Tecnologia de Ponta para desenvolvimento Web

23 respostas
jpcasati

Bom Dia!

Pessoal, oque seria uma tecnologia de ponta hoje em dia para desenvolvimento web, visando gerenciamento de bastante informação, free, independente de BD, independente da curva de aprendizado? Algo novo, robusto, tipo o ÁS do desenvolvimento web… claro que opiniões vão divergir, mas quero abrir minha mente…

edit: com robustez de dinamismo e interface gráfica também.

Obrigado!

23 Respostas

cv1

Ate agora, os frameworks que melhor representam o estdo da arte em desenvolvimento web que eu conheco sao o Seaside e Ruby on Rails.

Mas, no fim das contas, a tecnologia utilizada nao faz muita diferenca pro usuario final. Ficar pensando so em qual framework usar e nao em como melhor atender o usuario eh uma bobeada comum.

jpcasati

Entendi, mas queria o estado da arte do Java para web mais para a área científica e não tanto para produção técnica para usuários.

M

E o que isto significa em termos de diferenças?

fabiofalci

cv:
Ate agora, os frameworks que melhor representam o estdo da arte em desenvolvimento web que eu conheco sao o Seaside e Ruby on Rails.

Mas, no fim das contas, a tecnologia utilizada nao faz muita diferenca pro usuario final. Ficar pensando so em qual framework usar e nao em como melhor atender o usuario eh uma bobeada comum.

O Django não entra nessa tua listinha tb?

cv1

…meh. O Django tem bastante coisa legal, mas nao diria que avancou o estado da arte como o Rails fez. A mesma coisa pode ser dita de diversos outros frameworks: vraptor, sinatra, spring mvc…

Java_Boy

Olha se for levar em conta interface gráfica, dinanismo nem tanto…eu diria Flex da Adobe, conheci mais dele esse ano e agrada aos olhos. No backend da pra integrar bastante coisa, ai fica a gosto de quem desenvolve.

Aliás, uns tempos atrás saiu uma enquete (acho que na serverside) sobre os fws-web para java que a galera mais usa, ai o struts saiu em primeiro, wicket em segundo…e por ai foi. Ou seja, é uma questão de gosto. Pegando um gancho no que o cv disse, se for colorido e ‘moderno’ o usuário final ja estará 90% feliz com sua aplicação

[]s

saoj

Qual foi a grande sacada de Rails se não usar Ruby para desenvolver um framework full-stack e cheio de mágica de metaprogramação?

Eu acho GWT uma parada bem bolada… Uma quebra de paradigma sinistra…

vitinho1712

se o foco for visual eu apostaria no Flex

fabiofalci

Prefiro um HTML + Css + Javascript bem escrito

Na verdade cada caso é um caso, um dia desse vi um aplicação muito bala para fazer
apresentações online, tipo um PowerBuilder anabolizado. Aquele cara aproveitou e
bem o poder do Flash.

jpcasati

Seria algo relacionado com processamento digital de imagem, com interface web… Voltado à comunidade científica.

D

Pra mim, estado da arte no Rails só na versão 3, o que ai sim, direi que realmente chegou em uma espécie de “clímax”.
Mas fiquem tranquilos os demais ai, Django, Lift, ASP.Net MVC, não estão longe disso.

D

Uma coisa eu sei, em Java seria muito bom, assim como poderia usar .Net. Ambas são plataformas que lhe dão bom suporte a processamento de imagem digital.

fabiofalci

Se for tratar imagem com java, então vai precisar de http://java.sun.com/javase/technologies/desktop/media/jai/

Java_Boy

Bom ai acho que o ideal seria o uso de Applets

rjdiogo

Pow struts como tecnoogia de ponta não rola… talvez a uns 3 anos atrás… Se for escolher um framework mvc de ponta jsf e vraptor 3 ta muito bom, melhor que isso só gastando massa cinzenta pra inventar um novo rs

M

Quando se fala interface web HTML, CSS, Java é peso morto. Esqueca frameworks Java para web e prefira linguagens dinâmicas. Se quiser crie um wrapper, uma fina interface para o seu framework preferido em Java usando uma linguagem dinâmica e trabalhe a partir dai (provavelmente não será preciso já que essas linguagens novas possuem soluções muito boas pra web, e de fábrica). Java como linguagem tem cada vez menos uso até mesmo para código que roda no cliente uma vez que nesta area JavaScript domina, e até mesmo JavaFX (considerados os novos applets) não são feitos em Java mas numa linguagem chamada JavaFX Script.

jpcasati

Estamos começando a chegar onde eu queria, o desenvolvimento de uma plataforma para processamento digital de imagem.

Porém, como disse nosso amigo:

mochuara:
Java como linguagem tem cada vez menos uso até mesmo para código que roda no cliente uma vez que nesta area JavaScript domina, e até mesmo JavaFX (considerados os novos applets) não são feitos em Java mas numa linguagem chamada JavaFX Script.

JavaFX seria mais “poderoso” que applets para criar esta interface?

lembrando que processamento pesado seria feito no servidor…

M

jpcasati:

JavaFX seria mais “poderoso” que applets para criar esta interface?

lembrando que processamento pesado seria feito no servidor…

O que seria menos poderoso que applet foi?

fabiofalci

O que seria ‘poderoso’?

jpcasati

Seria possibilidades, tipo, de se criar uma interface que simularia uma plataforma para processamento de imagens, rodando como se fosse desktop, so que na web.
Para o usuário enviar uma imagem e recebê-la processada por algoritmos que estão implementados em um servidor.

Meu orientador disse que queria em java, para web, e queria que eu utilizasse o que tem de mais atual.

fabiofalci

Nesse caso não seria melhor desktop mesmo?
Ficar dependente do navegador pode te complicar, imagina na hora de apresentar o trabalho
numa banca o cara testa no IE6!!

M

jpcasati:
Seria possibilidades, tipo, de se criar uma interface que simularia uma plataforma para processamento de imagens, rodando como se fosse desktop, so que na web.
Para o usuário enviar uma imagem e recebê-la processada por algoritmos que estão implementados em um servidor.

Meu orientador disse que queria em java, para web, e queria que eu utilizasse o que tem de mais atual.

Voce ja esta falando de requisitos da sua aplicacao onde tudo vai depender da sua habilidade na construção dessas interfaces.

M

fabiofalci:
Nesse caso não seria melhor desktop mesmo?
Ficar dependente do navegador pode te complicar, imagina na hora de apresentar o trabalho
numa banca o cara testa no IE6!!

A aplicação JavaFX se não engano é uma aplicação desktop rodando numa sandbox totalmente independente do browser.

Criado 21 de outubro de 2009
Ultima resposta 22 de out. de 2009
Respostas 23
Participantes 9