Templates no NetBeans 5.5

Olá,

eu gostaria de saber se na nova versão do NetBeans 5.5 existe uma possibilidade de se usar estilos de Templates, como ocorre no VS.NET 2005 (conceito de Master Page), ou o melhor caminho é usar include?

Obs: Estou desenvolvendo um sistema de gerenciador de conteúdo, estilo Portal e não queria ficar criando várias telas, queria uma referência a este.

mas se existe um melhor caminho, pf, aceito ajuda!

Abs.

Dê uma olhada nesses frameworks:

http://www.opensymphony.com/sitemesh/

http://velocity.apache.org/

Valeu mesmo,
vou dar uma lida sim com certeza.

Mas jairelton vc acha mesmo isso a melhor forma de se trabalhar com templates?

Ou ainda existe uma outra forma? Como o Struts?

Abs.

Struts eh um framework da parte C (Controller) do padrão MVC, o que acontece eh q vc utiliza o Tiles para os templates quando vc esta usando o Struts, mas isso é opcional…

Certo, então primeiramente eu tenho que instalar e aprender a usar o Struts pois ainda não to nesse nível, pois to no nível de Servlets, JSP e VisualWeb com TagLibs.

E como posso usar o Struts nesse caso do Tiles?

Poderia me explicar como eu usaria no meu projeto?

Obrigado!

Abs.

primeiro, vc teria q fazer um levantamento e ver se realmente a sua opção é o Struts, ele ainda é o framework mais utilizado do mercado, mas outras opções são bem vistas tb…WebWork, Mentawai, Struts2, etc…

se a sua opção for o Struts, o ideal é vc ler bastante um material de apoio e ver exemplos antes de sair utilizando…

mas o raciocinio, pra vc q trabalha com servlets é assim…ao inves de Servlets, vc terá Action, a forma mais simples é ter uma Action para cada ação do seu sistema, exemplo, CadastrarClienteAction, ou então AlterarCadastroAction, e assim vai…vc vai mapear essas Actions atraves de um arquivo chamado struts-congif.xml, isso eh soh o começo, bem começo mesmo…

vamos a parte do Tiles, seria algo assim, vc cria um layout basico para o seu site, tipo, topo, menu, corpo e rodape, depois para cada uma das suas ações do sistema, vc cria um outro layout q extende a esse seu basico, reescrevendo só o corpo, por exemplo.

a ideia basica eh essa, mas vai atras de material e exemplos…

flw

Beleza, valeu mesmo pela dica, estou vendo já como funciona o Struts e já estou esboçando um modelo p eu implementa-lo.

Abs.