Tempo e conhecimentos java

13 respostas
Luiz_Renan_Arantes

Ops …o so novo ai no guj e queria sabe quanto tempo leva ± para aprende bem as estruturas e tudo em java??..
ah e tbm pra ser um profissional de alto nivel dentro da programação java, o que precisa ter maior conhecimento dentro do java?? exemplo(não to afirmando) decorar codigos e tals…

resumindo: Conserteza não se decora codigos, mas então como vou proceder diante de tantos codigos?

flw…abraço ae

13 Respostas

T

Cara, perguntinha difícil… primeiro, nunca conheci ng que soubese TUDO de java. eu particularmente acho humanamente impossível… Mas dedique muuuuito tempo em estudos e desenvolvimento. Primeiramente, vc precisa saber a plataforma e a linguagem muito bem, depois pode ampliar seus horizontes… o maior mercado é o JEE (WEB) e um dos mais promissores para os próximos anos é o de JME.

espero ter dado uma luz.

luistiagos

uns 30 anos no minimo…

LPJava

isso tudo? pq?

Luiz_Renan_Arantes

O meu…nao exagera muuuitoo…bom nem sei, ta mi assutendo ae!
ahAhAhAh

peerless

isso tudo? pq?

Ele quer conhecer tudo … eu diria uns 45 … com um pouco de ironia…

LPJava

huau que viaje minha eu pensei que ele falou de 30 anos o mercado para JME… uhauhauha!! aprender tudo acho que uns 50 anos vc ta matando ai uns 5% de conhecimento do tudo… mas tirando a bricadeira… eu mesmo levei uma media de 10 meses para entender os conceitos de OO, e saber o por que de cada coisa… e quando usar… tipo, a diferença de ter uma interface e ou classe, quando usar… e saber o por que… entao levou minimo 10 meses me dedicando umas 3 horas de seg a sexta por ai… e nao trabalho com java… tb demora mais… mais pegue um bom livro e mande ver… ou faz um curso… esqueça isso de tempo… e talz. .va estudando aprendendo… qdo vc ver ja ta aprendendo um basico do basico… :smiley: mais aprender tudo nunca…

marcos.junqueira

Cara, aprender tudo é foda… eh muita coisa…
Acho q seria melhor se vc se especializasse em determinada área (JavaSE, JavaEE ou JavaME).

Veja meu exemplo.
Comecei com java com programas de linha de comando uns 2 meses
Ai fui pra interface gráfica uns 4 meses
depois fui pra web com jsp e servlets 4 meses
celular 4 meses
webservices 8 meses
voltei pra jsp e servlets por 3 meses
voltei pra JavaSE + voip por 4 meses
Voltei a trabalhar com web com jsf por 4 meses
mexi com uma especificação jsr168 (portlets se não me engano) por 3 meses
e hoje to mexendo com jsf denovo…

O foda é vc nunca vai saber tudo, quando eu voltei de a trabalhar com javaSe levei uma surra danada, tinha esquecido muita coisa e tive q ralar um pouquinho pra lembrar…

O segredo é não querer saber de tudo, mas sim querer experimentar de tudo…
Vixi… soltei uma frase bonita… :roll:

vanzella

Na boa gurizada, sem sacanagem.
Luiz Renan Arantes, vai depender do seu nivel de conhecimento atual, para programar em Java não é só aprender a sintaxe da linguagem, voce precisa saber outras coisas antes, como: Orientação a Objeto, Arquitetura, camadas em fim os padrões de projeto, entre outras mais, se tiver um bom dominio disso, acredito que em um ano voce estara produzindo bem.

Ironlynx

Exatamente.A API do Java é enorme, são muitas features,frameworks, dicas a serem sacadas, e pode crer que nem o Gosling chega perto de saber tudo.

Luiz Renan Arantes
Se vc já saca alguma coisa de Algoritmos, dê uma lida na JLS(Java Language Specification), e treine, ou seja codifique, bastante!!!
Só assim a linguagem ficará “viva” na sua mente e o seu conhecimento persistirá.

