Tecnólogo vs Bacharel

16 respostas
S

Olá, Galera.

Eu sou novo aqui neste site, e já quero começar com uma pergunta que vem me atormentando.
Eu gostaria de saber se na opinião de vocês, levando se em consideração o meu caso, qual seria a melhor opção para se fazer:

• Fazer uma Faculdade Particular, que na qual não é muito bem vista no mercado, e me formar em 4 anos, em BACHAREL, em sistemas de informação.( A faculdade que eu me refiro é a FIO de OURINHOS (SP))
    OU
  • Fazer uma faculdade que já é bem vista no mercado, (pelo menos melhor que a outra opção), e me formar em 3 anos, mas o problema é esse, me formar dae como TECNÓLOGO, em análise e desenvolvimento de sistemas. ( A faculdade que eu me refiro é a FATEC de OURINHOS)
    Por favor Pessoal me ajuda ae…
    Abração, e feliz ano novo pra vocês.

16 Respostas

AlexandreGama

Fala @siber!

Na verdade é uma pergunta muito complexa e você vai encontrar várias opiniões pessoais. Creio que não exista a fórmula mágica, bala de prata, etc
para este tipo de pergunta. Diversos excelentes programadores que conheço sequer se formaram. Outros excelentes chegaram a fazer pós e mestrado.

Infelizmente ainda existe um certo preconceito do mercado em relação as boas faculdades, faculdades ruin, etc. Sou da USP e nem por isso sou melhor
que alguem de alguma UNI(com todo respeito, claro!) mas infelizmente o mercado ainda faz alguma separação.

Enfim, acho que seria mais fácil vocẽ procurar algumas discussões em alguns blogs mas de qualquer forma você não encontrará a resposta certa.
Antes de vc fazer este tipo de pergunta, voce pode tentar entender onde você quer chegar, o que voce quer fazer, resolver, realizar, etc e somente
depois disso definir uma estratégia. Só se resolve um problema quando se tem um certo: :wink:

Recomendo este excelente post de um fera da comunidade:

Abraços!

D

Cara, na UFMG aqui nao tem Sistemas de Informacao noturno nem Ciencia da Computacao, dessa forma fui fazer SI na PUC-MG, sendo o unico curso de TI noturno que me permitia me manter no meu emprego.

Eu tinha a opcao de fazer Engenharia da Computacao anoite na UNA, ou ate fazer Ciencia da Computacao na FUMEC, mas nao fui.

Porque? Pre-conceito?

Nao, eu simplismente fui em 3 aulas em cada uma das universidades em periodos distintos e fiz minha escolha… AHHH mas Engenheiro e Cientista tem patente maior…

Tudo bem, mas estou a procura de conteudo, nao de patente.

att.

ViniGodoy

Dentre essas opções, se eu iria de tecnologo.

InsaneChess

Cara, minha opnião é a seguinte.
FAZ A PO?%@ DO BACHARELADO.

Depois você tenta pública ou junta uma grana pra fazer pós-graduação ou mestrado no Mackenzie etc…

O importante é que com o bacharelado vc poderá continuar seguindo carreira para se tornar mestre, doutor etc.

E não interessa se o técnologo é publico ou não.
Basta você tirar uma certificação internacional que tem mais peso do que qualquer nome de faculdade. (Isso é óbvio)
Pelo menos nas últimas 2 empresas que trabalhei, eu tinha minha vaga garantida por quê sabia trabalhar e tinha certificação…
Diferente do pessoal da USP etc, que estudou tanto física, química matemática etc…que esqueceram de aprender a programar e tirar certificações.

Essa era a visão dos meus gerentes.

Fica a dica.
Se tem condições e tempo para fazer o Bacharelado, faça.
Depois mais pra frente você compensa com certificações internacionais e Mestrado…(Ficará a frente de qualquer tecnólogo)

AlexandreGama

@InsaneChess Estudou na USP? Acho legal vc falar com essa propriedade caso tenha estudado lá :wink:

A opção do Bacharelado é interessante, assim como a de tecnólogo tb. Não existe receita mágica. Simples assim.

Até mais!

ViniGodoy

Ué, e por que ele não poderia tirar certificações internacionais e mestrado, sendo ele tecnologo?
Atualmente, um tecnologo pode seguir na carreira acadêmica tanto quanto um Bacharel. E, que eu saiba, nenhuma certificação exige sequer formação superior.

Se a faculdade que ele tirar o Bacharelado não tiver boa reputação, pode ser até pior numa entrevista de mestrado ou emprego do que ter a formação de tecnologo.

Também conheço muitas empresas que já descobriram que profissional com certificação != profissional com qualidade.
Eu mesmo dificilmente olho as certificações quando contrato.

M

Concordo com o Vini, se na sua região a faculdade do tecnologo é melhor valorizada, vai por ela. Essa escolha de pesos varia muito entre regiões e empresas. E mais pra frente você pode ser certificar também, nada impede.

Onde moro o curso de tecnólogo tem o mesmo valor de mercado que um bacharelado e certificações também são valorizadas. Mas faculdades ruins tem muita empresa que evita candidatos até pra chamar pra entrevista, salvo se tenha algum conhecido que confirme que o cara é excessão.

leonardobhbr

Bom dia amigo.

Ja tive nos dois mundos fiz 2 anos e meio de bacharelado mudei pra tecnologo e fiz mais 2 anos e meio.

