Tema para artigo científico em XP

Galera, preciso fazer um artigo científico como trabalho final de uma especialização em TI. Gostaria de falar sobre XP, mas estou sem idéias de que rumo seguir, não quero falar por falar pois isso tem muito material na net. Queria algo mais direcionado, “aplicando XP em ambiente XPTO” etc… sei lá, ± assim.

Alguém que trabalha/conhece XP teria alguma idéia pra passar?

Qualquer sugestão será bem vinda.

Um artigo científico é expor algo a uma situação e pesquisar seus resultados.
Pode fazer uma pesquisa com xp, e tirar uma base estatística das vantagens, e, onde elas podem ser melhor aplicadas.

Voce pode desenvolver uma rede neural, onde você passa os resultados da pesquisa, e ele te dá o aproveitamento do xp.

Olá, uma idéia seria fazer uma pesquisa sobre o XP em uma rede, por exemplo testar a segurança de uma rede usando o XP, suas principais vatagens e desvantagens e também uma comparação com rede usando Linux…

Olá,

Esse link com certeza irá te ajudar:

http://www.improveit.com.br/xp

Abraços.

Fabio Nascimento

[quote=bsatrianim]Olá, uma idéia seria fazer uma pesquisa sobre o XP em uma rede, por exemplo testar a segurança de uma rede usando o XP, suas principais vatagens e desvantagens e também uma comparação com rede usando Linux…
[/quote]

hauHAUhauHAUha
gostei da idéia

[quote=clone_zealot][quote=bsatrianim]Olá, uma idéia seria fazer uma pesquisa sobre o XP em uma rede, por exemplo testar a segurança de uma rede usando o XP, suas principais vatagens e desvantagens e também uma comparação com rede usando Linux…
[/quote]

hauHAUhauHAUha
gostei da idéia[/quote]

acho que ele se perdeu um pouco.

Obriga pelas sugestões pessoal.

[quote=fabio.nascimento]Olá,

Esse link com certeza irá te ajudar:

http://www.improveit.com.br/xp

Abraços.

Fabio Nascimento[/quote]
Obrigada, Fabio.
Pois é, já li esse material várias vezes, inclusive comprei e li o livro do Vinícius Teles. Até que o conhecimento digamos que eu tenha, só estou sem idéia em o que aplicar, sobre um tema pra fazer o artigo.

[quote=carol_programadora]Obriga pelas sugestões pessoal.

[quote=fabio.nascimento]Olá,

Esse link com certeza irá te ajudar:

http://www.improveit.com.br/xp

Abraços.

Fabio Nascimento[/quote]
Obrigada, Fabio.
Pois é, já li esse material várias vezes, inclusive comprei e li o livro do Vinícius Teles. Até que o conhecimento digamos que eu tenha, só estou sem idéia em o que aplicar, sobre um tema pra fazer o artigo.[/quote]

Carol, como assim o tema? O tema é desenvolver algum projeto de software. Uma caracteristica do XP é preferir equipes com poucas pessoas. Neste caso ja que vc é uma programadora eu sugiro por as mãos na massa vc mesma ao inves de falar de projetos que nao participou. Defina um projeto simples a ser desenvolvido em pequenas iterações usando algumas das práticas conforme achar adequado. Aplicar XP não significa usar todas elas mas sim escolher criteriosamente o que usar caso a caso.

[quote=mochuara][quote=carol_programadora]Obriga pelas sugestões pessoal.

[quote=fabio.nascimento]Olá,

Esse link com certeza irá te ajudar:

http://www.improveit.com.br/xp

Abraços.

Fabio Nascimento[/quote]
Obrigada, Fabio.
Pois é, já li esse material várias vezes, inclusive comprei e li o livro do Vinícius Teles. Até que o conhecimento digamos que eu tenha, só estou sem idéia em o que aplicar, sobre um tema pra fazer o artigo.[/quote]

Carol, como assim o tema? O tema é desenvolver algum projeto de software. Uma caracteristica do XP é preferir equipes com poucas pessoas. Neste caso ja que vc é uma programadora eu sugiro por as mãos na massa vc mesma ao inves de falar de projetos que nao participou. Defina um projeto simples a ser desenvolvido em pequenas iterações usando algumas das práticas conforme achar adequado. Aplicar XP não significa usar todas elas mas sim escolher criteriosamente o que usar caso a caso.[/quote]

Acho que não entendeu, não irei desenvolver um sitema usando XP, isso eu fiz na gradução, estou começando a pensar no artigo científico que é o trabalho final da minha especialização, o que pedi aqui foi sugestões de temas para aplicar num Artigo, tenho conhecimento de XP até profundo e trabalhdo com isso a tempos, só estou buscando um tema pra desenvolver uma pesquisa interessante e não apenas mais artigo do que é o XP.
Por exemplo, o juliocbq deu a sugestão dele na segunda resposta aqui desse post, só estou pedindo sugestões de um artigo usando XP.

Continuo sem saber como indicar um bom"tema". Se estiver falando em desenvolver algum aspecto do xp ou alguma pratica específica meu ponto caso não tenha ficado claro no post anterior é basear na analise das experiências pessoais. O único motivo pra não ter nehum tema em vista é não ter experiência suficiente. Se não for o caso talvez precise relatar um pouca da sua própria experiência pra gente.

Faz um trabalho sobre processamento de imagens, ou algo que requeira inteligência artificial. Esse tipo de tema sempre é bem aceito em federais, e rende mestrado.

Essa do XP em rede foi sensacional, haha.

Carol, pq vc não procura e entra em contato com empresas que usem XP e veja se eles não tem alguma estatística para comparar o quanto eles ganharam aplicando XP com relação a outra metodogia (caso eles tenham migrado de outra). E tb levantar quais foram as maiores dificuldades. Não conheço nenhum trabalho q tenha levantado dados reais sobre isso no mercado brasileiro. Seria interessante e útil.