Temas para TCC - Aviso aos navegantes

ola, estou no 3.o ano de Ciencia da Computação, adoro programação e de uns tempos pra ca estava pensando em fazer um TCC relacionado a paralelismo ( usar o maximo possivel dos PCs multi-cores) mas ainda não tenho idéias do que posso fazer a respeito desse assunto

Qualquer opnião é bem vinda

Googlando achei os seguintes links:

http://www.inf.ufpr.br/wagner/pp2007/index.html (tem biografias de referências)
http://www.brasileirosnoexterior.com/?q=Computação_paralela
http://www.livronet.com.br/produtos/codigo/301734/

E você poderia verificar paralelismo utilizando máquinas virtuais.
Criar alguma coisa desse tipo, já que hoje temos acesso a máquinas com mais de um núcleo, sei lá, não sou muito bom de idéias.

[quote=Dcesar]ola, estou no 3.o ano de Ciencia da Computação, adoro programação e de uns tempos pra ca estava pensando em fazer um TCC relacionado a paralelismo ( usar o maximo possivel dos PCs multi-cores) mas ainda não tenho idéias do que posso fazer a respeito desse assunto

Qualquer opnião é bem vinda[/quote]

Comece aprendendo a linguagem Erlang :slight_smile:

Bom estou fazendo um simples Técnico em Informática mas também tem Trabalho de conclusão pensei em fazer um jogo em 2d algo bem simples. mas depois fiquei pensando (em modo geral tanto para Técnico quanto para Graduação) se realmente é vale a pena fazer jogo como TCC um jogo. Apesar de ser o que eu gosto não sei se vai ser útil não sei se vai ser bem visto e também achei bastante complexo me senti meio perdido quando sentei pra da uma estudada no assunto

Gostaria de saber de vocês o que acham de fazer jogos como tcc? e aproveita e pedi fonte de estudo de jogos em java.

:-o

Abraços Rafael.

Estou no 7º período de Sistemas de Informação.
Ainda estou fazendo o meu e desenvolvendo idéias junto com o professor, mas baseia-se em desenvolver uma política de segurança. Quando tiver mais coisas concretas posto. :wink:

ola, faço o curso Ciencia da Computação, gosto muito programação em delphi e internet e estou precisando de um tema para iniciar o meu tcc.

Sugestões:

  1. Reconhecimento de face
  2. Robótica
  3. Simuladores
  4. Computação aplicada ao ensino

Espero ter ajudado

[]'s

o fantomas voce tem alguma sigestão sobre internet

Internet eu sugeriria algo relativo a sistemas grid aplicado a web. Eu simplesmente sou viciado em grid computing.

apresento o meu tcc amanha…

estou na Faculdade Editora Nacional (FAENAC) em são caetano do sul…

o tema do meu tcc é “O funcionamento dos compiladores”

de quebra eu apresentarei um pequeno compilador, tomando como base um ja existente de código aberto, presente em uma das referencias bibliograficas…

alterei umas partes como o analisador léxico e parte do verificador de tipos (uma das partes do semântico), dei uma melhoradinha em umas partes da tabela de simbolos em relação a parte usada pelo gerador de código e vo apresenta…

quarta feira eu volto aqui e falo se passei…

só pra constar… eu comecei querendo construir um software que gerasse compiladores, com uma interface grafica, fasse facil… dai pesquisando descobri que existem os compiladores de compiladores, vi q nao ta dando tempo… e no final aproveitei muito de um compilador ja existente para propor um novo compilador q aceita código em portugues estruturado… masi ta valendo…

bom o compilador de compiladores provavelmente vai fica pro mestrado mesmo… porém pretendo cria-lo mais completo do q os atuais…

compilador de compilador… putz cada doidera que inventão…

Pessoal… eu quero fazer um tema de tcc utilizando as tecnologias EJB3 e JBoss Seam, com hibernate…

vcs sabem algo de interessante que eu possa estar abordando??

valeu!!

eu jah decidi meu tema de TCC…
Inteligencia Artificial em jogos eletronicos…

vai se basear em um “simulador”… tipo The Sims…
soh q utilizando redes neurais entre outras coisas…
o diferencial eh q o “Habitante” vai sobreviver sozinho… e aprender a se virar de acordo com oq vc ensinar…

jah foi aprovado na pré-banca… sem nenhuma critica… (incluindo a ser o unico projeto q nao recebeu critica =P)

vou usar a engine jME… www.jmonkeyengine.com
e tenho 6 meses pra terminar…

fiz algumas coisas…
uma delas foi implementar o algoritmo A*… (o mesmo q usa o sistema de GPS para localização de rotas)…

abaixo segue o programa em anexo…
o programa não eh o TCC, foi apenas um programa q usei pra demonstrar o algoritmo q vou desenvolver no simulador
eh apenas umas das tecnicas q vou implementar nele…

qualquer duvida ou vontade de conhecer mais a fundo o meu TCC…
entre em contato por MP… ou MSN… (q esta no programa)

interesante seu app de rotas… vc usa o algoritimo de caminho minimo do dijkestra la?

coloca os sources pra baixar tbm…

bom… os sources ainda nao posso postar… jah q vai estar no TCC…
soh em dezembro posso liberar a fonte heheh

o algoritmo eu usei como base de um livro de inteligencia artificial…
nao lembro o nome exato… preciso ver qdo chegar em casa…
mas ele tem 900 paginas… e capa verde

hum… isso me cheira NORVIG hehehe

ehh lembrei… esse mesmo

soh q eu usei a primeira edição do livro dele…

aqui tem a segunda
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=223050&ST=CW166575

Eu ainda estou no terceiro semestre de sistemas de informação, mais gostaria de me interar bem sobre isto para não deixar para em cima da hora…alguma coisa relacionada a parte educacional, será que um projeto seria aceito como TCC?..exemplo fazer um estudo do uso de linux em instituições de ensino ?

bom… eu nao sou professor universitario para dizer ao certo…

mas oq os meus professores da banca pedem é o seguinte…

  • Objetivo
  • Funcionalidade

primeiro eh ter em mente exatamente oq vc ker fazer…
e segundo o motivo de fazer isso… pra q serve?? qual a utilidade??
apenas “estudo” sobre tal assunto, nao creio q seja muito agradavel ainda mais com foco em educação… e nao tecnologia…
isso tem cara de Pedagogia… sei lah uaheuahe (zueira)

agora se vc mudar o tema… e fizer um estudo relacionado ao proprio linux… vc teria uma chance bem maior de ser “aceito”

pelo menos eh como eu vejo q funciona na minha faculdade…
faço Engenharia de Computação…