Técnicas para crescer como programador

Em um mercado atual em que sugem lib’s e framework’s novos a cada semana, como se manter atualizado e crescer no mercado sendo flexível com estas tecnologias quando se é muito junior?

8 curtidas

Não tem segredo nenhum, @ogilvieira, escolha uma linguagem e aprenda a trabalhar com seus principais frameworks. Acumule experiências e aumente cada vez mais sua fluência na linguagem que escolheu. Chegará um dia em que aprender um novo framework não será mais um problema.

5 curtidas

Eu normalmente separo por etapas,esses tempos estava estudando HTML CSS e Javascript.
Atualmente estou estudando JQuery, depois vou voltar a estudar ASP.NET MVC.
Já tenho uma lista, os próximos vai ser AngularJS, Boostrap e Sass.
O importante é ter uma base bastante sólida e ter muita calma.

3 curtidas

O mais importante é estar focado nas tecnologias que efetivamente trabalha no momento (ou queira trabalhar) e ir ganhando experiência conforme as situações reais dentro da empresa. Isso que vai te consolidar como solucionador de problemas para o cliente independente se no momento usa a tecnologia X.

Uma vez que se consolidar com soluções usando determinado conjunto de tecnologias, vai ser natural aprender “novas libs e frameworks” quando necessário. Se partir do que está acostumado conceitualmente, vira um processo gradativo e onde geralmente as pessoas do time se ajudam.

Parar para estudar diversas tecnologias sem previsão de uso na minha opinião é mais pra quem é entusiasta de TI ganhando dinheiro de alguma forma com isso, arquitetos puros, acadêmicos, etc. Particularmente para desenvolvedor de projeto no dia a dia do cliente acho desperdício de tempo, mas sendo bom acompanhar, através de leitura de artigos e no máximo fazer alguns experimentos. Na hora que precisar realmente usar, ai cai dentro.

2 curtidas

Basicamente, é fugir do hype e concentrar-se nos fundamentos da computação. O hype muda de um dia para o outro, os fundamentos continuam os mesmos por muito mais tempo.

4 curtidas

Lega a opinião de vocês galera! to juntando isso para me ajudar a escrever um post, quem tiver mais opiniões, por favor, compartilhe!

E como você faz isso Lucas? você prefere investir em cursos? buscar alternativas gratuitas? comprar livros e apostilas?

Exatamente o que to tentando passar no meu artigo, a base é mais importante. Ser um programador Javascript antes de um programador AngularJS.

Ou conhecer estrutura de dados, padrões de projeto e orientação a objeto antes de se aprofundar na linguagem. Claro que para praticar esses conceitos você precisará de uma linguagem de programação, mas eu não acredito que Javascript seja a melhor opção para um iniciante. Talvez Java ainda seja uma das melhores escolhas nesse sentido.

2 curtidas

E como você faz isso Lucas? você prefere investir em cursos? buscar alternativas gratuitas? comprar livros e apostilas?

Geralmente eu faço algum curso online,compro algum livro e acompanho sites e blog referente ao assunto.

Esse grande número de frameworks pode ser mais problema do que solução. A maioria (senão todas) das empresas que buscam programadores escrevem um livro de requisitos de exigência. Eu acho o cúmulo, porque muitas vezes o salário não condiz com tudo aquilo que exigem.

Quem dera se as empresas exigissem apenas conhecimento da linguagem e de algum banco de dados específico.

Não entendo também por que uma empresa utiliza tanta parafernália, digo, frameworks, pra manter e desenvolver seus sistemas. Na minha opinião o final disso tudo é mais gambiarra do que qualidade de código.

As vezes acho que eu deveria ter atuado como programador na década de 80 ou 90. =/

8 curtidas

Exato Jonas! eu penso que futuramente as coisas vão ficar mais padronizadas, quer dizer, agora há uma explosão enorme de novidades que com o tempo serão descartadas a fim de deixar apenas a NATA do que realmente importa. Só esperando pra ver, mas espero que seja assim pelo bem do mercado hehe

Sou programador Java mais ainda não me sinto que sei Java, domino swing e outras técnica mais… Mais o objetivo é dominar Java como um todo não me importaria estuda todo livro de programação Java… Como dizem meu colega, sou programador de Java de vídeo aula, quero deixar de assistir vídeo aula e desenvolver meu próprio código e ajudar também os outros…

1 curtida

e para quem está iniciando em java como eu, como posso conseguir habilidade boa nesta área…

Praticando bastante, seguindo direcionamentos de cursos, livros ou apostilas como abaixo. Se possível trabalhar junto com uma pessoa experiente. Sobre escolhas, observe o que o mercado pede e o que seus conhecidos trabalham.

