Senhores, antes de mais nada, bom dia/tarde/noite. Gostaria de começar falando que não quero gerar nenhum FLAME!
Tenho um projeto pessoal e estou pesquisando a tecnologia que melhor se enquadra. O mais importante é tempo de resposta.
Procurei por diversos tópicos e sempre que perguntam isso gera alguma espécie de puxa-saquismo!
Eu gostaria de saber: Qual tecnologia é mais rápida (EM TEMPO DE RESPOSTA, nao importa outra coisa… só o tempo de resposta)?
Aceito até COBOL WEB (hehehe). A aplicação tem como base um chat, usando AJAX, e interagirá com banco mysql e arquivos sequenciais.
Uma ultima dúvida, (pois sou iniciante em tecnologia de baixa plataforma), usando JSP o cliente que está acessando a página, precisa daquela JVM ou é transparente?
Sei lah, vocês que são mais experientes, se puderem dar uma dica de qual tecnologia é mais rapida fazendo uma coisa ou outra eu seria muito grato!!
Certo.
Se for fazer com JSP e Servlet puros vai dar um pouco de trabalho, mas ficaria bastante rápido se seu código for de qualidade, ainda mais se usar algumas bibliotecas JS pra ajax que já tenham um bom desempenho ( a galera saberá te indicar algumas) .
Dependendo da complexidade do sistema PHP talvez seja uma boa solução, só tenha certeza de que conhece bem a linguagem, seus recursos e frameworks disponíveis, pra não cair numa gambi eterna (o mesmo vale pra todas as linguagens).
Se você tiver de hospedar sua aplicação no Microsoft IIS (argh) a resposta é infernal - é uma ISAPI DLL. Só que não recomendo isso nem para quem tem muitos anos de C++ e ambientes Microsoft, como é o meu caso; sempre há alguns problemas que são impossíveis de resolver rapidamente, ainda mais para algo tão singelo quanto um chat.