técnicas de implementação de proteção da memória

8 respostas
J

técnicas de implementação de proteção da memória, alguem ja mecheu com isso? pode me dizer algumas tecnicas usadas( de preferencia as mais utilizadas atualmente).

8 Respostas

P

Consulte um livro sobre Sistemas Operacionais da tua faculdade. Lá com certeza abordam este assunto.

J

ja consultei, mas o livro tem uma linguagem muito rebuscada, quero um exemplo em que eu não decore e sim aprenda, entende?

J

Proteção de memória? Pode me explicar?

J

Proteção de memória:

Para assegurar uma operação correta, devemos proteger o vetor de interrupções contra qualquer modificação por programas de usuários. Além disso, devemos proteger contra tais modificações também as rotinas de tratamento de interrupção no sistema operacional.Caso contrario, o programa de algum usuário poderia escrever, sobre instruçoes da rotina de tratamento de interrupção, instruçoes que desviariam o controle para esse programa, obtendo assim o controle da execução a partir da rotina de interrupção, que foi executado no modo monitor.

(é assim que esta no livro)

P

Olha, o texto aí em cima está bem claro.

Num livro que fala sobre Sistemas Operacionais, com certeza se fala sobre as interrupções da BIOS e por aí vai.

O que o texto fala é que o SO é responsável por esta proteção, para evitar que programas do usuário alterem esta estrutura para por exemplo evitar que se monitore o teclado, não importa o programa.

O vetor de interrupções é uma tabela que contem os endereços das rotinas básicas da BIOS que são chamadas pelo Windows. Quando não existia o Windows, os próprios programas em DOS podia fazer a festa nesta tabela e alterar o endereço de rotinas para chamarem a si mesmos, quando por exemplo, algo deveria ser escrito na tela ou captado do teclado.

A interrupção 13 é responsável por acesso ao disco
A 10 se não me engano é pela tela
A 5 acho que era do clock do sistema
A 21 era o DOS que implementava diversas rotinas básicas.

Então quando os programas em DOS tinham que fazer operações, eles muito se utilizavam da INT 21 para usar estas rotinas auxiliares, para emitir um BEEP, para escrever colorido no vídeo e assim vai.

Acho que você não entende o que está escrito pois não foi atrás de saber o que é o tal do vetor de interrupções.
Nem googleou para saber sobre o assunto. :?

Lhe digo que isto é o tipo de conhecimento que difere homem de meninos, e é o básico que se espera que todo programador saiba.

Você vai usar isto ? Provavelmente não. Algum dia pode usar ? Imagino que sim. Ajuda no entendimento do funcionamento de um PC ? Com certeza !

EDIT:
Até o Wikipedia tá com a definição certinha.

A Microsoft ensinando o básico:
http://support.microsoft.com/kb/71486/pt-br

Kanin_Dragon

Jovem,

Em um dos projetos em que participei para uma grande empresa áerea, tinhamos um problema muito parecido com o seu. Precisavamos garantir a integridade e segurança de informações em dispositivos embarcados, acabei optando por utilizar Computação Quântica em conjunto com linguagens do mais baixo nível possível.

Abs,

J

Você vai usar isso quando estiver escrevendo um recurso que vai sofrer concorrência ou mesmo escalonar processos pela ordem de prioridade.

Na parte de processos creio que você não vai utilizar a menos que esteja escrevendo um software que os gerencie, mas essa leitura é muito útil no quesito threads.

Paginação de memória ou mapeamento de arquivos em memória também é uma leitura muito útil.

Juro que nunca tinha ouvido falar em “proteção de memória” assim nesse termo.

O dos não protegia o acesso a interrupções e era fácil enviar valores aos registradores usando essembly. Dava para controlar o hd, monitor, mouse através de das interrupções e isso permitia os vírus da época danificarem o hardware através de determinado comportamento repetitivo.

A partir do win 2000 uma máquina virtual foi adicionada ao kernel e essas interrupções só poderiam ser acessadas através dela.

J

ao amigo ali em cima, eu googlei sim, mas prefiro ver varios pontos de vista até que a minha mente realmente entenda todo o processo,
que ficar só na decoreba não é meu estilo, eu nunca tinha visto falar tambem dessa forma de proteção de memória, vivendo e aprendendo :wink:

Criado 5 de abril de 2011
Ultima resposta 8 de abr. de 2011
Respostas 8
Participantes 4