bom a questao nao é gosto, é questao é material que vc vai encontrar disponivel, nao sei como é a metodologia da sua faculdade, mas normalmente vc tera que criar a parte bibliografica mesmo que vc tenha algo pratico para demonstrar, vc terá que ter um problema, justificativa, tema, as hipoteses, objetivos(geral e especifico).
Tipo vamos dizer que vc vai fazer um jogo usando a plataforma JME, certo mas nao é so desenvolver um jogo, vc tera que explicar de que maneira esse jogo pode contribuir para o meio academico, social etc…
E dizer pq usou a arquitetura jme e nao outra ai vai ter que buscar referencias(livros, artigos cientificos etc) que fale sobre arquitetura ( e no caso de jme vc nao vai encontrar muitos livros sobre principalmente em portugues).
Fora que ainda terá que dar uma estudada na parte de metodologia(ABNT) para que sua monografia fique realmente boa, ja que as regras da ABNT dar outra cara a um trabalho academico…
Bom tem muito trabalho pela frente e pouco tempo… se vc nao correr atras virar noites e pegar de hoje em diante todos os fds e feriados nao entrega a tempo nao.
Agora minha opiniao : eu acho a monografia a melhor parte do curso para um aluno em varios aspectos desde o academico ao profissional. Desenvolver esse lado cientifico/pesquisador nao é para todos. e o que vejo sao muitos alunos querendo fazer qualquer coisa e se livrar da facul, e nao dao atencao a monografia, vê como fosse um trabalho qualquer… reflita sobre isso.
Eu venho fazendo a minha desde janeiro/2008 e começei a pensar na monografia em julho/2007 onde de julho ~ dezembro/2007 foi a fase de escolha e troca do tema. Pois meu objetivo era escolher o tempo que pudesse contribuir para minha vida profissional hoje e no futuro. E nao escolher um tema para me formar.
E durante essa jornada tive que ser um pesquisador, depois um bom pesquisador, desenvolvedor um planejamento e suas fases, ter disciplina, cumprir com as metas estabelecidas, evitar atrasos, ter a capacidade de executar atividades paralelas, alem de ler muito material sobre o mesmo tema de diferentes autores. Como vim fazendo isso antes nao foi necessario virar noites, apenas 4 ~8 por final de semana dividido entre sabado e domingo essa carga e os resultados vieram estou na mesma situação que vc, entrega a monografia em dezembro, a diferença que agora estou implementando as correcoes sugerida pelo orientador e adaptando algumas normas da ABNT.
flw! espero ter ajudado