Técnicas para crescer como programador

Em um mercado atual em que sugem lib’s e framework’s novos a cada semana, como se manter atualizado e crescer no mercado sendo flexível com estas tecnologias quando se é muito junior?

8 curtidas

Não tem segredo nenhum, @ogilvieira, escolha uma linguagem e aprenda a trabalhar com seus principais frameworks. Acumule experiências e aumente cada vez mais sua fluência na linguagem que escolheu. Chegará um dia em que aprender um novo framework não será mais um problema.

5 curtidas

Eu normalmente separo por etapas,esses tempos estava estudando HTML CSS e Javascript.
Atualmente estou estudando JQuery, depois vou voltar a estudar ASP.NET MVC.
Já tenho uma lista, os próximos vai ser AngularJS, Boostrap e Sass.
O importante é ter uma base bastante sólida e ter muita calma.

3 curtidas

O mais importante é estar focado nas tecnologias que efetivamente trabalha no momento (ou queira trabalhar) e ir ganhando experiência conforme as situações reais dentro da empresa. Isso que vai te consolidar como solucionador de problemas para o cliente independente se no momento usa a tecnologia X.

Uma vez que se consolidar com soluções usando determinado conjunto de tecnologias, vai ser natural aprender “novas libs e frameworks” quando necessário. Se partir do que está acostumado conceitualmente, vira um processo gradativo e onde geralmente as pessoas do time se ajudam.

Parar para estudar diversas tecnologias sem previsão de uso na minha opinião é mais pra quem é entusiasta de TI ganhando dinheiro de alguma forma com isso, arquitetos puros, acadêmicos, etc. Particularmente para desenvolvedor de projeto no dia a dia do cliente acho desperdício de tempo, mas sendo bom acompanhar, através de leitura de artigos e no máximo fazer alguns experimentos. Na hora que precisar realmente usar, ai cai dentro.

2 curtidas