Técnico em Informatica ou Programador Java

Pessoal,
analisando as vagas que recebi recentemente, observei vagas para Técnico em Informatica com atividades de programador Java Junior.
Ai parei pra pensar…

Programador Java Junior pode ser considerado um Técnico em Informatica(e vice-versa)?
Os salários podem ser igualados (visando sempre o menor)?

Eu acho que empresas de desenvolvimento não misturas essas funções, provalvemente você não irá trabalhar full time com Java, podendo nem trabalhar com Java. Eu particularmente nem arriscaria, espera uma outra oportunidade.

eu ja vi isso, infelizmente… para pagar um salario menor.

programador que ganha pouco, ganha muito mais que técnico em informática…

Faltam bons programadores Java no mercado. As empresas procuram desesperadamente por programadores Java. Em alguns lugares nós valemos nosso peso em ouro.

E ainda assim tem mané que aceita esse tipo de prostituição, de ser “técnico em informática” ou “estagiário” pra ganhar R$ 500.

Alguém que aceita isso é um grande de um OTÁRIO.

E no final prejudica a todos nós.

Realmente,

Acho que são duas áreas totalmente distintas. Técnico de Informática que eu saiba trabalha mais com a parte de infra e hardware, e pelo menos os que conheci, não sabem escrever uma linha de código. (se soubesse, não seriam técnicos, e sim programadores).

[quote=thiagobaptista]Faltam bons programadores Java no mercado. As empresas procuram desesperadamente por programadores Java. Em alguns lugares nós valemos nosso peso em ouro.

E ainda assim tem mané que aceita esse tipo de prostituição, de ser “técnico em informática” ou “estagiário” pra ganhar R$ 500.

Alguém que aceita isso é um grande de um OTÁRIO.

E no final prejudica a todos nós.[/quote]
Concordo em gênero, número e grau.

E ainda endosso a fala de que faltam bons programadores no país (não só programadores…) mas bons mesmo, não aquele monte de zé-mané que bota a merda de um diploma de baixo do braço (muitas vezes de universidades renomadas) que não tem o menor tino, feeling, pro negócio.

Muita hora nessa calma!

Não foi postada a vaga, não temos a idéia da pretensão de quem está ofertando a vaga.
Sabemos somente que trata-se de um profissional que seja técnico em informática com conhecimentos em JAVA.

Não necessariamente um Técnico em Informática é ou poderá ser considerado um programador em Java e vice-versa.

O que pode ocorrer é que, lá fora, longe das empresas de desenvolvimento, possa haver uma empresa (comércio, indústria, serviço) que possua um ERP ou coisa parecida desenvolvida em java e necessite de um profissional que além de dar suporte/manutenção no ERP (“programador”) tome conta do parque de informática (tecnico em informática).

Abraço!

Marco A.

Acho que Programador que se prostitui dessa forma eh um grande otario… Mas por exemplo, em algumas capitais, como aqui em Belem, ainda ha casos de neguinho que se formou, nao tem qualificacao pro mercado (por Ns motivos que nao apenas falta de vontade) e pega um emprego do Tipo, porque ta afim de entrar no mercado e nao tem outra janela, afinal as grandes nao dao oportunidade porque so querem Programador que saiba Struts + JSF +Seam + Hibernate + EJB + Ingles Fluente + Dar o rabo, etc…

Aih eh cruel… o cara acaba se prostituindo mesmo pra comecar… Gracas a Deus eu nao passei por isso, nao nesse nivel… Fui programador de fato e de direito em Visual Fox Pro ganhando a merreca de R$ 600,00 mensais… Fazer o que ??? Precisava entrar no mercado e mostrar meu valor e o mercado aqui infelizmente ainda tem muito disso…

Portanto, vejo que as empresas de nosso setor, hoje tbm sao verdadeiras “CAFETINAS” que bancam e exploram os PUTOS…

Como disse nosso amigo ai em cima… Muita hora nessa calma…

Abs :wink:

Só para esclarecer quanto a vaga:

Descrição da vaga:

Técnico em Informática
Empresa com oportunidade para atuação na nossa equipe de desenvolvimento de produtos voltados para área fiscal na plataforma Java.

Atividades:
Criação de especificação(documentação) para a equipe técnica. Suporte às equipes de implementação e atendimento com relação aos produtos. Geração das versões dos produtos, testes e documentação de atualizações do produto. Treinamento e visitas a clientes entre outras.

Conhecimento em lógica de programação,Java.
Cursado ou Cursando Sistema da Informação,Ciências de Computação entre outras na área.

O grande problema é o seguinte:

Um amigo meu me enviou esta vaga.
dizendo que na empresa onde ele trabalha irão contratar um Programador Java Junior.
Só que ao ver a descrição da vaga não foi o que percebi.
Mas ele garante que as rotinas de serviço são todas direcionadas para programador Java Junior, que inclusive é o cargo dele, e que na empresa em que ele trabalha já existem três programadores neste perfil - Técnico em Informatica.

Acho muita sacanagem colocar um programador java para trabalhar como tecnico de informatica.

Esperem um momento. Existe o nível de graduação técnico, que é de segundo grau. E, muitos cursos técnicos não só ensinam a programar bem, como também ensinam java. Eu mesmo fiz um segundo grau assim (embora na época as linguagens da moda fossem as da Borland), e não era focado em infra.

Se a empresa deixou claro que quer um cargo técnico, e não está disposta a pagar por mais do que isso, tudo bem.

Prostituição não é pedir por um profissional assim, é um profissional de faculdade, ou pós graduação aceitar um cargo desses. Outra forma de prostituição é pedir por um profissional graduado, querendo pagar um salário de técnico (infelizmente, é o caso, pois na descrição melhor da vaga dá pra ver que precisam é de alguém com nível superior).

Agora, é bom ele conferir a política de cargos e salários da empresa. Se o cargo de técnico naquela empresa contempla apenas infra-estrutura, ele poderá processa-la depois. Ou, teria sido melhor ele não ter aceitado a vaga.