Tecnologia rival dotNET

16 respostas
X

Antes de mais nada , gostaria de dizer que não sou novato por aqui.
Frequento o portal desde Março , apenas como observador.
Gostaria de iniciar um debate(sem flame):

-dotNET e Java-
peculiaridades(positivas e negativas)
mercado
tecnologia/IDEs/recursos gerais

Pessoalmente eu gosto muito de Java(uma certificação-sdk), mas o dotNET com c# é muito bom também.Tão bom que larguei por um tempo o Java e me voltei para a Microsoft.

16 Respostas

J

Oi

xenoob, olhando por um lado, .Net realmente é legal, você sempre faz tudo do mesmo jeito, não tem como escapar, pra quem se acomoda isso é ótimo, mas olhando pelo lado de Java, .Net continua sendo legal, pq se tu reparar, até a sintaxe foi copiada do Java, então, é como se tu estivesse programando em Java mesmo… O maior diferencial de Java, que é o que me motiva e me atrai é o fato de você poder diversificar, de você ter várias formas resolver o mesmo problema, o que lhe possibilita estudar várias coisas, aprender muito e então saber qual será o melhor em seu caso…

Vejamos, se tu quer implementar MVC na Web com Java, tu pode usar Struts, WebWork, Aurora, VRaptor, Spring e por aí vai, cada um com seu diferencial importante, já o .Net não lhe provê esse tipo de coisa, sem contar também o fato de você ter e poder participar de comunidades totalmente abertas, desenvolver software livre, etc… Isso é outra coisa que falta em .Net

Já tratando de IDEs, bom, nisso eu acho que Java ganha em disparada sem comentários, são tantas IDEs e tantas tão boas, que o Visual Studio fica sem chances.

E já o mercado, bom, este vai ser um espelho do Profissional, se tu sabe .Net tu vai ter um salário X, mas se tu sabe Java e vários frameworks como Struts, Spring, WW, Hibernate, etc, etc… Seu salário e principalmente suas chances de conseguir um bom trabalho são maiores.

T+ :joia:

H

Bom gostaria de entrar na discurssão dando a seguinte opinião,acredito que dotNET vem sim com grande força pro Mercado pois serve como uma forma de escoamento pros programadores antigos de VB6.Java é uma teconologia que só vejo grande potencial em J2ME ,pois se voce for pensar o que o Mercado procura de Java ,ainda se limita mesmo somente a J2EE(nada de J2SE)

Aqui na minha cidade ,que tanto tem propagado a tecnologia JAva ,só tem grandes chances hoje mesmo quem lida com .NEt mesmo.

Se alguem ja programa em .NET entre em contato comigo pra mim poder tirar algumas duvidas,mesmo aqui sendo um forum de Java pode me mandar uma mensagem em privativo mesmo.

X

JeveAux: sem dúvida alguma a politica do Java é muito melhor que a do dotNET.

Um fato importante a ser ressaltado foi esse citado pelo HumbertoJr, mercado de trabalho.Aqui em Brasilia existe poucas vagas para Java, com salários nem tão altos(equivalente a php…), o mesmo eu não digo sobre o dotNET.Sim, dinheiro conta e conta muito…

O dotNET tá vindo ai e Java na minha modesta opnião , deve se dar bem mesmo é com ME,já que várias empresas de portatéis apoiam a dita cuja.
Não digo o mesmo sobre dotNET e Microsoft…

Agora esse papo de que uma tecnologia vai matar a outra é história (com H mesmo), o fato da IBM utilizar Java e Microsoft utilizar dotNET já é credibilidade suficiente para cada uma.

No mais gostaria de dizer que concordo sobre simililariedade das plataformas, existem poucas(e boas) inovações no dotNET(C#) e que cedo ou tarde serão adotadas pelo Java(não conheço o Tiger…).

Tudo é uma questão de marketing.

J

“HumbertoJr”:
Bom gostaria de entrar na discurssão dando a seguinte opinião,acredito que dotNET vem sim com grande força pro Mercado pois serve como uma forma de escoamento pros programadores antigos de VB6.Java é uma teconologia que só vejo grande potencial em J2ME ,pois se voce for pensar o que o Mercado procura de Java ,ainda se limita mesmo somente a J2EE(nada de J2SE)

Aqui na minha cidade ,que tanto tem propagado a tecnologia JAva ,só tem grandes chances hoje mesmo quem lida com .NEt mesmo.

Se alguem ja programa em .NET entre em contato comigo pra mim poder tirar algumas duvidas,mesmo aqui sendo um forum de Java pode me mandar uma mensagem em privativo mesmo.

Oi

Humberto, descordo um pouco… Como saber de J2EE sem saber de J2SE? Digo que é praticamente impossível…

Sobre as vagas, não sei em vossas cidades, mas aqui no ES, em Porto Alegre e São Paulo, já fui em empresas e os salárioas são ótimos, realmente muito melhores do de .Net

Outra, eu era programador de VB6 e nem por isso fui pra .Net… hehehe :):slight_smile:

T+

X

Cara o que eu tenho notado é uma queda constante nos salários da galera Java.A tecnologia é muito boa, assim como o dotNET , porém o mercado tá saturado de profissionais(com e sem certificação).Aqui em Brasília eu te digo com certeza: Java não tá com nada, e nem sei se já esteve com alguma =(.

