Templates ou Modelos com JasperReports

Olá Pessoal,

Nunca havia trabalhaado com JasperReports antes, então creio que seja uma dúvida bem estúpida, mas lá vai:
Em meus relatórios, existe uma serie de informação que nunca mudam, como a posição do logo, o estilo do título, a posição do número de página, as fontes das tabelas, etc… Gostaria de saber se existe uma forma de inserir essas informações em um arquivo central, uma espécie de template, para que se um dia eu precisar modificar isso, não seja necessário modificar todos os relatórios.

pelo que conheço do jasper reports ele não dispõe de uma funcionalidade para criar a partir de um template pre-definido, tampouco o iReport. Voce pode criar um relatorio generico e definir as funcionalidades de cabecalho e rodape atraves de sub-relatorios que estejam incorporados neste relatorio generico.

toda vez que voce for precisar de um novo relatorio, eh so copiar um novo a partir deste para vc. o ganho ficara por conta das definicoes de comportamento e conteudo dos sub-relatorios associados.

agora analisando e aproveitando, o jasper/iReport, como esta o BIRT equivalente com estas situacoes?

O BIRT me parece muito bom, porém achei ruim o fato de não estar no repositorio oficial do maven (http://repo1.maven.org/maven2).
Ele possui recurso de templates.