Olá paulofafism e rrigoni,
Obrigado pela atenção, o comentário de vocês me despertou duas dúvidas, e que pode estar relacionada a um problema que estou tendo atualmente. Primeiro vou esclarecer minhas dúvidas e depois o problema. Minhas dúvidas são: quais as libs do glassfish são necessárias na aplicação desktop, hoje eu utilizo somente appserv-deployment-client, appserv-ext, appserv-rt e javaee, e agora vou passar a utilizar appserv-ee conforme rrigoni aconselhou para eu tentar fazer o acesso via internet. Existe mais alguma lib q não estou utilizando e devo utilizar?
A outra dúvida é sobre os nome JNDI definidos nos arquivos de configuração do servidor Glassfish que o paulofafism citou, eu não fiz esse tipo de configuração no servidor, o que tenho hoje é um arquivo .properties na aplicação desktop para configurar o acesso ao servidor Glassfish, conforme abaixo:
java.naming.factory.initial = com.sun.enterprise.naming.SerialInitContextFactory
java.naming.factory.url.pkgs = com.sun.enterprise.naming
java.naming.factory.state = com.sun.corba.ee.impl.presentation.rmi.JNDIStateFactoryImpl
org.omg.CORBA.ORBInitialHost = 192.168.0.2
org.omg.CORBA.ORBInitialPort = 3700
Esses parâmetro são passados para um Context antes de fazer o lookup dos facades.
O problema agora. Pelo menos 1 vez ao mês as aplicações desktops perdem a conexão com o glassfish, até agora não consegui descobrir o motivo, mas nem rodando a aplicação no mesmo servidor q o glassfish(acessando localhost) a conexão acontece, eu tenho que dar um stop e depois um start para voltar a funcionar. Hoje eu utilizo glassfish 2.1 + JDBC + Firebird (Lib jaybird), não utlizei JPA na época porque eu estava tendo alguns problemas com JPA e Firebird e com falta de tempo decidimos utilizar JDBC puro. Derepente meu problema hoje pode estar associado a algum desses comentarios né, conto com ajuda de vocês.
Muito obrigado pela atenção até agora.
Abraços.