Olá,
eu gostaria de saber se na nova versão do NetBeans 5.5 existe uma possibilidade de se usar estilos de Templates, como ocorre no VS.NET 2005 (conceito de Master Page), ou o melhor caminho é usar include?
Obs: Estou desenvolvendo um sistema de gerenciador de conteúdo, estilo Portal e não queria ficar criando várias telas, queria uma referência a este.
mas se existe um melhor caminho, pf, aceito ajuda!
Abs.
Valeu mesmo,
vou dar uma lida sim com certeza.
Mas jairelton vc acha mesmo isso a melhor forma de se trabalhar com templates?
Ou ainda existe uma outra forma? Como o Struts?
Abs.
Struts eh um framework da parte C (Controller) do padrão MVC, o que acontece eh q vc utiliza o Tiles para os templates quando vc esta usando o Struts, mas isso é opcional…
Certo, então primeiramente eu tenho que instalar e aprender a usar o Struts pois ainda não to nesse nível, pois to no nível de Servlets, JSP e VisualWeb com TagLibs.
E como posso usar o Struts nesse caso do Tiles?
Poderia me explicar como eu usaria no meu projeto?
Obrigado!
Abs.
primeiro, vc teria q fazer um levantamento e ver se realmente a sua opção é o Struts, ele ainda é o framework mais utilizado do mercado, mas outras opções são bem vistas tb…WebWork, Mentawai, Struts2, etc…
se a sua opção for o Struts, o ideal é vc ler bastante um material de apoio e ver exemplos antes de sair utilizando…
mas o raciocinio, pra vc q trabalha com servlets é assim…ao inves de Servlets, vc terá Action, a forma mais simples é ter uma Action para cada ação do seu sistema, exemplo, CadastrarClienteAction, ou então AlterarCadastroAction, e assim vai…vc vai mapear essas Actions atraves de um arquivo chamado struts-congif.xml, isso eh soh o começo, bem começo mesmo…
vamos a parte do Tiles, seria algo assim, vc cria um layout basico para o seu site, tipo, topo, menu, corpo e rodape, depois para cada uma das suas ações do sistema, vc cria um outro layout q extende a esse seu basico, reescrevendo só o corpo, por exemplo.
a ideia basica eh essa, mas vai atras de material e exemplos…
flw
Beleza, valeu mesmo pela dica, estou vendo já como funciona o Struts e já estou esboçando um modelo p eu implementa-lo.
Abs.