Tecnologia para WS NF-E

4 respostas
L

Olá, boa tarde!
Td bem com vcs?

Seguinte, estou fazendo um levantamento para trabalhar com a NF-e, no esquema online, onde pelo sistema já monto o xml, envio, trato o retorno, etc.
Hj em dia já tenho feito o esquema off-line, onde gero um txt, que o usuário depois joga para o validador e emite a DANFE e tal…isso ta ok…sem problemas.

Minhas dúvidas são as seguintes, é necessário homologar na secretaria da fazenda dos estados, ou em algum orgão?
Utilizando Java, vou precisar assinar os arquivos, qual seria a melhor solução para isso, tem algum “assinador” recomendado.
Quem já está trabalhando neste esquema, está enfrentando algum problema, para enviar os arquivos, tratar? Quais seriam as dicas e recomendações para alguém que vai montar este esquema agora.

Sei que o assunto já foi bem discutido aqui, mas gostaria de algo mais sintético e objetivo, e assim através deste tópico saber como anda este tipo de projeto hj em dia para quem o desenvolve em Java.

QQ ajuda, dica, ou sugestão é benvinda!

Muito Obrigado.

4 Respostas

fredferrao

Não é homologar desta maneira, seria mais o que diz o manual mesmo, depois de pronto seu sistema voce deve enviar algumas notas de algum cliente seu no ambiente de homologacao. E isto para cada cliente.

Não creio que tenha assinador não, voce fará o seu via codigo mesmo, tem um ou dois topicos aqui que discutem isto largamente, la tem certinho sobre como fazer.

Não tem muita dificuldade nao, estando seu xml de acordo com os XSD, é tranquilo. Por isso a dica que dou, use JAXB ou outro framework que tu consiga gerar suas classes a partir dos XSD, e depois gerar seus XML a partir de seus Objetos!! Só nao invente de querer fazer o xml na mão!

De resto é new WebServiceClient e tchau!

L

Ok, obrigado pelas dicas.
Mas então, tinhamos aqui desenvolvido algo para NFP, de comunicação via SOAP…e tal. É totalmente diferente?
Pois fora feito, ele se comunica via WS, envia o arquivo da CAT e td mais…pensei q poderia seguir mais ou menos a mesma linha, ou estou completamente enganado?

Abraços.

fredferrao

Ta falando da Nota Fiscal Paulista?

É a mesma linha, com webservice tambem, sim a tecnologia é SOAP, mas nao precisa ser feito na mão. O netbeans gera tudo isto automatico pra vc via JAX-WS, Eclipse tambem gera, com axis se nao me engano. Por isto eu disse new webserviceclient.

O que tu vai fazer é o seguinte entrar nos wsdl nacional ou do estado que tu quer, este é ambiente nacional RS por exemplo: https://nfe.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/nferetrecepcao/NfeRetRecepcao.asmx?WSDL (precisa ter um certificado)

Salvar isto em disco e depois new WebServiceClient e apontar o NetBeans(no caso) para este arquivo, pronto agora é só chamar um metodo e passar os parametros. Claro não é tao simples, pois os parametros são 2 Strings com os XML’s, ai entra o JAXB, pra fazer marshall e unmarshall tambem, pois o retorno é outra String contendo o XML com o resultado.

A sim acabo de lembrar talvez voce consiga algo pronto ja, lembrei que agora estao implementando a NFe no caelum stella, e tambem outro colega postou que desevolveu um emissor, vale conferir: http://www.guj.com.br/posts/list/135161.java

L

Sim, tava falando da Nota Fiscal Paulista mesmo…

Mas esse esquema que vc falou da Caelum é interessante, vou dar uma checada nisso ae com calma…

Muito obrigado.

Criado 18 de setembro de 2009
Ultima resposta 18 de set. de 2009
Respostas 4
Participantes 2