Pessoal, eu não estou muito atento as tecnologias existentes em java, até porque, estou trabalhando com outras linguagens a um bom tempo. Mas gostaria de saber que tecnologias os programadores em java possuem para criação de jogos multiplayer, online e jogados no browser. Existe algo além dos applets?
Estou dando uma pesquisada e comparando flash com java e gostaria de também ter a opinião de vocês.
Aqui existem dois jogos que conheço, um desenvolvido em cada linguagem:
Java: www.runescape.com
Flash: http://br.337.com/game.php?gamename=ddt
O runescape foi feito em java applet certo?
Fico no aguardo.
Obrigado desde já.
Java applet e JavaFX. Outra possibilidade é usar um FrontEnd em qualquer outra coisa e um servidor em Java.
D
DaniloM
Eu não conheço muito, mas Java Web Start não seria uma tecnologia que funcionaria na web também? Como realmente funciona o JWS?
Eu olhei alguns artigos na internet sobre rodar Java FX como applets e como JWS, qual o melhor segundo vocês? Ou melhor, como cada um funciona?
Abraço
ViniGodoy
Sim. Na verdade, até o applet roda hoje sobre Java web start. A diferença é que você poderia disparar a aplicação separadamente também, como fiz com o Particles ou como o Mark fez com o Tower Defense.
Agora, eu acho o tempo de carga do Java, principalmente para aplicações maiores, muito penoso. Não tem uma carga suave, como o player da Unity3D.
D
DaniloM
Nesses dois exemplos foi usado java web start? E é necessário esperar baixar toda a aplicação para começar a jogar ou ele baixa apenas um pedaço? E se fossem feitos em applets, qual a diferença? Poderia daí ser carregado apenas uma parte?
ViniGodoy
Sim. Nesses dois foi. Com o java web start, é possível até abrir a aplicação em full screen, como nesse exemplo.
Não haveria muita diferença com o applet. Ele só rodaria numa janela dentro do navegador. E ficaria um pouco mais lento, já que vc não consegue usar o vídeo em modo exclusivo.
D
DaniloM
mas como eu faria para carregar apenas partes do jogo? Por exemplo:
Num jogo multiplayer, se um usuario loga dentro de um castelo, só preciso carregar os gráficos e classes que controlam este castelo. Tanto com applet quanto com java web start é possível carregar apenas partes? E tem como carregar o JWS sem aparecer aquela janelinha de download?
ViniGodoy
É possível sim, mas isso não é automático. Você terá que fazer certinho seu gerenciamento de cena.
A Unity3D faz isso automaticamente. E eu provavelmente irei acrescentar algo assim para o projeto Alegria também.
Agora, exatamente como faz eu ainda não sei. Nunca precisei trabalhar com isso.
D
DaniloM
ViniGodoy, muito obrigado. As minhas dúvidas foram completamente respondidas.
Se quiserem fechar o tópico, fiquem a vontade.
ViniGodoy
Não existe isso de “fechar o tópico”.
D
DaniloM
Fexar o tópico seria como torná-lo fixo, para evitar mensagens desnecessárias e ressucitação do tópico futuramente… =D