Temos o A, o B, o C, o C++ e agora o D!

7 respostas
O

Navegando por pela net vi um ranking das linguagens mais utilizadas no mês de novembro vi uma coisa que me chamou a atenção, uma linguagem em ascenção que se chama D ! E era o que eu imaginava, o verdadeiro sucessor do velho de guerra C++.

Primeiramente fiquei impressionado com a quantidade de coisas que a linguagem implementava, veja aqui uma comparação entre D, C, C++, Java e C#. Tem coisas realmente muito interessantes como string ser um tipo primitivo da linguagem, trabalhar com arrays é muito mais fácil e os arrays podem ser redimensionados sem serem uma “collection”. Entre inúmeras outras coisas interessantes. Outra coisa que me impressionou é que já existe um gerador de iterface gráfica sendo desenvolvido.

Aqui está o link pra um resuminho na Wikipedia em português.

E aqui está o site do desenvolvedor da linguagem.

Essa linguagem é muito parecida com java, tem tudo o que é necessário em uma linguagem moderna como coletor de lixo, porém é compilada.

Eu gostaria de ver o que vcs tem a dizer sobre essa linguagem.

7 Respostas

Grinvon

Eu conheco a linguagem a pouco mais de três anos, é bem interessante.

faq

Oi onolox,

Porque essa característica chamou tanto a sua atenção? Entre ter strings, ints, chars, etc como tipos primitivos e te-los como tipos complexos fico com a segunda opção. A primeira implica uma linguagem baseada em OO.

De qualquer modo a sua opnião é bem vinda.

Inté!

Kknd

Pela tabela parece ser uma linguagem muito potente. Por que será que não pegou??

rodrigopmatias

c++ tem coletor de lixo acho que desde 1999 faz parte da padronização ANSI/ISO só não é automático.

tb tem uma biblioteca que faz esta coleta acho que chama gc.

O

Não é que a linguagem não “pegou”, é que ela é recente, começou em 1999, ainda está em fase de criação.

O que acontece é que ela ESTÁ pegando.

E sobre o que eu achei tão bom na string não ser uma biblioteca aqui está a resposta.

peczenyj

ela pode ser scriptada !!!

Proteu_Alcebidiano

Vi na época de faculdade, gostei das caracteristicas dela. Mas certamente a tua resposta é que uma boa linguagem também tem que ter uma boa API.

Não sei como está a linguagem D nesse assunto, mas é uns dos motivos de muitas linguagens nascerem e morrerem sem nem termos conhecimento dela.

t+

Criado 8 de novembro de 2006
Ultima resposta 9 de nov. de 2006
Respostas 7
Participantes 7