1 curtida

Bom, apesar da minha falta de “experiencia” pratica profissional, vou responder com que penso e vejo:

Primeiramente ter vontade, curiosidade e muito dedicação/estudo, seja você um programador a “qualquer profissão aqui”.

Ter um foco bem direcionado para aquilo que deseja alcançar, passando etapa por etapa, pois não tem como pensar chegar do outro se não passar por todo o trajeto.

Pense como é no “Scrum”:

Pegue aquilo que você quer alcançar(framework, linguagem, seja o que for), divida em pequenas partes. Assim fica mais fácil e menos amedrontador, fazendo uma coisa de cada vez, mantendo o foco, quando der por conta já terminou o “product backlog”.

Sobre conhecimento: “Eu”, prefiro livros, alguém estudou muito, que aprendeu na “raça” e lapidou toda a parte bruta criando a matéria prima que é o livro.
Após os livros, cursos podem te auxiliar, pois eles provavelmente são a abstração de um livro/conhecimento adquirido de uma forma parecida, mas a maioria das vezes o livro te proporcionou um alicerce “completo”.
Depende de cada um.

O importante é saber o que quer e correr atras.

Como já falaram em um contexto especifico, preferi complementar falando de forma “geral”.

1 curtida

Olha, o que eu acho que seria melhor é saber inglês.
Aprendendo inglês 20% do problema já tá resolvido.
Depois disso tem de devorar livros, vídeos-aulas e blogs que ajudam.
Eu acho melhor pegar um livro bem recente e completo, tipo aqueles de 700 - 1000 páginas, assim
devora o livro e faça sempre toda a atividade, e também montar um plano de estudo para você praticar o que aprendeu sempre, não é bom ficar só na teoria. Depois de ter aprendido e ter praticado(e praticar ainda mais), vá fazer alguns softwares ou web/mobile. Assim você começa a fazer o que planejou e toda dificuldade que você tiver você vai em algum forum(As melhores respostas estão em ingles) e resolve, e por ai vai.
É bom evitar estudar 2 ao mesmo tempo. Dê sua vida em uma coisa só e depois de ter criado pelo menos 6 projetos grande, vá para outra linguagem e comece a estudar sem largar a outra, mas dando mais atenção a atual. Se estiver durante a faculdade, faça um estágio durante a faculdade.
Tem que deixar equilibrado o conhecimento e a experiência. Após tudo isso procure empregos e vá crescendo aos poucos ganhando experiência, é certo que o salário não vai ser dos melhores mas conforme o tempo vai passando e mais conhecimento e experiência ter, mas fácil vai entrar em uma empresa grande e ser bem remunerado.

Enfim, é assim que eu acho. Tenho 15 anos e entro para o ensino médio ano que vem mas de certa forma me sinto inseguro com tanta gente falando coisas negativas ;-;

6 curtidas

meus dois centavos

  1. dominio do inglês ( tanto para ler os originais quanto para entrar em contato com a galera “la de fora” )
  2. curiosidade ( se vc tem medo de instalar o ubuntu em uma maquina pq pode dar algo de errado… meu amigo… )
  3. ajudar os outros ( eu mesmo quanto to travado em um problema entro aqui e respondo duvidas, dividir e explicar coisas é otimo para sedimentar o conhecimento )
  4. humildade ( pq eu sou o máximo mesmo )
6 curtidas

Bom, acho que independente da profissão o primeiro segredo é trabalhar muito! Como programador isso não vai ser diferente, mas aqui vai umas dicas…

  1. Estude inglês, você vai precisar muito disso.
  2. No inicio tenta focar em apenas uma linguagem “corporativa”, seja ela Java, .NET, etc.
  3. Aprenda uma linguagem mais vinculada ao front-end, eu sugiro o AngularJS.
  4. Leia bastante sobre a linguagem que escolher, faça exemplos, enfim utilize na prática.

Espero que tenha ajudado!

Abs.

3 curtidas

Acho que o maior segredo é trabalhar bem. Trabalhar muito geralmente leva a stress e burnout.

2 curtidas