Tcc

:D[size=12][/size]Olá pessoal,estou no quarto ano de Sistemas de Informação, e gostaria de idéias sobre temas para o meu TCC. Valeu!!![size=24][/size]

E o que seu TCC deve abordar? Criar um sistema qualquer? O q ele pede?

Olá,

Web Service e SOA, são assuntos “na moda”, ótimos para aprender.

Wallfox

bomm topico eu tbm estou atraz de um tema, mais o meu tem que ser mais voltado para a area cientifica, pois estou me formando em ciencia da computaçao, eu pensei em alguma aplicação com grafos, alguem sabe ai alguma coisa onde posso aplicar a toria dos grafos, arvores binarias e tal

Dêem uma olhada em JavaCard e RFID, na minha opinião, são assunto muito interessantes.

Para que complicar?

Você pode fazer qualquer sisteminha de cadastro? Se puder, faça!

O melhor mesmo é você conversar com o orientador. Tente manter o tema o mais simples possível.

Olá,

Tenho uma opinião sobre TCC:
Não faria nada sobre tecnologia da moda, pois como o nome indica, um dia isso vai cair em “desuso”. Faria um TCC com temas básicos da tecnologia, onde não são menos difíceis e interessantes.

Fazer um TCC com tecnologias como Web Services e afins, acredito que com dedicação, 90% das pessoas conseguiria. E isso não vai ter nada de extraordinario.

Tente fazer algo voltado para a area de algoritmos…

Bons estudos,
Até mais!

Você tem interesse por programação funcional?
Aprenda um pouco de Haskell :stuck_out_tongue:
Você pode fazer uma comparação entre Haskell e Java, e indicar para que cada linguagem é mais apropriada.

Ligia,
antes de mais nada, bem-vinda ao GUJ! :smiley:

Procure fazer algo que você consiga entregar!
Ou seja, nada de analizador de proteoma humano. :wink:
O meu projeto de conclusão de curso, no início tinha um escopo “interestelar”, era quase um ERP, que no final ficou restrito a um protótipo que só tinha funções de um CRUD simples.
Há temas recorrentes como WebServices,Redes Neurais e outros, mas como o Destro falou, veja se há “diretrizes de pesquisa” no seu curso indicando(quando não obrigando…) a seguir determinados temas.
Um exemplo: na minha facul, até algum pouco tempo atrás, o pessoal desencorajava o uso de java pq lá o pessoal era ligado em Análise Essencial, e AOO era quase palavrão.Claro que hoje os tempos são outros, mas há de tomar cuidado com os requisitos(e limitações) dos seus professores.

aewwww galera agora já eras já decidi o meu tcc, já protocolei e tudo.

O tema escolhido foi rotas terrestre, eu vouuuu desenvolver um sisteminha em java que faz a mesma parada que o apontador, usando grafos e tal, soh que pensei em algumas coisas a mais, por exemplo colocarr uma opção para fugir do rodizio e tal. sei lah ideias estao brotando na minha cabeça.

to ligado que vai ser foda talvez nao termine em um ano mais como jah tem uma boa parte desenvolvida resolvi tentarr…

gostaria que se alguem souber alguma coisa sobre o assunto que me ajude, mande e-mail sei lah

toda ajuda no momento será de muita valiaa

abs a todos

Boa sorte!

Que algoritmo você pode usar para traçar rotas, por sinal? Acho que nenhum dos algoritmos que normalmente se usam em labirintos é muito útil :stuck_out_tongue:
De qualquer maneira, seu professor deve conhecer mais. (Procure por “route finding algorithms”)

herbertins

procure sobre pathfinding… algoritmos de busca…
A* (A estrela) eh um algoritmo bem legal… da uma olhada nisso… tem muito IA por sinal

boa galera valew pela ajuda, mais o meu maior problema por enquanto eh encontrar um banco de dados com as ruas, sei lah cara, to quase o dia inteiro tentando descobrir como os caras fazem aqueles mapas e tal, como eles sabem qual rua cruza qual. Alguem sabe me dizer se eles usam um super banco de dados.

eu tenhu um banco de dados de CEP e um que tem a latitude e longitude.

aewww albiere

esse algoritimo A* (A Estrela) eu tenho ele implementado em java, muito legal caraaa. to estudando ele tbmm

[quote=herbertins]aewww albiere

esse algoritimo A* (A Estrela) eu tenho ele implementado em java, muito legal caraaa. to estudando ele tbmm[/quote]

herbertins pq você não usa os dados que estão na Web.
Ano passado estava fazendo uma pesquisa em Web Mining, onde a mineração era feita na Web, buscando por nomes de ruas e mapeando qual região estavam os concorrentes para um empresa de Placas de Outdoor, o artigo dessa pesquisa foi publicada na SBSI 2006 em Curitiba.
Se quiser mais informações, fale com o Victor no email: emildovictor@gmail.com. Ele poderá lhe passar mais informações.

Um abraço.

Olá…

Gostaria de saber de algum projeto possível para TCC relaçionando essas tecnologias:

• J2EE
  • padrões (MVC)
  • sistemas distribuídos e heterogêneos
  • etc…

Neste ponto, poderia pensar numa aplicação que envolvesse todas essas características.

Joao

Map reduce :slight_smile:

Primeiro

Faça a modelagem do sistema com os mínimos requisitos possível, exemplo:
Se vc precisa de 5 regras de negócios se comprometa com as 5 apenas, pois se vc quiser fazer algo fantástico pode acabar fazendo mais um período só para agradar seu orientador.

Segundo

Não pense que as dúvidas que vc tiver sobre um tecnologia da moda seu orientador irá lhe responder (existe muito orientador de merda). :?

Terceiro

Se sua equipe for de 3 pessoas escolha uma que trabalhe na área, outra que saiba UML e uma que não trabalhe se for possível.

[quote=herbertins]aewww albiere

esse algoritimo A* (A Estrela) eu tenho ele implementado em java, muito legal caraaa. to estudando ele tbmm[/quote]

Bom tarde Herbert,

Sobre sua implementação do algoritmo A estrela. Gostaria de saber se é possível você me mandar sua versão, pois estou estudando este algoritmo e gostaria de ver como funcionaria na prática.

andremarquesandrade@hotmail.com

Aguardo sua resposta.