Tecnologia e framework - Qual escolher?

Olá pessoal, o meu problema é o seguinte:

Na empresa na qual eu trabalho estou passando uma tecnologia de programação usando modelos de dados( produzida em Java ) para o ambiente web, e no trabalho em questão, preciso construir aplicações web que sejam “montadas” em tempo de execução. Ou seja, os componentes que formam a aplicação( textfield, validadores, tabelas, combobox e etc. ) são adicionados sob demanda, de acordo com os modelos armazenados no banco de dados.

Atualmente estou tentando produzir a aplicação utilizando JSF com a Expression Language extendida da JBoss, RichFaces e Spring. Até agora obti um certo nivel de sucesso, mas a aplicação esta dependendo de uma “gambiarra” no JSF, que é o EL Extension e tbm existe o fato que na minha percepção essa não seja a melhor maneira de implementar uma aplicação como essa. Uma abordagem onde eu possa usar algo semelhante a scriptlets do JSP, ou produzir o código totalmente em Java e converter para HTML/JS, ou prover serviços (estes implementados totalmente em Java) para uma aplicação feita totalmente em JS seria mais produtivo, Outro problema é que o patrocinador do programa “apaixonou” pelas possibilidades dos componentes do RichFaces, ou seja, só posso trocar por algo que tenha componentes semelhantes a ele.

Eu olhei o ExtJS e o ExtGWT, ambos solucionariam meu problema, mas a licença deles (GPL3) é um problemas, pois o programa que eu produzir com eles, também tem que usar a lincença GPL3( por favor, alguem me corrija se estiver errado ), o que não é do interesse do meu patrocinador.

Bem, a pergunta é a seguinte, alguem conhece algo que funcione seguindo as abordagens acima e que tenhas os mesmo componentes/recursos do RichFaces ?

De qualquer forma, obrigado.