Vale a pena a leitura. Está em Inglês, mas é um pequeno texto.
Achei muito interessante, principalmente essa parte:
Researchers (Hayes, Bloom) have shown it takes about ten years to develop expertise in any of a wide variety of areas, including chess playing, music composition, painting, piano playing, swimming, tennis, and research in neuropsychology and topology.
O artigo cita inclusive exemplos de pessoas famosas (como os Beattles) que levaram seus 10 anos para atingir o “sucesso”.
Nao sei bem de onde veio essa, mas uma vez um cara que queria aprender a programar perguntou a um programador conceituado: “Quanto tempo voce levou para aprender a programar assim?”, e a resposta foi: “Seis horas… todos os dias”.
10 anos parece ser um numero magico, mas na verdade, o que esta sendo dito aqui eh que so praticando se aprende alguma coisa de verdade. E com computadores nao eh diferente.
Uma vez li uma entrevista muito interessante com um cara da Sun, que é graduado em computação, mas tem um Phd em Literatura ou Poesia, pois segundo ele, programação é pura arte.
Se um cara que estuda Literatura, tem que ler a obra dos escritores mais famosos, históricos, um cara que estuda programação deveria ter que ler o código de programadores famosos e competentes.
Parece loucura, mas eu acho que faz bastante sentido!
Infelizmente, não tenho o link da entrevista aqui e não lembro do nome da figura.
PS: nao me perguntem como eu consegui lembrar o nome do cara de bate-pronto, eu juro que eu nao sei. Eu mal lembro o que eu comi ontem, mas o nome de um cara que eu ouvi falar uma vez numa entrevista, aaaaah, isso eu lembro. Droga
O tempo de programação não pode ser medido em anos e sim em HBC (Hora-Bunda-Cadeira). Quando só estudava eu aprendia muito mais em menos tempo pois dedicava mais HBC a estudar programação e afins, agora o HBC é dividido com o trabalho.