Bom pessoal o que vocês poderia me sugerir para desenvolver um projeto de pequeno porte.
Um sistema de poucas classes, onde tem por função principal ler uma base de dados de um outro sistema, e gerar relatórios bem completos e Mais algumas coisinhas simples Tendo em vista que sou iniciante em J2EE, o que vocês poderão contribuir para solução do meu problema ?
PS : não pode ser em ruby ou em qualquer outra linguagem precisa necessariamente ser em JAVA.
Tecnologias para um projeto pequeno em JAVA
9 Respostas
Web?
Eu faria com o mentawai!
Simples, rapido, facil.
Hibernate com Annotations.
E os relatórios com o Birt ou com o Jasper.
VELO
Se web, VRaptor consegue ser mais simples ainda…
Vale a pena…
O quão pequeno estamos tratando?
Projeto de + ou - 100 classes , onde preciso gerar relatórios ,gráficos e mais umas coisinhas que ainda não foi definida. A equipe e composta de 3 pessoas, uma que vai cuidar só da parte de analise de Sistema, e eu e mais um vamos fica com a parte de analise e desenvolvimento, nada muito complexo. Hoje vamos fazer a analise do sistema e precisava definir as tecnologias envolvidas no projeto. O que vocês pensão que seria mais apropriado ? poderia citar todas as tecnologias que precisaria para fazer um projeto deste porte ?
Não opinião de vocês mesmo o que vocês usaria. Tendo em vista que sou iniciante em J2EE, praticidade e rapidez de desenvolvimento.
PS : sim sou estagiário hehehe
Para parte de Web: JSF ou Vraptor2 ( depende da sua pressa e paciência )
Para parte de Desktop: Swing ( se tiver óbvio )
Para parte de Trabalho com o DB: Hibernate com Annotations ( serve muito bem sem ter que se preocupar muito com SQL )
Para parte de Relatórios: Jasperreports ( apesar que vais pastar um pouco para usar )
Para parte de gráficos: JfreeChart ( a coisa mais legal dentre eles )
Se tiver que trabalhar com Xml: XStream com XPP3
Indexação: Lucene
…
Tem tanta coisa para colocar, mas nada em J2EE e sim usando muita coisa do J2SE.
Até!
btw, resumindo vó pastar muito para aprender tudo isso
mais estou com muita vontade de aprender e fazer tudo que for necessário, pois gosto muito de java e também sou brasileiro e não desisto nunca kkkk, a e sem esquecer que tenho o GUJ para me ajudar também hehehehe 
obrigado pessoal pela ajuda ;), novos comentários, sugestões , serão muito bem vindas
vocês pensão que esse projeto deve ser voltado para WEB mesmo ou o que seria melhor ?
Depende das “necessidades” que o projeto terá, em muitos casos um sistema desktop acabo sendo mais “prático”, o web tem suas vantagens, é questão de avaliar o seu contexto ai pra aplicação.
Se fosse pelo lado pessoal, eu falaria pra fazer em swing rsrs
Aí filho é com a sua necessidade. Fazer ou não em Web vem da sua vontade e necessidade.
Sobre a dificuldade dos assuntos, o mais chato de se aprender aí é o JasperReports e talvez o Lucene, o resto é bem simples e rápido de aprender. Se já não tiver pego, baixe as apostilas da Caelum que ali tem bastante informação compilada que ajuda.
Até!
Obrigado
,obrigado mesmo pela ajuda pessoal 
to estudando a apostila da caelum Muito boa mesmo 
Já estou ate enriquecendo o porquinho para ir a são paulo fazer um curso já que aqui em Belo Horizonte não tem.
…