Luiz_Renan_Arantes

entao nao tem como sabe tudo sobre java. blz… agora to consciente disso,
vo mi dedica bastante…a medida do possivel :wink:

botei fé ai no forum. muita gente de responsa msm

abraços

sergiotaborda

Luiz Renan Arantes:
Ops …o so novo ai no guj e queria sabe quanto tempo leva ±, se eu mi dedica bastante, quanto tempo pra eu aprende bem as estruturas e tudo em java??..
ah e tbm pra ser um profissional de alto nivel dentro da programação java, oq precisa ter maior conhecimento dentro do java?? exemplo: decorar codigos e tals…

flw…abraço ae

A resposta à sua pergunta é: a sua pergunta não faz sentido.
Não pelo português estranho que vc usa, mas porque:

1. ninguem decora codigos
    2)“tudo” são coisas demais

Resumindo, a sua pergunta parece feita por alguem que não sabe o que quer perguntar. Talvez vc podesse ser mais especifico…

ViniGodoy

Luiz Renan Arantes:
Ops …o so novo ai no guj e queria sabe quanto tempo leva ± para aprende bem as estruturas e tudo em java??..
ah e tbm pra ser um profissional de alto nivel dentro da programação java, o que precisa ter maior conhecimento dentro do java?? exemplo(não to afirmando) decorar codigos e tals…

resumindo: Conserteza não se decora codigos, mas então como vou proceder diante de tantos codigos?

flw…abraço ae

Ok, ele não sabe perguntar pq não conhece a linguagem. Mas daí ao pessoal não saber ler a pergunta e ficar insistindo no “tudo”?

Olha, o tempo necessário para formar um bom programador vai depender de três fatores: A área que você vai atuar, sua dedicação e o seu brilhantismo.

Mas, até onde eu li, é meio que aceito que esse tempo gire, para um profissional graduado, em torno de 5 anos de profissão na área que você deseja atuar. É o que você vai ver várias empresas (inclusive americanas) requisitando. Isso, para um programador produtivo normal, não o júnior.

A graduação é importante, porque um bom programador não sabe só Java, mas também tem bons conhecimentos das estruturas de dados, bancos de dados, tem pelo menos boas noções de projeto e conhecimentos específicos para área onde se especializou (por exemplo, um bom programador de aplicações gráficas vai saber muito sobre otimização e matemática - enquanto um bom programador web vai conhecer frameworks e padrões J2EE). Ela também serve como um atestado de que você estudou, assim como as certificações.

Agora, pelo que se vê nos curriculos por aí, consideram expert pessoas com 6 ou mais anos (não é incomum pedir 8) e geralmente sendo pelo menos 4 numa tecnologia específica. Por exemplo, você ter 9 anos de estrada nas costas, mas 4 deles trabalhando só com Swing, poderia ser um requisito para um programador dito experiente em Swing.

Um grande mestre como James Gosling, por exemplo, já é bem mais difícil se formar. Creio que hoje seja uma mistura de brilhantismo, dedicação, gosto pela coisa, anos de experiência e, em menor escala, sorte. Geralmente pessoas assim são contratadas por um trabalho que tenha ficado famoso e renomado para área. Coisas envolvendo muita pesquisa (portanto um provável doutorado) e/ou um livro de peso publicado.

Agora, um adendo antes que comecem os posts: É óbvio que isso aqui são linhas gerais. Algumas pessoas levam mais, outras menos tempo. Outras fazem a graduação “nas coxas” e saem da facul sem saber nada. Tem ainda aqueles que não fazem graduação nenhuma e se dão bem. Mas acho que como regra geral, esse “guideline” é bastante adequado.

JMan

O que saber… aqui tem algumas coisas

http://www.guj.com.br/posts/list/65391.java

Criado 27 de julho de 2007
Ultima resposta 27 de jul. de 2007
Respostas 13
Participantes 11