Tecnólogo ou Bacharelado

É um tópico de opinião de inicio.

Resumo:
Atualmente sou formanda em ADS pela UNIP (2017) e trabalho, como: Analista de Suporte.
Tenho uma proposta de bolsa parcial (50%) no curso de sistemas de informação na Faculdade Impacta.

Minha base de estudos até esse momento: HTML, CSS, SCRUM, XML, CSS, JS, PL/SQL e SQL.

Deveria aceitar essa bolsa ou continuar estudando online (Cursos Livres)?

Obs:
Confesso que estou em dúvida pela oportunidade de prestar um estágio (Nunca fiz) e reconhecimento da faculdade no mercado.

Com certeza você pode aprender programação e desenvolvimento de software no geral sem uma faculdade, mas muito infelizmente a maior parte do mercado exige curso superior pra pelo menos iniciar na área (principalmente estágios). Mas pelo menos tenho percebido que o curso em si nem importa muito, desde que seja da área de tecnologia da informação. Na minha empresa, por exemplo. tem desenvolvedores formados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnólogo), técnico em Informática, etc.

E eu posso te dizer por experiência própria que a maioria esmagadora do conhecimento que você vai precisar adquirir pro trabalho vai ser coisas que você vai aprender sozinha em casa ou no dia-a-dia do trabalho. A faculdade vai ter pouco impacto direto no seu conhecimento técnico.

Então, resumindo, acho que valeria a pena fazer o curso por causa da exigência do mercado, mas as habilidades técnicas você vai aprender fora do curso, infelizmente.

3 curtidas

Se é formanda em ADS já poderia ter procurado estágio, não precisando fazer outra graduação.

Oi, @TLS. Bem vindo(a) ao GUJ.

Em minha opinião, não vale a pena fazer duas faculdades na mesma área. Veja bem: Você já é formada em ADS. Ganhou uma bolsa de 50% em SI. Mesmo que você pague, que seja, 400 reais por mês, é um dinheiro que você poderia investir em uma pós-graduação, seja ela especialização ou mestrado.

Você pode se especializar em Sistemas da Informação, por exemplo. Então, ao invés de crescer sua base acadêmica horizontalmente, cresce verticalmente. Isso falando apenas academicamente, é claro.

Pensando no ramo prático, é muito mais vantajoso você estudar online (na Alura, por exemplo). Os cursos são objetivos e não vão ficar enrolando você para aprender algo básico. Sem contar que você pode aprender tudo no conforto da sua casa, e isso é fantástico.

Sem sombra de dúvidas, seria interessante para vosso aprendizado um estágio. Veja bem, em sete meses de estágio, aprendi coisas que mal veria na faculdade. Para mim (e isso representa apenas a minha opinião), graduação serve apenas para diploma. Ou teoria, mas só. Prática se adquire botando a mão na massa - seja estagiando, trabalhando, contribuindo para projetos open-source…

Esses são meus dois centavos sobre esse assunto. Dedique-se a aprender da maneira que der. A bolsa, para a faculdade, é interessante pois é dinheiro entrando de qualquer forma. Sem contar que como você já é graduada, pode pular algumas matérias. Eu afirmo novamente: Se existe necessidade acadêmica, entre em pós-graduação. Se não, siga para o mercado de trabalho.

[]'s

1 curtida

A única desvantagem que eu vejo em ADS é não poder participar de alguns concursos públicos que exigem cursos de bacharelado com maior carga horária.

1 curtida

E é exatamente por isso que uma pós-graduação pode suprir suas necessidades.

[]'s

1 curtida

Falou tudo, se vermos bem o que academicamente aprendemos na faculdade não supre o que o mercado pede, boa parte dos professores passam só os conceitos e te ensinam a engatinhar, toda ferramenta que surge no mercado hoje em dia a gente não vai ver sendo passada na faculdade, eu iria de tecnólogo.
Tudo que aprendermos será absorvido estudando por fora e se dedicando bastante.

1 curtida

Termine o curso de Bacharel e quem sabe um Master antes de focar em cursinhos. Pense na possibilidade de trabalhar fora do pais, por exemplo Estados Unidos. Pessoas com Bacharel e Master tem melhores chances de conseguir um visto.

Eu concordo com praticamente tudo o que o pessoal postou aqui, se você ja tem uma faculdade de TI feita, você não precisa fazer outra para começar a trabalhar com dev, o que você precisa é de alguns cursos para te dar um conhecimento mais elevado em determinado assunto.

Se eu fosse você, compraria uns cursos da uDemy por 20 reais e ficaria estudando eles, quando você ve que consegue fazer um CRUD bacana, faz e tira print

Na entrevista de emprego você mostra as prints, essa é uma boa maneira de conseguir o primeiro emprego como dev :+1:

Eu acho que para você seria bom fazer um curso de Angular ou React para aprimorar o seu front-end

https://www.udemy.com/react-redux-pt/

https://www.udemy.com/angular-pt/

1 curtida