Olá Gente,
Tenho um certo conhecimento em liguagem Java (básico) e estou muito interessado na tecnologia JSP. Possuo na minha máquina o Container Tomcat rodando ao lado do Apache Server (no w2k).
Comecei a estudar JSP e até consigo fazer algumas coisas, porém acho que é muito difícil não ficar perdido em meio a tanta tecnologia.
Queria saber o que é realmente um FrameWork? Consigo trabalhar sem utilizá-lo? É que é o seguinte, eu sou do tipo que não gosta de pegar nada pronto, gosto de sentar na frente do bloco de notas e começar do zero minhas aplicações.
Quais são os prós e contras?
Certo da ajuda de vocês, agradeço antecipadamente.
Volnei Granado Munhoz
[ Esta mensagem foi editada por: Volnei em 24-02-2003 18:31 ]
Tecnologias
4 Respostas
Oi Volnei,
Um framework é um "código pronto" em que você encaixa suas classes para ter seu produto final.
Você pode pegar um de terceiros, como o Struts, ou até mesmo criar o seu próprio framework.
Quando eu trabalhava com portlets, a nossa equipe mesmo fez um framework para trabalhar com eles, e aí nos diversos projetos utilizávamos o mesmo framework para criar a aplicação. No caso, era um framework relativamente simples, que consistia em uma classe principal de controller e mais algumas classes auxiliares para determinar o comportamento dos portlets em certas circustâncias.
Então, claro que você consegue trabalhar sem utilizá-lo, mas dada as limitações de tempo da maioria dos projetos, um framework pode ajudar muito o seu trabalho. Se você quer começar do zero e tem tempo, tudo bem, mas no caso aconselho que você comece do zero criando um framework se existir a possibilidade de você reutilizar a sua estrutura para futuros projetos.
Afinal, um dos grandes benefícios de O.O. é isso, a reusabilidade de código.
Olá,
sobre os prós e contras:
Prós: Reuso de código, garantia de estar usando algo testando e aprovado, aprendizado de novas tecnologias, evita "reinventar a roda", menor tempo de desenvolvimento.
Contras: Em alguns casos a curva de aprendizado é lenta. Mas, na maioria dos casos isto não é verdade e o tempo levado para dominar a tecnologia é bem menor do que reinventá-la.
Ok gente,
Mais será que alguem poderia me dar uma informação menos superficial, tipo como usar na prática um framework, onde aplicá-lo, se existe um framework específico para cada tarefa, qual o trabalho de um framework, oque deve ser implementado para a construção do meu próprio framework??
Volnei
Olá!!
Vamos definir framework:
"Um framework consiste em uma arquitetura concreta reutilizável que provê estruturas genéricas para uma família de softwares. Um framework pode ser adaptado para atender várias necessidades dentro de um determinado domínio. Ele não constitui uma aplicação completa, visto que não tem toda a funcionalidade específica da aplicação. Esta pode ser construída, adicionando funcionalidades a um ou mais frameworks, através do mecanismo de heranças e de instanciações dos seus componentes."
Resumindo, um framework é um conjunto de classes que te auxiliam a realizar determinada tarefa. Por exemplo, vc pode implementar um framework para trabalhar com banco de dados emulando um resultSet e implementando funções de inserção e remoção. Vc pode também criar um framework para trabalho com Gráficos 3d. Existe uma infinidade de circunstâncias onde se pode criar e utilizar um framework.
Até