Tema projeto pesquisa

11 respostas
M

Boa Tarde.

Irei participar do processo de seleção de Mestrado e uma das coisas solicitadas é um pré-projeto de pesquisa, agora chegeui em dois temas e mas não sei por onde ir, qual vocês acham mais promissor ?

• computação em nuvens no processo de ensino
  • policy enforcement (aplicação de policas em serviços)

Se alguém tiver alguma outra ideia de foco nos temas será muito bem vinda…

Muito obrigado;
madujr

11 Respostas

UMC

achei legal o tema!!!
Boa sorte ae
vlw

C

achei legal o tema!!!
Boa sorte ae
vlw

concordo, mto interessante mesmo!

romarcio

computação em nuvens é a onda entre os professores de mestrado. Pode acreditar, investe nesse projeto.

C

ah, não se esqueça de postar seus resultados aqui no fórum pra gente, sei q será daqui uns dois ou três anos, mas manda pra galera =D

Abraços

kaique

Melhor, cria um blog e vai postando tudo de interessante que você for adicionando na sua pesquisa…:slight_smile:

[]'s.

ViniGodoy

Ambos os temas são ótimos. Agora, tenha cuidado na preparação do seu pré-projeto, pois o mestrado já busca criar algo de inovador. Geralmente, o ideal é começar estudando artigos e material já disponível na área, e tentar propor uma evolução de alguma coisa já existente. Claro que se você for brilhante o suficiente para ver uma evolução de paradigma 100% inovadora, onde ninguém mais viu, é uma boa oportunidade de descreve-la também. Mas, geralmente, só uma evolução de algo existente já é mais do que suficiente (e igualmente válido).

Em todo caso, o seu mestrado se basearia em validar essa nova técnica. Por isso, você deve também pensar em como essa validação seria feita. E delinear isso no seu pré-projeto. E, claro, se ao final do seu projeto você chegar a conclusão que sua idéia brilhante não presta, documente tudo, prove o porque, e você poderá tirar uma nota igualmente alta no seu mestrado.

Lembre-se: diferente de um trabalho acadêmico de faculdade, um mestrado busca criar inovação. Por isso, só faculdades muito fracas aprovariam um estudante que só descreveu o uso de uma tecnologia, ou discorreu sobre como um tema, mesmo que interessante, é usado hoje em dia.

D

Aproveitando o forum tenho uma pergunta. Todos as instituições de mestrado (unicamp, usp …) exigem este pré-projeto?

ViniGodoy

Nem todas. Aqui no Paraná algumas instituições não exigem.

D

obrigado Vini.

tenho intenção de fazer pos no inpe. olhei no site deles ontem e parece que eles exigem também, além disso incentivam a participação no poscomp

A propósito, computação em nuvem no processo de ensino parece ser um tema interessante.

M

Fala Pessoal …

Mais uma duvida pensado como tema “computação em nuvens no processo de ensino” o que você acham que poderia ser meu produto, que ira gerar este estudo um projeto de implantação de computação em nuvens na eduação ou exemplos de apliações e apostilas exemplificando o uso de computação em nuvens na edução?

Muito Obrigado;

UMC

Fala Pessoal …

Mais uma duvida pensado como tema “computação em nuvens no processo de ensino” o que você acham que poderia ser meu produto, que ira gerar este estudo um projeto de implantação de computação em nuvens na eduação ou exemplos de apliações e apostilas exemplificando o uso de computação em nuvens na edução?

Muito Obrigado;

Se puder fazer os dois!!!
é ótimo!
vlw

Criado 21 de dezembro de 2009
Ultima resposta 30 de dez. de 2009
Respostas 11
Participantes 7