Tempo médio para adaptação em projeto

Sei que existem muitas variáveis, experiência do programador, complexidade do projeto…
Mais gostariam que os amigos programadores postassem experiências de adaptação em novos projetos, para termos noção de tempo, complexidade…
Acho o post valido para sabermos como esta sendo nosso rendimento e passar segurança.

[quote=Flavio machine]Sei que existem muitas variáveis, experiência do programador, complexidade do projeto…
Mais gostariam que os amigos programadores postassem experiências de adaptação em novos projetos, para termos noção de tempo, complexidade…
Acho o post valido para sabermos como esta sendo nosso rendimento e passar segurança.
[/quote]

Como voce mesmo disse, ha muitas variaveis. Desde documentacao de regras de negocio, codigo bem escrito, experiencia do programador, experiencia da equipe que ja trabalha no sistema, complexidade do projeto e etc…

Em projetos “normais” (esses tipos de aplicacoes mais comuns, que o conhecimento dos frameworks padroes do mercado ja bastam), um bom programador em duas ou tres semanas ja vai conseguir ser produtivo. Agora dominio sobre o sistema realmente leva bem mais tempo.

troquei de emprego a 5 dias, trabahei 3 anos para uma dessas empresas startup do mercado, basicamente com JavaSE e JavaEE, trabalhei muito com xml e manipulação de arquivos e diversos bancos de dados, agora quando cheguei na nova empresa, tem sido me passado tarefas simples, mas que no momento me parecem complexas, e só depois que concluo com mais tempo do que o normal, as vezes por dificuldade de acesso a a informação e até mesmo por falta de documentação e varios outros fatores, sinceramente nos 5 dias me pareço estranho e até frustrado, pergunto aos mais experiêntes se é assim mesmo que aocntece, e que daqui umas 2 semanas vou estar produzindo normal denovo ?

Ixi meu ja faz dois anos que entrei na empresa, mas no começo foi um sofrimento. Demorei um mês para me acostumar, acho a pior coisa que tem é a personalização de projetos, explicando melhor quando os programadores desenvolvem projetos muitos característicos.

Isso tudo depende da complexidade do projeto. Vamos dizer que seja um projeto com as ferramentas padroes de mercado, ai vai depender da qualidade do codigo escrito, quanto melhor o codigo mais rapido voce entende e mais rapido se torna produtivo. Mas quando voce tem experiencia com as ferramentas usadas no projeto e PRINCIPALMENTE em desenvolvimento de software basta voce ler o que o codigo e faz, achar as dependencias e fazer as mudancas.

Facil de falar, nao eh? Quanto mais simples o projeto, mais facil. Quanto mais experiente o programador, mais facil.

Duas semanas? Um mes? dois? Depende. Em pouco tempo voce ja vai conseguir se virar sozinho com a aplicacao.

Agora para voce ouvir uma solicitacao de funcionalidade e ja ter uma boa ideia de tudo onde precisa alterar só de cabeça, pode levar alguns anos.