Tecnologias em Portais Terra, UOL, Folha On-line, Superig, etc

12 respostas
Fabricio_Cozer_Marti

Pessoal,

me veio a curiosidade, qual a tecnologia que vocês acham que os grandes portais do Brasil utilizam ? Java ? .Net ? Ou outra ?

12 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Por que você acha que eles usam apenas uma tecnologia?

plentz

No Terra, muitaaaaa coisa é feita com Java+JSP+JDBC puro mesmo - inclusive grande parte dos sistemas administrativos também. Tem também muita coisa sendo feita em .Net.

No Uol, sei que tem alguma coisa de Java. Louds?

Mas uma coisa é meio que geral. Não existe uma tecnologia única.

Fabricio_Cozer_Marti

Bom, provavelmente não existe uma única tecnologia. Eu comentei com alguém já que achava que seria diversas linguagens, plataformas, etc… empregando o conceito de Portlets, e tendo um midleware pra interoperar essas tecnologias. Mas enfim, acho que o Louds não pode dizer … hehehe :lol: Então acho que alguma ponta de uma determinada tecnologia deve prevalecer sob as outras.

O que acho provável é que eles possuam um baita gerenciador de conteúdo, um produto próprio deles, desenvolvido em que ? Java será ?

Daniel_Quirino_Olive

Gerenciador de conteúdo mais popular nestes portais: http://www.vignette.com/contentmanagement/0,2097,1-1-1928-4149-1966-4150,00.html

J

Uma grande parte do mercado editorial usa o gerenciador de conteúdo Vingette que é desenvolvido em Java (BEA OEM).

Ironlynx

Um amigo trabalhava na globo.com, e lá a demanda por java era muito alta(eles pagavam até cursos na Infnet na época para os estagiários!).

louds

Eu posso dizer o que é informação pública.

O uol usa Java e C, isso dá pra saber de qualquer chamada de emprego que fazemos. Aplicação web na sua enorme maioria é Java.

O webmail do Uol e do Terra é uma m**** dum cgi e**** chamado xandmail. No site deles vc pode ver que ambos portais figuram como clientes. http://www.xandmail.com

O Terra tem desenvolvido muito com .NET, principalmente os novos projetos deles, como o Sonora e o Gaia.

[editado] Tirei os termos técnicos m**** e e***** para não ofender os leitores.

louds

O globo comunidades usa uma versão modificada do jforum.

F

Olá,

Pelo que sei no Terra a parte do portal de noticias é gerado html com um sistema feito em C/C+.

]['s

neofito

Seguindo esse conceito, nos sistemas internos o IG usa uma parte em php (credo, me desculpem) e outra em java. E há partes em perl também, mas são coisas bem específicas.

C

Portais da Globo.com que usam java: Video Chat, GameCenter (extinto), Ringtones, Globolog, Cartola FC. Se ñ me engano, todos usam o Vignette.

Fabricio_Cozer_Marti

É o Vignette está presente na maioria dos grandes portais mesmo.
Nokia,
HP,
US Postal Services,
Athens 2004 Olimpic Games,

Usiminas

O Terra tenho 99.9% de certeza que usa. Olha os links, segue o mesmo padrão que os sites que usam vignette tem. Que tem vírgulas no final, como se tivesse separando informações na url:
ex.: do terra
…/interna/0,OI81306-EI856,00.html

ex.: globo.com
…/ESP/Noticia/0,AA1266640-4283,00.html

o do Uol e folhaonline não tem esse padrão, acho que não deve usar o vignette.

No site deles tem até uma lista: http://www.vignette.com/contentmanagement/0,2097,1-1-31-1665-2131-4715,00.html

Mas não aparece alguns que citei, deve ser por sigilo, sei lá.

Será que eles disponibilizam algum trial ?

Criado 5 de setembro de 2006
Ultima resposta 9 de set. de 2006
Respostas 12
Participantes 9