Tema TCC BD Geográfico

Bom dia Pessoal,

Vou começar a desenvolver meu TCC, gostaria de saber se alguém tem alguma idéia do que fazer na área de Banco de Dados Geográfico, mas dizer Banco de Dados Geográfico acredito que é muito genérico, gostaria de saber alguma idéia mas específica, derrepente algo que faça integração com o google maps, se alguém puder da uma luz aqui agradeço.

Vlws!

Banco de dados Geográfico é o sistema de armazenamento utilizado para dados georeferenciados. Normalmente é um banco de dados tradicional com o suporte adicional para armazenar feições (geometrias).

Alguns bancos de dados com esse tipo de suporte são:

Oracle Database (70% do mercado de armazenamento de dados espaciais em grandes empresas)
Microsoft SQL
IBM DB2
PostGIS (Open Source)

No entanto, para integrar com Google Maps você já está tratando de uma aplicação GIS e não de um simples banco de dados. Existem diversas ferramentas que podem oferecer esses recursos, a maioria pagas. O Google oferece um serviço de armazenamento de dados georeferenciados (ainda em fase beta) que chama Fusion tables, que pode ser facilmente integrado com o Google Maps v3. Eu não utilizaria isso em um projeto corporativo mas para sua necessidade de TCC pode ser interessante. Além de se tratar de uma plataforma que tende a crescer no futuro.

Era isso que queria dizer mesmo J.E.Z, falar sobre BD Geográfico e desenvolver uma aplicação que possa integrar com google maps.
Se eu desejo integrar com google maps, então a plicação tem que ser web mesmo, correto??

VLW pela resposta, achei que ninguém fosse responder essa… :slight_smile:

Sim a aplicação tem que ser Web.

Eu recomendo muito utilizar Fusion Tables para armazenar seus dados:
http://www.googlelabs.com/show_details?app_key=agtnbGFiczIwLXd3d3ITCxIMTGFic0FwcE1vZGVsGK0pDA

e Google Maps v3:

90% será desenvolvido em JavaScript.

Vale reforçar, essa metodologia é muito boa para o TCC e não para o corporativo, mas se a área te interessa esse conhecimento é fundamental.

Fala cara,

não sei lhe interessa, mas no tempo de faculdade fiz uma monografia cujo tema era mineração de dados em BD Geográfico. A monografia não entra em mérito de implementação destes sistemas mas sim na apresentação de conceitos e estudos de casos. Caso queira utilizá-lo como base para algo me avise que procuro o artigo e lhe envio por email.

[]'s

Olá rafachies,

Quando conseguir e puder me enviar, será muito bom ler esse material…

Meu e-mail: jo.gpereira@hotmail.com

Agradeço!!