Tela Login

Bom dia, fiz um sistema de gerenciar documentos para faculdade, queria saber como eu faço para fazer um login antes de abrir a primeira tela do sistema.

ai preciso dos dados do login para salvar na ultima tela onde eu salvo os documentos, porque na hora de salvar no banco o documento queria salvar o login para saber quem salvou o documento.

Cria uma tela de autenticação para que o cliente se identifique. Com o evento do botão, verifica no banco as informações. Caso esteja tudo certo, chama a tela inicial do sistema. Lembre-se de usar criptografia e tratamento de inputs e outputs, se quiser fazer um trabalho bem feito :stuck_out_tongue:

Espero ter ajudado! Abraço!

no banco de dados, como eu colocaria o login e senha? seriam Campos em Varchar? e na tela eu usaria um JPasswordField? minha duvida é como eu pegaria o campo da senha digitado e colocaria no banco.

Usa uma chave criptografada e joga ela no banco. Dá uma olhada nessa Thread:

Sobre o campo, dá uma olhada aqui:

http://download.java.net/jdk7/archive/b123/docs/api/javax/swing/JPasswordField.html

e onde eu arrumo esses algoritmos para criptografar a senha

Sem querer ser chato, mas vc chegou a ver a Thread lá? Tem até dizendo onde encontrar um exemplo. Dá uma pesquisada, brother!

Abraço!

vlw pela ajuda, mas eu li lá, o pessoal só falou nomes MD5, AES, eu to procurando no google, sobre elas, porque o que preciso é coisa simples mesmo, só para ter a tela de login no trabalho mesmo, nada muito complexo, mas queria colocar um criptografia, mas se eu nao der conta, vou deixar como campo de varchar no banco mesmo, vlw pela ajuda.