Técnologias para apresentação/interface

Olá galera!

Cheguei a um ponto onde considero que domino bem as técnologias que uso no meu dia-a-dia, entre elas Spring Framework e JPA.
Um ponto que acho que estou “pecando” ultimamente é na parte de criação de interfaces. Ainda estou no velho JSP+CSS+Javascript.
Também domino muito bem essas ultimas, mas não é por isso que pretendo usar elas até o fim (parece um pouco dramatico, não).

Bem, chegando ao ponto, gostaria de saber quais boas técnologias para criação de interfaces vocês me aconselham a utilizar? De preferencia que se integre legal com o Spring framework.

Grato

Existem, ao meu ver, duas vertentes, Web 2.0 (RIA) e as “padrões” (não sei o nome exato, mas são as que se baseam em requisição por página).

Para Web 2.0 você pode usar ferramentas completas como GWT, ou implementar sua interface usando alguma biblioteca Javascript, como prototype, jquery, ext-js, yahoo web ui, entre outras, e implementar o lado servidor com Servlets puro ou com qualquer tecnologia que desejar (inclusive Spring MVC)

Para as “padrões”, tem JSF, Struts (já é bem antigo), entre outras.

Observação: existem bibliotecas RIA que se baseiam em JSF, como IceFaces e RichFaces, ambas ótimas escolhas, mas minha preferência para Web 2.0 é o GWT sem dúvida.

flex

JSF e GWT eu conheço no teoria. Mas na pratica mesmo, o que vale a pena? qual é “facil” e produtivo.

Flex eu acho legal mas é tenso ter que aprender uma nova linguagem de programação e comprar licenças das ferramentas entre outros…

creio que vc esteja a procura de frameworks que te auxiliem no desenvovlimento da view, de uma olhadinha no velocity, freemaker e tiles e etc…

quanto para componentizaçao e interface com o cliente pode dar uma olhada no extjs por exemplo

abrassssss

A situação vai definir a melhor ferramenta, o ideal é ter conhecimento prático das duas vertentes.

Entre as que você citou, eu conheço mais GWT. Cheguei até a criar um componente para integrar o RPC do GWT com spring.

JSF… eu só ouvi falar. Numca vi uma alma usando na minha frente.

Gosto muito do ExtJS. O “problema” é que é GPL.
Gosto do Flex tbm. Tomei coragem e estou montando um tutorial de Flex no meu blog. Tem vários disponíveis, mas se te interessar pode dar uma olhada http://davidbuzatto.wordpress.com/2010/07/30/flex-e-java-parte-1-configurando-o-netbeans/

O SDK do Flex é gratuito. Vc pode baixar a versão trial Flash Builder, aprender o básico e a partir dai usar apenas o SDK.

[]´s

Usei MUITO o ExtJS na ferramenta que desenvolvi durante o mestrado.
Se quiser dar uma olhada, o link é esse aqui: http://lia.dc.ufscar.br/cognitorweb
Não é um produto final, mas já quebra um galhão para quem precisa montar material didático eletrônico.

[]´s

ExtJs eu tambem ja conheço ^^ hehe
Ja usei tambem em um projeto.

Acho o Ext ótimo na verdade. Mas eu queria fugir de jsp + javascript.