Amigos, sou novato no mundo do Java, programo a alguns anos em C e a algum tempo estou programando orientado a objetos, mas utilizando C++.
Resolvi migrar para o Java principalmente pela portabilidade dele, mas estou encontrando alguns problemas, principalmente na criação de um painel utilizando JPanel.
Alguém poderia me dar alguma dica?? Existe algum modo mais prático de se criar um painel com as seguintes proporções: 35x25 e tendo 4 botões dentro dele em duas colunas de dois botões cada?
Em primeiro lugar, eu acho que você tem que criar um JFrame e não um JPanel, depois disso você pode dar uma olhadinha nos Gerenciadores de Layout, para dibidir o Frame em duas colunas, inserindo neste Frame as instâncias dos seus objetos JButton…
public MeuFrame(){
super( "Meu frame" );
initComponents();
setSize( 500, 200 );// to chutando os valores;
show();
}
private void initComponents(){
GridBagLayout layout = new GridBagLayout();
JPanel panel = new JPanel( layout );
GridBagConstraints gbConstraints = new GridBagConstraints();
bnt1 = new JButton( "bnt1" );
gbConstraints.gridx = 0; gbConstraints.gridy = 0;
//bnt1.setPreferredSize( new Dimension( 50, 20 ) ) caso queria mudar o tamanho
layout.setConstraints( bnt1, gbConstraints );
panel.add( bnt1 );
bnt2 = new JButton( "bnt2" );
gbConstraints.gridx = 1; gbConstraints.gridy = 0;
layout.setConstraints( bnt2, gbConstraints );
panel.add( bnt2 );
...
só continuar a fazer isso
...
...
panel.setPreferredSize( new Dimension( 35, 35 ) );
setContentPane( panel );
}
}[/code]
Pode ta faltando alguma coisinha ae… mas olha na API para saber mais sobre:
:arrow: GridBagLayout( eh um layout como se fosse uma tabela x -> coluna, y -> linha… olha outros layouts tbm
:arrow: GridBagConstraints( é uma classe que te auxilia para configurar aonde seu componente vai ficar no GridBagLayout, se ele vai ficar centralizado, se ele pode ocupar mais de uma linha ou coluna bla bla ).