Tecla de Atalho simples

4 respostas
guilherme.dio

oa tarde, eu criei alguns formularios pelo Netbeans(drag and drop, todo o código foi gerado pelo netbeans, portanto é dificil mexer nele) e gostaria de criar um simples evento que ao pressionar uma tecla qualquer do teclado, um JFrame é posto como visivel.

alguem tem alguma de ideia de como fazer isso do modo mais simples possivel? afinal é só uma teclinha que deve ser reconhecida

4 Respostas

ViniGodoy

O processo é o mesmo desse aqui:
http://www.guj.com.br/java/140986-como-acionar-os-bots-de-uma-calculadora-atrav-do-teclado

guilherme.dio

Já resolvi, nao precisei nenhum destes codigos dificeis, simplesmente usei isso:

if(evt.getKeyCode()==evt.VK_SHIFT)
        admin_menu.setVisible(true);
ViniGodoy

O problema de tratar por keylisteners é que eles só disparam para o componente que tem o foco. Tente trocar o foco do seu componente e esse código falha.

Além disso, o código que postei não é tão difícil assim. Ali só está extenso porque existem vários botões na calculadora. Se você for ver, ele deve ser duas ou três linhas maior do que registrar um listener comum.

guilherme.dio

como eu precisava deste evento somente para a tela inicial do programa, eu removi o Focusable de todos os components, deixei somente na janela principal…entao está perfeito para o meu caso.

Obrigado, de qualquer modo

Criado 13 de abril de 2011
Ultima resposta 16 de abr. de 2011
Respostas 4
Participantes 2