Forte mesmo aqui, para o ano que vem , vai ser sistemas/linguas free/open , coisa do governo , sabem como é… o governo adota , as empresas também.Digo de passagem: essa moda free/open é global a Europa tá nessa , Brasil e vários outros paises…

Além do mais já tá virando hábito o povo falar que Java vai se resumir em J2ME(vai ser o forte , mas não só isso).

Falou galera

D

Não concordo com o “xenoob”. Vc deve estar meio por fora dizendo isso. Não sei se todos aqui já utilizaram as duas tecnologias a fundo. Não podem falar de uma coisa se não a conhecem bem, aliás muito bem.Certamente muitas pessoas dizem que Java não está com nada, que não vai durar muito tempo … essas, realmente não conhecem a força que a linguagem tem!

J

“xenoob”:
Cara o que eu tenho notado é uma queda constante nos salários da galera Java.A tecnologia é muito boa, assim como o dotNET , porém o mercado tá saturado de profissionais(com e sem certificação).Aqui em Brasília eu te digo com certeza: Java não tá com nada, e nem sei se já esteve com alguma =(.

Forte mesmo aqui, para o ano que vem , vai ser sistemas/linguas free/open , coisa do governo , sabem como é… o governo adota , as empresas também.Digo de passagem: essa moda free/open é global a Europa tá nessa , Brasil e vários outros paises…

Além do mais já tá virando hábito o povo falar que Java vai se resumir em J2ME(vai ser o forte , mas não só isso).

Falou galera

Oi

opa, aí eu descordo… EM Brasilia, Java não está com nada? E como o DFJug vai tão bem? o DFJug tem mais de 5 anos já e está sempre em alta… E o JavaComBr, fazendo M4J em Brasilia e tudo mais? Não acredito que Java esteja em baixa em Brasilia, e nem outro lugar… .Net pode estar em alta, mas Java em baixa eu não acredito…

Projetos open source, entre no sourceforge e veja nos benchmarks, Java só perde pra C e C++, mas isso é óbvio tb, pois C é usado no kernel do Linux, então quase tudo que tem lá é de linux, ou seja, os projetos tem que ser em C mesmo, mas Java fica em terceiro lá…

E o J2ME, bom, isto é claro pra todo mundo, o mercado de Mobile vai dominar com certeza… Mas nem aposto muito que fique só em J2ME, hoje mesmo eu vi um palm que roda até aplicação Case UML e Browser completo como o Firefox, ou seja, se um palm abre um browser, tu pode desenvolver em J2EE e o palm abrir.

T+

X

Pessoal estou falando de tendências.

Eu conheço a plataforma Java e o seu mercado,com certeza alguem aqui do forum conhece mais, mas eu não sou nenhum arruaceiro-causador-de brigas/flame-defensor-do-.NET.

Fato:Brasilia tem muito Java (muito mesmo), porem os salários estão baixos, fato justificavel tendo em vista a quantidade de tecnicos certificados.Nunca vi ninguem ganhando bem com Java.

Me ofereceram uma vaga:1500 reais e alguns beneficios, sou certificado e tenho relativa experiência na area.Eu não aceitei.
Estágio com dotNET:700 reais , cursos e poucos beneficios, não requer grandes experiências(lógica , OO , blá blá blá).

Aqui em Brasilia a coisa tá mal para o Java, tendo em vista que um numero alto de programadores não significa bons empregos para os mesmos( pelo contrário).Alguem conhece VB e os salários do pessoal do VB ???

Como anda o Java Tiger?Irá encorporar algumas coisas do dotNET?

Ao JavaEaux: o dotNET anda mesmo em alta?Exemplifique, explique.

Abraço a todos e vamos debater os aspectos tecnicos das plataformas.

D

primeiro .Net é de interesse de apenas uma empresa e nem precisa falar qual é.
Java é de interesse de um grupo gigantesco que dá umas 100 microsofts, entre elas está a Nokia, IBM, Mitsubish, HP, e até a Macromedia, que aliás tem softwares excelentes.

No sourceforge, esta diminuindo a quantidade de projetos em C e aumentando a de Java, reflexo da migração, pois Java é difícil, mas mesmo assim mais fácil que c é dá um retorno muito maior e mais rapidamente.

Fico indignado com programadores que caem na armadilha da microsoft, que tenta descer .net goela abaixo dos desevolvedores.

Alias pra que que serve o maldito framework do .Net se ele só roda em windows??? E já existe windows pra torradeiras??? Tem windows pra celular??? A microsoft não costuma fazer sistemas operacionais grátis , será que não vai deixar o celular muito caro???

