Bom, estou com bastante duvida em escolher um tema para minha monografia… tenho 1 ano e meio ainda para fazê-la… mas ja quero (e preciso) começar agora, para que não tenha problemas no proximos períodos na faculdade.
Alem de gostar bastante de Java, eu trabalho com isso… então quase inevitavelmente minha area pra um possivel tema na monografia sera mesmo Java…
Mas estou enfrentando algumas duvidas… queria um trabalho bom, para que possa levar ele alem da graduação… mas como java ta mto evidente, existem varias monografias (na minha faculdade mesmo) sobre varios topicos do Java, algumas até da minha turma que vão defender a monografia junto comigo. Este é mais um problema… eu não queria fazer algo repetido (é logico).
Sempre admirei a area de computação gráfica, mas nunca tive oportunidade de aprender… Então um das minhas primeiras ideias para monografia, foi juntar essas 2 areas de meu interesse (java e computação gráfica) e fazer algo sobre Java3D.
Conversando com um professor meu, ele me deu a ideia de fazer um trabalho de pesquisa comparando o Java3D com o JOGL, e fazer implementações para compração de perfomance, e coisas do tipo…
De inicio gosteibastante da ideia… um tema que todos fogem(pelo menos na minha faculdade), e um assunto ainda sem nenhum trabalho (na minha faculdade).
Mas depois parei pra pensar no futuro… será que eu conseguiria levar um tema desses alem-graduação? Mestrado? Doutorado?
Será que essa area vai me dar futuro? Ou será que vai ser um simples trabalho de graduação, que vou fazer e depois por na gaveta?
Estas são algumas das minhas duvidas… eu tenho uma area escolhida para o meu tema (Java)… mas nao sei qual o topico especifico que vou me aprofundar… oque esta em evidencia… as novidades… oque tem mais futuro… ???
Queria umas dicas da comunidade… voces que ja tem mais experiencia na area 8)
Estou aberto a qualquer sugestao… hehehe