Po, pessoal, chegou o semestre de apresentar o TCC, mas eu ainda to em dúvida sobre o q apresentar. Eu quero pegar alguma coisa desde o começo para assim aprender bastante tb. Estive pensando sobre persistencia com prevlayer, vcs acham q eh bom para um iniciante, (conheço um pouco de JSE e JEE), ou talvez até uma aplicaçao para JME, estou aceitando qualquer dica. Mais uma vez, obrigadão !!!
Tcc
7 Respostas
Lucão,
vou te contar o que voi o meu pcc (no meu caso era projeto de conclusão de curso) que assim talvez vc possa ter uma idéia de como a coisa é abrangente sem que percebamos.
Bom, inicialmente eu queria fazer algo em J2ME. Foi definido junto ao orientador esse trabalho.
Aí (professores sempre têm idéias malucas) o cara sugeriu de fazer uma agenda, onde pelo celular eu pudesse consultar meus compromissos e também marcá-los. OK. Definido.
Depois disso eu pensei pensei pensei. Precisaria de um servidor. Mas o que? Então percebi que eu teria que estudar J2EE pra aprender jsp pra fazer o meu servidor.
E o sistema não deveria ficar somente no celular, pois a internet a partir do celular não é uma coisa tão viável pois possui gastos e etc… Então resolvemos que teria que ter a versão Desktop do sistema da Agenda.
Aí eu pensei: Bom, já sei um pouco de J2SE e Swing. Não quero ter que fazer tudo no jsp pra não ter que morrer de aprender tudo em um ano só. Vou fazer uma applet, que o NetBeans me ajuda com as interfaces e vou deixar pra aprender só jsp e j2me. Eu achava que era só.
Então, depois de fazer toda a análise e definir o que seria preciso pro sistema comecei a codificação.
Cara, foi phoda aprender e criar isso tudo em um ano só. A agenda atende a grupos de trabalhos, notificando-os por email e tem mais uma porrada de coisas. Acabou que a parte mais simples foi o J2ME, pois eu percebi que era o mais fácil.
Então, na hora de vc definir o seu projeto converse das suas idéias com seu professor que eles sempre têm uma idéia mais avançada que nós estudantes, pois o cara quer ver pronto e vc fica cortando pedaços pq acha que não vai conseguir. Mas acho que deu pra perceber que as coisas nunca são tão pequenas quanto parecem né? Procure algo que integre as tecnologias, assim vc aprende de tudo um tanto… 
No mais é só isso.
[]'s
Po entaum, acho melhor fazer algo mais simples, como persistencia. Pois só tenho 1 semestre pra fazer. O que tu acha ?
No primeiro semestre eu nao tinha feito implementação nenhuma ainda. Confesso que enrolei mas que foi depois do meio do ano que eu peguei firme. Se o sistema fosse um pouco menor talvez dava pra fazer tudo em um semestre sim, pois no início do ano foram feitas apenas as análises e especificações.
Assim, confesso que dormi muito pouco de julho do ano passado pra cá.
Um semestre para definir, planejar, implementar, testar, documentar e entregar o TCC? Ai…
Lucão, tomara que você não preze suas noites de sono. :lol:
Bem, o importante é que você procure fazer algo que você já tenha uma boa base, afinal não será simples aprender e fazer algo bom nesse período de tempo.
Eu tenho pensado em fazer sobre persistencia, pq eu acho algo inovador, + ou - simples. Vcs acham q da tempo para aprender ? Em 6 meses ? Alguem poderia me indicar uma apostila sobre o assunto (pode ser em inglês mesmo).
E e o q o prevalyer tem a ver com persistencia.
Desculpem a ignorância.
Atenciosamente, Lucas
Eu tenho pensado em fazer sobre persistencia, pq eu acho algo inovador, + ou - simples. Vcs acham q da tempo para aprender ? Em 6 meses ? Alguem poderia me indicar uma apostila sobre o assunto (pode ser em inglês mesmo).
E e o q o prevalyer tem a ver com persistencia.
Desculpem a ignorância.Atenciosamente, Lucas
O prevayler propõe e implementa a prevalência de dados (conceito radical -todos os objetos estão sempre na memória principal).
Persistência pode ser feita manualmente com JDBC ou usando uma API: JDO, Hibernate, Enty EJB…
Olá galera boa tarde
sou nova aqui neste site, sou estudante de ADM e estou começando o estágio, estou mais pedida do que peixe fora d’água.
Gostaria que os amigos ai me desse uma força sobre TCC,
abraços
bjs a tds.