M

se nao me engano tem o tal de “mono” q é um framework dotnet pra linux e parecec q é free… só nao sei se ja funciona td e tal…

X

O Matheus tem razão;

O Mono(go-mono.com)é de graça , além de ser abero(open/free) e está funcionando(bem até onde eu vi …);

Concordo com a imposição de produtos pela parte da Microsoft e também tenho muita pena de quem insiste ficar atrelado a uma única idéia, no caso seja Java ou dotNET…

Concordo também quanto ao fato JCP ser muito maior que a Microsoft. Apenas não entendo até onde isso pode levar;

Gostaria de fazer dois comentários, ambos relacionados com mercado:
1-O governo brasileiro irá adotar apenas softwares livres.Nesse ponto tá todo mundo lascado =).Viva o Python e PHP e quem sabe o Mono =).
2-Tendo em vista que a Sun fechou mais uma vez o trimestre no vermelho, a Oracle anunciou comprar a Sun(Java) e tudo indica que irá parar boa parte da plataforma,(não sei o que vai pro lixo);Não tenho nenhuma fonte segura sobre essa informação.

No mais repito uma questão anterior: como anda o Tiger?Links?

X

Esqueci:

Assim como o Java o dotNET(Mono) é multi plataforma.

Potencialmente ele roda em qualquer SO.Basta que sejam criadas máquinas virtuais para cada plataforma diferente.

Pessoalmente acho que basear a qualidade do Java no fato da portabilidade é besteira, com tantas aplicações rodando em servidores…
C quando escrito dentro de todas as normas Ansi é ainda mais portável que qualquer outra coisa.

Pessoalmente acho o dotNET superior ao Java.E quanto a vocês? Coisas como properties me agradam…

J

“xenoob”:
Como anda o Java Tiger?Irá encorporar algumas coisas do dotNET?

O Tiger, implementar .Net? Eu acho que .Net que sempre implementou Java, estou errado?

“xenoob”:

Ao JavaEaux: o dotNET anda mesmo em alta?Exemplifique, explique.

Essa eu não entendi…

Mas veja, o que tem haver se a Oracle comprar a Sun? Muitas vezes erramos em ligar Java como sendo um produto da Sun, realmente a marca e os direitos são, mas a Sun não manda e desmanda, não diz o que vai ser feito, quem faz isso é o JCP, onde, 32 empresas e grupos de empresas atuam, onde tem Oracle, Apple, IBM, Sun, Microsoft e muitas outras, então, não vejo problemas se a Oracle comprar a Sun, afinal, (repita 3 vezes) JAVA NÂO É SOFTWARE… Então, se o JCP continuar a funcionar, a Sun pode ser vendida, fechada, mudar de nome, mudar de ramo, o que seja…

Sobre tendencias, com toda certeza, Micro Edition e Mobile vão ter muito destaque… Mas veja, existe o mono sim, assim como uma implementação, acho que do prevayler o outra coisa pra .Net, chamada bamboo, sei lé, não sei os nomes agora… Mas, alguém já viu alguma coisa Open Source feito para plataforma Microsfot dar certo?

T+

M

tenho um colega de trabalho q é chegado em dotNet… foi uma briga convencer ele a se cadastrar no portal mas consegui… hehehe, até onde sei, o .NET tb é uma especificação, q não é da M$, mas a M$ é dona sim de alguns pontos do dotnet… a cartada é a seguinte:

em java, tu tem diversos fornecedores, tanto de containers, quanto de IDEs… ambos livres e pagos… é só escolher…

em dotnet, tu só tem UM fornecedor! …pois o unico fornecedor q implementa a especificação dotnet é a M$, e até onde sei, a unica IDE realmente boa pro dotnet é o VisualStudio (pago, é claro.) .

…creio q futuramente existirao mais fornecedores dotnet… ou sei lá, ja q a M$ tem o poder de algumas coisas no framework…

uma coisa q muitos acham legal, mas eu nao gosto do dotnet, é o fato de ter C dotnet, asp dotnet, delphi dotnet, pascal dotnet, assembly dotnet… ehaehahe, ta, to forlçando, mas é q tu pode fazer uma aplicação escrita numa linguagem se comunicar com outra, pq o framework se encarrega do resto, td bem, parece legal, é uma cartada da M$ juntar desenvolvedores de todos os lados e linguagens, mas por outro lado, isso é uma bagunça, uma despadronização, trocentas linguagens diferentes… pq nao fazer tudo numa só, q todos ententam… :roll: (lembrem do Java aqui :slight_smile: )

B

Não tem uma versão do Delphi (ou alguma outra ferramenta da Borland) que implementa .NET? :?:

B

Tá aí…

Delphi 2005

With Delphi, C#, Microsoft® .NET Framework and Win32® support for GUI, Web, database, modeling, and ALM in one hyperproductive RAD environment, Delphi 2005 makes Windows development tasks faster, better, and easier. Designed for developers, Delphi 2005 combines the familiar power of Delphi with more productivity-enhancing features for designing and communicating architecture; developing Web, database, and rich-client applications; and a streamlined ALM framework to take full control of the application development lifecycle process.
www.borland.com

Link sobre .NET: http://www.borland.com/dotnet/
:wink:

Criado 16 de outubro de 2004
Ultima resposta 25 de out. de 2004
Respostas 16
Participantes 7