desenvolver um TCC. Também gostaria de definir um cenário para fazer uma implementação para o estudo de caso, mas estou sem idéias legais. Por exemplo, poderia fazer alguma implementação relacionado a contas bancárias. Agradeço a ajuda.

5 Respostas

Diabo_Loiro

Bem chata essa spec…

Estou estudando para a cert de web services e é uma das partes que achei chatas…

Voce domina esse assunto pois achei meio complexo?

novato25

Bom, já ando lidando com web services há algum tempo. Já utilizei Axis para cliente, XFire para implementação de web services, e já andei estudando e fazendo alguns exemplos com Spring-ws e ultimamente ando mexendo com CXF. Sobre a parte do WS Security, andei estudando também. Então, já “andei” um pouquinho no assunto. rsrs.

Alexandre_Saudate

Realmente, é uma spec bem chata… mas que pode render frutos. Vá em frente!

Já te adianto que não são todas as implementações que são completamente aderentes à spec, então seria interessante você fazer uma espécie de planilha mostrando quais são as implementações atuais, como funciona, quem é completamente aderente, quem não é, pra quem não é, o que falta, esse tipo de coisa.

Vai fundo!

[]´s

novato25

Bom, estou pensando em relacionar apenas o apache Axis, o apache CXF, o Spring-ws, o Metro e talvez o JbossWS. Sei que o CXF e o Spring-ws e acho que também o JbossWS suportam WS-Security. Teria outra implementação que eu deveria também citar? Agradeço a atenção!

Alexandre_Saudate

Acho que você poderia colocar o CXF, o JBossWS e o Metro todos debaixo do JAX-WS (já que todos implementam a spec, mesmo). O importante seria diferenciar de ambiente pra ambiente, como é. Por exemplo, como funciona no JBoss, no Weblogic, no Websphere, por aí vai…

[]´s

Criado 23 de março de 2011
Ultima resposta 23 de mar. de 2011
Respostas 5
Participantes 3