Tempo de estudo para certificação

Esta pergunta vai para quem já tem a certificação de programador Java:

Quanto tempo vocês dedicaram aos estudos para a certificação?

De preferência, especifiquem em horas/semana, tempo total, e se possível até uma idéia de quanto tempo dedicaram para cada assunto da certificação.

Isso depende muito de pessoa a pessoa. Se a pessoa já conhece algo de OO já ajuda bastante. Se tiver um livro específico para certificacao, já ajuda bastante para nao ter que estudar o que estiver fora do escopo da prova. Em minha opiniao uns 3 meses, estudando umas 3 horas dias…

Realmente depende muito.

No meu caso, estou trabalhando com JAVA a mais de 1.5 ano, mais especificamente com servlets.

O tempo que dediquei foi 2 meses estudando 2h/semana um livro que passava as idéias básicas de JAVA (CORE JAVA 2 Fundamentos), alguns testes do modelo do exame de exemplo e discutir muito com meu amigo que também fez a mesma coisa.

Mas acho que o principal foi a experiência na ferramenta.

Uma boa dica é você comprar um ou dois livros específicos para a certificação e, depois que os livros chegarem (pode demorar um pouco…) comprar o voucher. A partir daí você têm 11 meses para prestar o exame, essa "contagem regressiva" (além da grana que você teve que desembolsar) ajuda você a se dedicar e se esforçar mais neste período.

E quais seriam esse livros para a certificação ??? Quais os mais indicados ? :-]

Eu recomendo o:

Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 Study Guide (Exam 310-035 & 310-027)

da Kathy Sierra

Veja o link:

http://www.bookpool.com/.x/e69nab6yh1/sm/0072226846