Pessoal estou finalizando meu projeto, mas tenho que criar uma tela acesso ao sistema com senhas, cadastradas no bd mysql, alguém poderia me da uma dica como farei isso ??
projeto o q? web, desktop?
voce pode criar um tela tal como a do teu sistema (JFrame por exemplo), onde voce solicita pro cara digita a senha e usuario… digitados ambos tu pesquisa no banco de dados se existe algum usuario com aquela senha e login… se sim entao manda carregar sua aplicaçao tal como faz hoje, se nao de uma mensagem de erro e mantenha na tela de login… mantenha as senhas no banco criptografadas …
para cadastrar novos usuarios e senhas tu vai te q cria algo na sua aplicaçao, por exemplo uma tela especifica para mecher com os dados dos usuários (terá que cuidar para que um nao altere as informaçoes dos outros, essas coisas)… voce tambem pode definir uma senha tipo de admin ou root …
enfim, a ideia é ± isso, voce quer dica pra algo mais especifico??
[]´s
o projeto e para desktop, já fiz no sistema uma tela pra cadastro de usuários com senhas criptrografadas, dai eu defino a tela de acesso como a principal, chamando o form de menus do sistema caso a senha e login sejam verdadeiras é isso ? né ? tem algum código ai nesse sentido ?
isso mesmo, a sua tela de login sera a principal, é ela que o seu metodo main deve abrir e caso a senha e login sejam verdadeiros entao voce abre o seu form com os menus do sistema e o resto das funcionalidades…
qual a sua duvida especifica na parte de codificaçao nessa parte??
por passos vc tem q:
solicitar login e senha em uma tela para o usuario (essa tela sera a chamada no metodo main da aplicaçao);
verificar se o login e senha dele existem no banco (verificar por exemplo com um botao que quando pressionado faz essa verificaçao) (nesse ponto voce tem que ver se precisar criptografar o que o cara digitou para comparar no banco ou se vai “descriptogrofar” o que tah no banco pra compara, isso depende do tipo de ccriptografia que voce escolheu/ usou);se a verificaçao for falsa entao voce pode por exemplo dar uma mensagem de login incorreto e nao fazer mais nada (permanece a tela de login aberta);
se a verificaçao for verdadeira entao voce abre o seu form principal com os menus do sistema (como fazer isso?? voce pode por exemplo ver o que seu metodo main faz hoje e colocar em um metodo seu, tipo um initSystem() que é chamado apenas se login e senha forem verdadeiros);
usuario logado na aplicaçao e na tela inicial…
tem algo especifico nessas etapas que voce esta com dificuldade de codificaçao??
vai pedindo ae detalhando qual o problema e dificuldade…
[]´s
Voce usa algum framework de persistencia?
existem alguns frameworks de persistencia… ou mesmo apis…
que fazem a regra de login/autenticação da aplicação.