Minha opnião pessoal é a seguinte se voce ja trabalha na area algum tempo faça tecnologo, agora se voce tiver começando aconselho bacharelado.

Eu mudei pra tecnologo por isso ja trabalho na area desde 2000

Flavio_Almeida

Um das formas objetivas de responder esta pergunta é você realizar uma pesquisa nas empresas em que você gostaria de trabalhar e saber o peso que cada título tem (se tiver algum).

Para isto, você terá trabalho (“no pain, no gain”), mas valerá a pena, porque você obterá essa informação em primeira mão. Um caminho razoável é você enviar este tipo de pergunta para o RH das empresas que você escolher e esperar uma resposta.

Quando maior o número de empresas melhor, porque, como os colegas já disseram, isso varia muito de empresa para empresa.

Boa sorte!

maior_abandonado

eu iria pela fatec, e você ja deu os dois motivos… primeiro por que ela é mais bem vista (alias em qualquer lugar de sp que você for o nome fatec será conhecido, o nome fio de ourinhos não), o segundo é por que você se forma mais cedo, terá uma chance então melhor de entrar para o mercado de trabalho mais cedo, se for o caso pode aproveitar esse tempo extra e dinheiro para certificações/pós ou alguma outra coisa.

D

Se nao quiser assistir aulas nas respectivas universidades, basta ver a colocao dos cursos no ENADE.

Eu vou por qualidade.

AlexandreGama

O tecnólogo na Fatec é uma ótima opção sim.

@dertyu765 Não acredito mto que a qualidade está relacionada com os resultados do Enade. Pode até ser um dos possíveis critérios de escolha,
mesmo assim não gosto muito da idéia.

@Flavio Almeida
Varia muito de empresa pra empresa mesmo. Conheci algumas que quase nem olhavam se o cara fez faculdade ou não. Pediam coisas como conta do Github,
Twitter técnico se tiver, Blog Técnico se tiver, comunidades que participa, projetos Open Source…

Só um detalhe: Ainda tem empresas que contratam programadores somente pelo RH, o que ainda é triste já que o RH muitas vezes não tem noção do que está
fazendo…

fredferrao

Tanto Bacharelado quanto Tecnólogo são considerados niveis superiores pelo MEC, porém a única coisa que as vezes me chateia, sendo eu tecnólogo, é o fato de alguns concursos públicos especificarem que tem que ser bacharelado, porém para resolver uma parte disto, fui la e fiz uma pós.
Se voce visa o mercado privado, eu iria de tecnólogo tambem.

albertodvm

AlexandreGama:
O tecnólogo na Fatec é uma ótima opção sim.

Varia muito de empresa pra empresa mesmo. Conheci algumas que quase nem olhavam se o cara fez faculdade ou não. Pediam coisas como conta do Github,
Twitter técnico se tiver, Blog Técnico se tiver, comunidades que participa, projetos Open Source…

Só um detalhe: Ainda tem empresas que contratam programadores somente pelo RH, o que ainda é triste já que o RH muitas vezes não tem noção do que está
fazendo…

Bom dia AlexandreGrama,

Eu acho que mesmo o profissional tendo uma formação em qualquer que seja a faculdade sendo bacharel ou tecnologo…
As empresas que contratam tem é que valorizanrem a nossa area, pois quem faz a facul lá, seja 4 ou 3 anos… está pagando caro por isso…

É claro que tudo isso que você disse deve sim levar em conta…

Eu fiz Técnologo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas…
Acho que foi um curso exelente, para iniciar e ter uma formação…

Mais essa é minha opnião…

AlexandreGama

Sim @albertodvm não descarto a formação. O Post do Akita é para reflexão mesmo = )

A questão que coloquei foi que muitas empresas não olham pra isso como em outras áreas. Como o Vini comentou, conheço empresas
que sequer ligam para certificações. Isso é realmente de empresa para empresa e é só um dos pontos a se pensar ; )

Abraços!

getAdicted

siber:
Olá, Galera.

Eu sou novo aqui neste site, e já quero começar com uma pergunta que vem me atormentando.
Eu gostaria de saber se na opinião de vocês, levando se em consideração o meu caso, qual seria a melhor opção para se fazer:

• Fazer uma Faculdade Particular, que na qual não é muito bem vista no mercado, e me formar em 4 anos, em BACHAREL, em sistemas de informação.( A faculdade que eu me refiro é a FIO de OURINHOS (SP))
    OU
  • Fazer uma faculdade que já é bem vista no mercado, (pelo menos melhor que a outra opção), e me formar em 3 anos, mas o problema é esse, me formar dae como TECNÓLOGO, em análise e desenvolvimento de sistemas. ( A faculdade que eu me refiro é a FATEC de OURINHOS)
    Por favor Pessoal me ajuda ae…
    Abração, e feliz ano novo pra vocês.

Bom dia,

Eu faço Bacharel pela FATEC, no meu campús, eu soh via bons mestres e professores que migravam, de vez em quando, do campús de ourinhos.

Mesmo sendo um curso de Técnologo, além do título eh claro, vai do graduando se interessar e começar a correr atráz das coisas por conta própria, independentemente da instituição.

Eu, no seu lugar, solteiro, sem filhos, soh com o bichinho de estimação, tentaria a FATEC-Ourinhos, sem dúvida.

[]'s

Criado 1 de janeiro de 2012
Ultima resposta 2 de jan. de 2012
Respostas 16
Participantes 12